Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

E por falar no morango aí embaixo

Cresce a importância do morango mencionado logo abaixo  quando se lê na mesma Viva Saúde de nº 100, que 43% dos idosos não reconhecem alguém que viram uma vez, conforme estudo do Journal of Neuroscience. Alega-se que as pessoas começam a ter perda de memória a partir dos 40. Haja morango pra rapaziada da terceira idade!

Valeu!
Abraço

Rony LIns

Você sabia?

Você sabia que a produção de morango atinge o auge no mês de agosto e que a fruta é rica em vitamina C, potássio, e possui uma substância chamada FISETINA, que melhora pra burro a nossa memória?
Ganha um livro de brinde do Blog quem definir melhor o que é Fisetina. Favor  não confundir com aspirina porque não se trata de remédio. Então, pra concluir, o negócio é comer morando de montão pra não esquecer aquele endereço, o número do telefone daquele amor encontrado de repente, ou mesmo onde foram deixados os livros que estávamos lendo de madrugada.  Assim, o negócio é comer morango, e, quem sabe, fazer teatro, porque a decoreba do texto já parece garantida bem antes do espetáculo estrear.

Valeu!
Abraço.

Rony Lins

Gordura bandida

Deu na edição especial de nº 100 da  revista Viva Saúde, e pela importância do tema, você deve ser informado aqui e agora, caríssimo leitor deste singelo Blog, sem maiores delongas, da matéria relativa ao seu bem mais precioso, qual seja, a sua saúde. Heróis não têm idade, o Blog já disse, mas devem ter saúde, sem qualquer sombra de dúvida, independentemente da idade que possuam. O assunto é gordura abdominal,  veneno silencioso que mata sem fazer escarcéu. Diz , então, a Viva Saúde:

" Gordura abdominal'' - a mais perigosa.
Ela não é bem-vinda em parte alguma do corpo, mas, quando se acumula ao redor da cintura, aumentam os riscos de doença do fígado, coração e diabetes."


E a revista elenca 10 dicas para que você evite os alimentos que contribuem para a formação da gordura abdominal.  Você deve tentar evitá-los, ou seja, não abusar deles, o que não sginifica que deve cortá-los implacavelmente da sua vida.
Olha só a listinha do que não faz bem pra sua cinturinha, e que, além do mais, pode alijar você do mercado da azaração:
1) alimentos com gordura trans
2) refrigerantes (um copo contém quatro colheres de sopa de açúcar)
3) bebidas alcoólicas (cuidados com as destiladas que aumentam demais a glicemia)
4) frituras de imersão, como batata frita e bife à milanesa
5) pizza  (a massa é feita com muita farinha refinada, de digestão rápida, o que provoca elevação acima do normal da glicemia)
6) macarrão (glicemia aumentada e cintura arredondada se não houver controle rigoroso na quantidade)
7) doces (gordura e glicemia juntas, arre égua!)
8) creme de leite (rico em gordura saturada, o que eleva o colesterol e se acumula na cintura)
9) gordura animal (bacon, carne vermelha, manteiga e queijos amarelos)
10) leite (formação de gases na hipótese de intolerância à lactose)


Eis aí o decálogo do sinal vermelho. Atenção, muita atenção se você deseja viver uma vida saudável e longe das doenças que matam brincando sem dó nem piedade. Além do mais, se você está no mercado paquerístico e tem projetos nesse sentido, é bem sabido  que uma protuberância abdominal ou mesmo uma cintura redonda demais já dificultam as coisas, e deixam você largado lá atrás, logo no início do páreo. Cuide-se irmão ou irmã, ame-se para amar melhor, e vida longa pra todo mundo. Um brinde com suco de uva de Bento Gonçalves! Tim tim!
Valeu!
Abraço
Rony Lins

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Culinária curiosa

Deu no Estado de São Paulo de hoje:

Fica em Madri o restaurante mais antigo do mundo, nascido em 1725 e resistente a todas as provações da face da terra, entre elas a guerra civil espanhola. A Casa Botín recebeu gente famosa durante a sua vida, sendo que Ernest Hemingway tinha uma mesa especial, reservada, no cantinho, não permitida pra nenhum outro cotovelo menos famoso buscar apoio por ali. Marcelo Mastroianni e Catherine Deneuve paqueraram e jantaram na Casa Botín, e se separaram um pouquinho depois, o que poderia jogar sobre a casa uma certa fama de pé frio.
Mas não foi o que aconteceu. A Casa continua firme e forte e seus proprietários gostam de contar, um pouco de história é sempre um molho apetecível, que no início o restaurante não podia servir comida aos fregueses, porque os  açougueiros e demais comerciantes da região ficavam com inveja da concorrência e afugentavam os clientes. Esses, então, pra evitar o mal entendido, traziam sua própria comida e compravam as bebidas no Botín,  começando , dessa forma uma história de glória e bom gosto.

Então, fica o convite geral: passando por Madri  dê uma chegadinha na Casa Botín, aquela que em 1725 já recebia o pessoal , e que atraiu muita gente famosa para suas mesas. Parabéns para os espanhóis que possuem o restaurante mais antigo do mundo!
Valeu!
Abraço
Rony Lins

Direito também é cultura

Tribunal de Justiça de São Paulo manda Ratinho e SBT pagarem R$ 150 mil a pastor.

Publicada ontem pela revista eletrônica Consultor Jurídico a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que confirmou a condenação do apresentador e do SBT ao pagamento de indenização por dano moral a um pastor e fundador da Igreja Acalanto - Ministério Outras Ovelhas.
O apresentador, ao divulgar imagens feitas com  câmera escondida, mostrando o culto, fez comentários ao vivo, jocosos e pouco dignos sobre os frequentadores do local. Entre outras coisas, Ratinho disse que a igreja  era de "viadinhos", de "viados" e referindo-se a outras sedes da congregação utilizou-se do termo "viadal", e não filial.
De acordo com o Tribunal, até os progrmas mais sensacionalistas  devem guardar o mínimo de respeito à dignidade da pessoa humana, pois a liberdade de imprensa não pode ser motivo e escudo para transgressões imotivadas  e injustificadas da Constituição Federal.
Não houve, dessa forma, para os Desembargadores que julgaram o recurso do apresentador e do SBT, o verdadeiro propósito de bem informar  o público, já que a chacota e o tratamento chulo preponderaram na reportagem.

Ainda cabe recurso, mas  reaparece aqui, como em todas as atividades na vida, o velho ditado: quem diz o que quer, ouve o que não quer, ou, às vezes, muitas vezes, perde uma boa chance de ficar calado.
Valeu!
Abraço
Rony Lins

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Da importância de ser cachorro

Leio na National Geographic de março de 2010 e não consigo guardar pra mim essa deliciosa e importante informação. Vejam vocês sobre a importância do cachorro em nossas vidas, seres humanos, às vezes, mal agradecidos:

"Durante centenas de milhares de anos, o sono dos seres humanos foi leve e conturbado" (não existia Rivotril, Stilnox e o esquimbau naquele tempo. )." Animais selvagens, predadores, grupos inimigos e ameaças de todo o tipo impediam qualuqer pessoa de dormir profundamente. Era preciso estar vigilante. Nossas noites começaram a ser tranquilas graças AO CACHORRO. A domesticação progressiva dos cães, com sua excepcional capacidade de detectar intrusos pelo ruído e pelo olfato, latindo e dando sinal nas proximidades do acampamento humano, foi uma enorme mudança na vida cotidiana. Comparável à descoberta do fogo".

É isso aí, gente. O melhor ansiolítico do mundo, o apaga neném e dorme bem que protegia os nossos tatatatarararavós se chamava Rex, ou quem sabe, Toby, ou Cacique, não dá pra saber de forma exata. Quem melhorou o sono da rapaziada naquela época foram os quatro patas simpáticos que hoje atendem pelo nome de cachorros. É, eles, os cachorros  melhoraram a qualidade do sono dos insones de épocas remotas. Cachorro é tudo de bom, mesmo, como diz a Pedigree. Até isso, ele fazia, meu Deus do Céu ! É , pegava o dono no colinho e embalava com a musiquinha da  época.... Lobo, lobo, lobo da cara preta, pega esse menino que tem medo de careta...O dia que sobrar uma graninha eu faço uma estátua pra esse  melhor amigo do homem. E do lado boto o dono roncando a sono solto, sabendo que está bem protegido.
Valeu
Abraço
Rony Lins

Anderson Silva

Não dá pra não falar ou comentar, ainda que de leve, sobre a atuação do lutador  brasileiro Anderson Silva, no último UFC 134, realizado na  Arena da Barra dda Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). É impressionante o diferencial do Anderson em relação à maioria esmagadora dos demais contendores. e não se fala aqui do número expressivo de vitórias do campeão, o que o deixaria, supostamente, num altar inatingível pelos demais lutadores.
Não é isso.
É a postura pessoal do homem lá dentro do Octógono na hora do pegar pra capar. A frieza, a tranquilidade de quem sabe o que faz e a hora cerrta em que deve fazer,o domínio mental da situação a impedir que o seu desmepenho descambe pra porrada sem muita técnica. O olhar direto sobre o adversário, a guarda baixa sugerindo uma superioridade que enerva e desarma qualquer um, a velocidade que ganha ritmo no momento adequado, o banho maria do primeiro assalto a sugerir uma falsa impressão ao oponente que o bicho não é tão papão assim. E o bicho, como se vê do segundo assalto em diante, é papão à beça. O cara é matemático, cientista, esforço cronometrado e calculado, uma máquina de lutar sem bater à esmo, sem pancadas atiradas ao vento num esforço perdido, o suor calculado por decilitro, não pode se cansar à toa, sem necessidade, os golpes entram como uma chave certa na fechadura correta da porta certinha do dono da casa.
Parabéns Anderson Silva, a competência humana deve ser semple aplaudida, porque o homem que se supera serve de exemplo aos demais, e torna-se um conduto de melhora para toda a sociedade.

E por falar em toda a sociedade,  o que tinha de mulher bonita presente na Arena para assistir à porrada de sábado a noite não está no gibi. A mulherada compareceu em massa e tal fato deixa no ar a pergunta: será que elas vão pelo combate mesmo, aquela troca de golpes que elas dizem, geralmente , que é um horror , uma violência sem sentido e coisa e tal, ou vão conferir os belos corpos definidos que se exibem no tablado?
Só uma pesquisa feita in loco e em tempo  real pra conseguir uma resposta sincera.
E por um último, um reparo, a bem da verdade. Tudo bem que o crescimento do UFC, do MMA, é reconhecível no mundo inteiro, o show é um espetáculo, luzes, música guerreira, bonés tirados da cabeça dos lutadores, mulheres gostosíssimas jogando os telefones pro alto, uma parafernália dos diabos, e todo mundo dizendo que o esporte chegou pra ficar e que logo logo desbanca o futebol e que o boxe já era.
Pera aí... O boxe ainda é o boxe, com todo o respeito. Uma boa luta por título mundial tem zilhões de expectadores pelo mundo inteiro. E a nobre arte tem um charme no ar, regras mais saudáveis, a nobreza de não permitir, por exemplo, que um lutador, no chão, seja golpeado de todo o lado, quando  já não reúne condições de se defender. No boxe, quem bate em lutdor caído perde ponto na hora. Eis aí a nobre arte, com suas regras de antanho, mas que até hoje são respeitadas.

E cá pra nós, parece que o Anderson Silva levou sete milhões de bolsa na luta contra o japonês, no último sábado. O filipino Many Pacquiao vai receber trinta milhões de dólares na sua próxima defesa de título.
Nâo é nada, não é nada, é uma graninha que representa um diferença real nos valores em jogo.
Cada um com a sua preferência, o respeito é sempre necessário. Num sábado à noite , com os dois  estilos em jogo na mesma hora, na mesma cidade, eu vou assistir , sem dúvida alguma, aquele combate que abre contagem e para tudo quando o lutador encosta o joelho no ringue e fica livre de receber uma joelhada no rosto sem saber de onde.
Abraço
Rony Lins  

O Rio de Janeiro continua lindo e se prepara pra mais belezura


Deu na revistona The Economist, a sabichona de economia, lida pelos mais bem informados e pelos mais curiosos também. O Rio de Janeiro, que sempre perdeu pra São Paulo como cidade pra fazer negócios, ou seja, pra receber os barões internacionais e suas empresas, vem recuperando terreno e prometendo fazer  bonito nesses novos tempos. A cidade  recebeu no ano passado 7 bilhões de dólares de investimento direto, duas vezes mais do que São Paulo e já trabalha com afinco pra tornar funcional e bela, por força dos jogos olímpicos de 2016, a cidade maravilhosa. Segurança, transporte público, saneamento, prestação de serviços à altura de uma demanda internacional e exigente,  enfim , uma infraestrutura de primeiro mundo, o que já começou a atrair os olhares de grandes multinacionais para o potencial da cidade na concretização dos grandes negócios. São Paulo ainda é a locomotiva econômica do país, não há dúvida, mas, que tem que abrir o olho, tem. Os negócios não ajudam os que dormem, não é mesmo?
Vai  lá Rio, toma que o filho é seu, cuida dos seus jogos olímpicos meu filho, que o resto é lucro e a prole vai agradecer, reconhecida, pro resto da vida!
Abraço

Rony Lins

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sugestão do fim de semana

"Rápido, me traga uma taça de vinho para eu poder molhar minha mente e dizer algo inteligente" (Aristófanes, poeta cômico grego, 450-385 a.C.)

É isso mesmo. Abrir um bom vinho, quem sabe nas esperadas e celebradas noites de sábado. Um sábado perdido é irrecuperável, alguém já disse. E tem que ser um vinho, considerado por muitos a mais culta e civilizada das bebidas.
Assim, pessoal, é saber que o sábado a noite pede o requinte das madrugadas frias e silenciosas, um bom vinho à sua frente, e ao lado, um grande amor ou um grande amigo. Sorvido com moderação e prazer, o seu coração e as suas artérias agradecem, a medicina já disse com todas as letras.
Um vinho , pois, e muita saúde!
Abraço
Rony Lins

Pegando carona

E pegando carona com os gregos aí em cima, não dá pra deixar de dizer que a mesma tática deve ser usada por você  no enfrentamento diário das suas pequenas tormentas e dilemas pessoais. Não se apavore e julgue que o mundo acabou e tudo está perdido.
Não, o mundo não acabou e você não perdeu você e a sua criatividade. É fazer, pois, como os gregos, e de sabedoria eles entendem, não é não? É ser criativo e pensar nas  coisas boas que você sabe fazer,  e naquele talento que nunca lhe abandonou. Todo mundo sabe fazer alguma coisa de útil ,e, aproveitando pra reconhecer, tem sempre alguém que faz alguma coisa melhor do que eu.
Mas você deve remexer as idéias, sacudir a poeira e botar pra ferver a sua  CRIATIVIDADE. É delá que  vem a saída e não na enxurrada de lágrimas ou no barulho das imprecações. Pare, pense e crie. A saída, tanto para as nações como para os indívíduos, está dentro da cuca, e o pensamento sereno, criativo, pode ser a salvação.
Na crise procure criar, e nunca criar um novo caso, porque aí  meu querido, ninguém é de ninguém e a ribanceira pode estar logo ali depois da curva.
Valeu!
Abraço
Rony Lins

Criatividade contra a crise

Esse é o remédio certo, como vem demonstrando a Grécia, país mais endividado da zona do euro. Como reporta o último número da  revista Exame, os gregos botaram na linha de frente suas ilhas deslumbrantes, sua arqueologia inigualável e jogaram no ar o aroma da sua  deliciosa culinária. É, contra a crise e falta de dinheiro, a Grécia jogou o turismo na trincheira, dando descontos especiais nos seus pacotes, pra não perder os visistantes de todo o sempre, e, assim, manter estável uma receita que nunca deixou de  molhar os seus cofres. O número de turistas  aumentou 9,5% no primeiro semestre de 2011, o que injetou um pouco de ânimo e esperança nas autoridades gregas.
Os inventores da filosofia mais uma vez relembram um ensinamento do tempo do onça: crise pode ser um momento propício para a criatividade, e é com esta última que os piores momentos podem ser superados  com mais rapidez.
Abraço
Rony Lins

Porradeiro sem porrada

Deu no Jornal O Globo de 26.8.2011: Mike Tyson, o mais jovem campeão dos pesos pesados da historia do boxe mundial, o grande e aposentado Mike Tyson, estava embarcando para o Rio de Janeiro, onde iria assistir a  porradaria geral que acontece  no sábado, 27.8, na Barra da Tijuca(RJ), sob a sigla UFC134, quando a justiça americana emburrou com o moço e impediu a sua viagem. É chato, porque nos grandes combates mundiais a televisão sempre dá aquela passeadinha pelas primeiras filas na beira do ringue e mostra as celebridades que prestigiam as lutas. Não é nada, não é nada, a presença delas dá um charme adicional aos combates que  estão sendo realizados, valorizando a porradaria em cima do ringue. Sei não, podem falar do moço, mas com Mike Tyson na fila do gargarejo o evento ficaria ainda mais parrudo.

Rony Lins

Pensamento de sexta

Hoje é sexta-feira, dia de pensamento mais profundo, um pouquinho de filosofia pra deixar o fim de semana mais iluminado e otimista. Essa histórinha é contada pelo Buda e sempre dá o que pensar.

Um monge e seu aluno caminhavam por uma estrada, um dia lindo, o céu azul  e sem nuvens, o som da passarinhada alegre tornando os passos mais leves. Conversavam de vez em quando sobre os caminhos da vida, o aluno perguntando e o mestre procurando iluminar o seu discípulo. Chegaram à beira de um rio e notaram que uma mulher desejava atravessá-lo, mas sem coragem de passar para o outro lado. Para espanto e incredulidade do aluno o mestre se ofereceu para ajudar a mulher, e colocou-a devidamente nos ombros, depositando-a, sã e salva , na outra margem do rio.
Os dois seguiram viagem e um silêncio constrangedor agora pairava no ar. Era visível o desconforto do discípulo com a atitude do mestre em pegar nos ombros uma mulher. O silêncio pesava e sufocava, o aluno de cabeça baixa, visivelmente aturdido. O mestre parecia esperar pela reação do jovem, mas não disse uma palavra. Algum tempo depois, o jovem não aguentou, parou de súbito, e deixou jorrar sua perplexidade:
- Mestre, você tocou naquela mulher, você a pegou nos braços, Mestre o que foi isso?
O Mestre retomou a caminhada e deixou que o silêncio preparasse o jovem para a resposta. Em seguida, com um sorriso na face, retrucou:
- E você ainda continua pensando nela?

Pessoal, o bom pensamento, o bom fermento, o início de tudo que se transforma em ação. Não adianta a roupagem ou o gesto caricato, se no seu interior a verdade e a ética não estiverem presentes. Bons pensamentos nesse fim de semana pro dia nascer feliz e a gente cuutir um planeta mais suave e gostoso.
Valeu!
Abraço
Rony Lins

 

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Blog da paz

Este é um Blog da paz, da reunião, do entendimento e da confraternização, um emissário das boas novas e uma canal sempre à disposição daqueles que buscam o bem e respiram a ética no seu dia a dia. Um Blog que acredita numa espiritualidade superior que pede e espera de nós uma conduta mais harmônica para que possamos viver de maneira frutuosa. Sendo assim, e não poderia ser diferente, o Blog repassa a mensagem do monge budista Tchich Nhat Hank no livro  A ESSÊNCIA DOS ENSINAMENTOS DE BUDA, Ed. Rocco, 2001, às fls. 234. Inesquecível e aplicável na vida diária:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?isbn=8532512119 

"Quando alguém nos faz sofrer, é porque essa pessoa sofre profundamente  dentro de si mesma, e seu sofrimento está se esparramando do lado de fora. Essa pessoa não precisa de mais sofrimento, precisa de ajuda. Esta é a mensagem que está sendo enviada. Se você conseguir entender isso, ofereça o que a pessoa precisa - alívio. Felicidade e segurança NÃO SÃO QUESTÕES INDIVIDUAIS. A FELICIDADE E A SEGURANÇA DO OUTRO SÃO FUNDAMENTAIS PARA A SUA FELICIDADE E A SUA SEGURANÇA. DESEJE O BEM DO OUTRO COM SINCERIDADE, PARA QUE VOCÊ TAMBÉM FIQUE BEM."

Simples, rápido e rasteiro, como devem fazer os melhores times em qualquer atividade na vida. Jogo é jogo, jogo é conjunto, parceria, e você não joga se não tiver o adversário pra jogar com você. Ele precisa estar inteiro e com saúde pra que você se divirta jogando o próprio jogo. Não adianta destruí-lo porque você não ganha nada com isso, ou melhor,nem sequer joga coisa nenhuma.
Serenidade  moçada, companheirismo e tolerância no dia a dia terrível da nossa existência.
Todo mundo deseja a mesma coisa: alcançar a felicidade. Mas nunca, nunca mesmo, eu conseguirei chegar ao alto da colina sem a ajuda de alguém.
É só pra pensar um pouquinho e depois colocar em prática.
Simples assim. Valeu!
Grande abraço
Rony Lins

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Recuperação

O Blog expressa sua felicidade  com as notícias alvissareiras sobre a recuperação da saúde de dois grandes nomes públicos deste Brasil. Reynaldo Gianecchini e o Dr. Sócrates estão em plena recuperação, superando com largas passadas as dificuldades que surgiram momentâneamente no horizonte. Os dois craques, cada um no seu campo, que sempre nos encantaram com suas trajetórias pessoais e profissionais, continuam trazendo boas novas para todos nós. Força rapaziada, que vocês superem definitivamente os obstáculos e sigam suas vidas com força e saúde total! É um prazer receber a notícia de que Deus tá de olho em vocês.
Um brinde à distancia Reynaldo e Sócrates! Saúde! Muitos gols ainda para o Dr. Sócrates e para o Giane muita merda em cima dos palcos!
Abraço




Rony Lins

Política internacional

Informa o Jornal Valor Econômico, de 23.8.2011, que o Brasil reluta em reconhecer o governo provisório que se instalou na Líbia e é chamado como Conselho Nacional de Transição. O Itamaraty soltou comunicado dizendo que o governo brasileiro não tem pressa nesse episódio, e que enquanto não houver manifestação formal da Liga Árabe e da União Africana e garantias de que há na Líbia uma coalizão capaz de governar o país, o governo brasileiro permanecerá mudo, ainda que não desconheça que o Conselho Nacional de Transição está assumindo o poder com a derrubada  do ditador Muamar Gadafi.

É, apesar dessa cautela toda da diplomacia brasileira, parece certo que o  andar da carruagem pelas estradas da Líbia já tem rumo certo, e que o caminho é mesmo sem volta. Gadafi abandonou o navio, se jogou pela amurada afora, e não se sabe bem, pelo visto , em que águas foi parar com seu bote salva-vidas. O problema é saber se existe terrra à vista para o ex todo poderoso dono da Líbia, que anuncia pelo rádio ser o seu recuo mera tática, meio Sun Tzu, inadiável no momento, apenas um truque pra enganar o adversário, que já abriu sua geladeira e tomou banho na sua piscina. Sei não, Gadafi, sei não. Acho  que nem Sun Tzu, o grande mestre chinês da engenharia das  grandes batalhas, recuaria tanto assim. Quem  muito abaixa, a gente sabe.... Às vezes não levanta nunca mais.


Abraço

Rony Lins

Pergunta do dia

A perguntinha do dia formulada pelo Blog e com direito a um brinde ao primeiro que entrar e responder de forma correta é:

Tam tam tam!

O QUE É UM OSTEÓFITO?

A primeira resposta certa ganha um exemplar do livro PAI POETA, dos médicos Renan Lins Alves da Cunha e Marisa Carla Matos Queiroz Alves da Cunha, a ser enviado pelo correio. Ao responder o concorrente deve postar os seus dados para que o prêmio chegue ao seu domicílio bem rapidinho.
Valeu, mãos à obra !
Abraço
Rony Lins

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dica de viagem

E, ainda, sem deixar a terra das dicas, segue a última, cultural e turística:

Visite Liverpool, Inglaterra, a terra do Beatles, e que, por isso mesmo, respira Beatles por todos os poros o tempo todo.Você vai realizar um city tour passando pela casa da tia Mimi, que criou  Lennon, ver a casa onde morou Paul, a casa de George, Ringo, Pete Best, o primeiro baterista dos Beatles e que emprestava o seu porão para os primeiros ensaios da Banda, e hoje é um museu aberto à visitação. Vai entrar no famoso Cavern Club , subir no palquinho, tirar uma foto, beber uma cervejinha e pensar, com a emoção apertando a garganta, que tudo começou ali, naquele espaço divino. Atravessará, como todo mundo , a famosa Abbey Road, e conhecerá de perto todos os lugares que conservam as pegadas dos Beatles. Depois, é certo, já dá pra morrer sem reclamar de mais nada. O chique e mais interessante  é ir em agosto  e topar pela frente com o Festival dos Beatles, ocasião em que bandas do mundo inteiro se apresentam como covers dos Fab Four. As operadoras de turismo podem montar o pacote pra você, muitas vezes incluindo Londres no pedaço, com aérea, hospedagem e city tour incluídos. Esse é o sonho de consumo de milhões de fãs que jamais esquecem o que os Beatles fizeram por suas vidas. Pense nisso e monte o seu projeto, porque Liverpool e os Beatles estão esperando por você!


Goodbye people!
Rony Lins

Boas dicas pra começar bem a semana

Uma semanaça de primeira para todos os leitores do Blog!

Algumas dicas que podem melhorar nossas vidas:

Dica de saúde:

Vem do Jornal Lotus - Qualidade de Vida -  as informações sobre a prática do método Pilates, lá na pag. 30:

"O método  Pilates é um programa  completo de condicionamento físico e mental, uma técnica dinâmica  que visa trabalhar força, alongamento, flexibilidade e equilíbrio, preocupando-se sempre em manter as curvaturas fisiológicas do corpo. A melhora da postura  é também um dos pontos fortes do método. Trabalha reforçando, realinhando e reequilibrando o corpo, melhora a consciência corporal e reduz o risco de danos ou lesões. Os exercícios são de baixo impacto e integrados, onde o corpo e a mente se harmonizam mutuamente. No Pilates, a qualidade é mais importante que a repetição, sendo esta uma das características que estabelece a diferença  entre outras formas de exercício físico."

Gente, Pilates  reforça o tônus muscular, aumenta a flexibilidade e equilíbrio, e diminui as dores articulares e musculares, alivia o stress, aumentando, também, a qualidade do sono e outras coisitas mais.
É indicado para diversas faixas etárias, como idosos,e, ainda, para  gestantes e hipertensos.
O negócio, pois, é encontrar a academia certa, com orientação especializada, e mãos à obra! A sua saúde vai agradecer, e muito!
Abraço
Rony Lins


DICA CULTURAL

Ainda do mesmo Jornal Lotus - Qualidade de Vida - vem a dica  de que a música só faz bem para os adolescentes, por exemplo. Confira:

" Na adolescência a música é um instrumento que pode ajudar o jovem a se relacionar, a fazer novas amizades e a desenvolver sua personalidade e comparar seus "gostos" com os seus amigos. Ele pode passar a interessar-se mais vivamente por diferentes tendências e estilos musicais. Está comprovado que a música é influenciadora e ao mesmo tempo expressa a personalidade. É fundamental a liberdade de escolher o que goste (mesmo que não nos agrade)e que possa expressar-se musicalmente da maneira que quiser.
O ambiente familiar musical é fundamental para que uma criança ou jovem possa desenvolver seus potenciais artísticos e musicais. A música é uma companheira para toda a vida. Todos deveríamos ter a oportunidade de ter uma boa "alfabetização musical."

O ser humano depende do outro pra respirar, pessoal, e eu não posso ser feliz se você não for feliz. Se a música pavimenta essa estrada e joga flores pelo caminho, vamos curtir a música com nossos filhos e incentivá-los sempre, da música erudita ao heavy metal, para que estudem música, se for do seu agrado, ou que se embrenhem por qualquer manifestação artística, porque estarão sempre bem alimentados na vida.
Um abraço

Rony Lins

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Homenagem mais do que merecida

Hoje, 19 de agosto, é o dia  do ator de teatro, uma data que não pode passar em branco, pelo menos nos limites deste modesto Blog. O ator de teatro é um herói que não tem idade, já que de bebê à última geração, aparece nas mais variadas produções, seja em teatro, cinema ou novela, emocionando a todos nós com um trabalho que sempre balança os pininhos da nossa alma. Profissão maravilhosa, bolada  lá pelos idos da  antiga Grécia,  e haja gogó naqueles teatros ao ar livre,  chega aos dias de hoje reverenciada pelo público sedento de boas peças e aclamada como privativa dos deuses, um ofício destinado àqueles especiais, brindados pelo divino  no domínio da arte suprema. Obrigado a você, Ator,  que nos tira da realidade e nos empurra  para o sonho, ou, pelo contrário, nos acorda do sono entorpecedor e nos mostra a realidade sincera. Obrigado pela sua arte e pelos momentos bons e eternos que ela nos proporciona. Parabéns pelo seu dia, parabéns pela sua escolha e pela sua persistência, e obrigado a Deus pelo teatro, que, desde a Grécia, alimenta nossas vidas e nos fornece o espelho necessário para que não tropecemos diariamente nas próprias pernas , e continuemos, de pé, resolutos e esperançosos, nessa caminhada cujo ponto final ninguém conhece.

Abraço

Rony Lins 

Jogo Rápido

Foi adiada a estréia da coluna Jogo Rápido prometida para esta semana que ora finda. A entrevistada, Dra. Shang-Sy May Wang Alves da Cunha, neuropsicóloga especializada em memória na terceira idade viajou para um Congresso sobre o mesmo tema, na cidade de Boston (EUA), e prometeu responder às perguntas que lhe foram enviadas pelo Blog na próxima semana.
Desculpem, pois, caros leitores, e saibam que vocês não foram esquecidos, pois terão as perguntas e respostas sobre a memória dos idosos semana que vem.
Abraços
Rony Lins

Filosófica

Hoje é sexta-feira, dia de recadinho filosófico, para o fim de semana nascer feliz, e a gente saber, que a gente pode o que diz, na busca da serenidade  e da paz. Lá vai:

"O mundo necessita de uma forma diferente de entender as relações humanas, e isso é o que chamo de insurreição ética. Você tem que se perguntar: o que estou fazendo neste mundo? A IDÉIA DO RESPEITO AO  OUTRO COMO PARTE DA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA PODERIA MUDAR ALGO NO MUNDO."
José Saramago

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Pintura não tem idade

De Fernando Botero, colombiano de Medellin, o mais famoso pintor de toda a América Latina, apreciamos, como  em qualquer dos seus quadros, as seguintes palavras, necessárias e imprescindíveis aos leitores  do Blog:




"É importante saber de onde provém o prazer que retiramos da contemplação de um quadro. Para mim, vem da alegria de viver combinada com a sensualidade das formas. Por isso o meu problema está em saber como criar sensualidade através da forma."

Daí porque, na busca do sensual pelas formas exuberantes, imensas, amplas e dominadoras, venha a prevalência dos modelos opulentos, bem gordos como se diria no popular, destacados nos quadros do fabuloso artista. E Botero explica, de forma direta, que não pinta pessoas gordas, mas utiliza  a transformação ou deformação para tornar a realidade em arte. A sua deformação e gigantismo geral das formas  surge sempre do desejo  de acentuar  a sensualidade  das suas imagens. Botero joga  com o aceite de um continente de festeiro e de colorido forte, uma América do Sul em fogo constante, da siesta e da boa comida, do beberico sem hora e das mulheres inesquecíveis. De acordo com esse espírito, os apreciadores da sua obra reagem sempre com bom humor e descontração aos trabalhos expostos. Assim, tudo na sua arte é volumoso, porque a vida, em sua visão estética, é volumosa , sensual  e ampla de possibilidades.




Vale a pena checar os quadros de Fernando Botero e ver que a gordura  não cuida apenas de uns quilinhos a mais, mas, pelo contrário, embute  mensagens e significados inacreditáveis, com um peso muito maior do que se imagina, no fiel da balança.

Abraço

Rony Lins

Felicidade é sempre importante

 Não dá pra não repassar pra vocês as palavras de fls 141 do livro Pai Poeta dos médicos Renan Lins Alves da Cunha e Marisa Carla Queiroz, disponível nas melhores livrarias do DF. Essa pega na veia. Lá vai:

"FELICIDADE - II

A nossa felicidade pode ser contingente; mas quando absoluta e interligada ao amor pelas coisas e fatos do mundo que nos circunda, tem a propriedade de nos ejetar da "polttrona do conformismo" na direção das mais intricadas e impossíveis realizações".

O perigo é a poltrona, essa poltrona mencionada pelos autores. Mesmo sem pipoca e guaraná ela entorpece você e deixa envolta na penumbra as possibilidades inúmeras que você têm pela frente na vida. Se o avião estiver enfrentando turbulências não fique assistindo a paisagem chegando rapidamente em direção ao amasso final;  aperte o ejetor e pule fora da poltrona porque lá fora o céu pode estar azulzinho esperando você. Valeu!
Força, garr, LUTE, nunca desista.
Uma Lembrança de um grande e querido amigo meu:



Rony Lins e Johny Bruno

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Pai é uma força


Ontem, dia dos pais, pudemos observar nas partidas do campeonato brasileiro, vários jogadores de diversas equipes entrando em campo e disputando os jogos com os nomes de seus pais estampados logo abaixo dos seus números habituais, trazendo uma inovação afetiva nas camisas sagradas e tradicionais dos grandes clubes do noso futebol.
Em outros gramados por esse Brasil afora os próprios pais entraram com os filhos, hoje jogadores profissionais famosos, que declararam antes e depois dos jogos, que muito deviam àqueles senhores pela concretização do sonho  de pisarem  no tapete verde num domingo de festa do futebol.
E na comemoração de muitos gols pudemos observar o "obrigado pai" e o "gol é pra você" invadindo a nossa telinha, com caretas, risadas e bigodes falsos relembrando por segundos, as figuras queridas dos grandes papais.

Pombas, eu não entrei em gramado  nenhum, e olhem que eu sou louco por futebol. Dá uma inveja danada....
Mas, por outro lado, adentrei o tapete não tão verde da minha sala e fui recebido com abraços e beijos, risadas e saudações , que tornaram o meu cafofo, o maior estádio do mundo por alguns momentos.
É muita e a mesma emoção essa de ser papi, seja dentro de um estádio gigantesco ou na sala da sua casa, reunido com os filhos queridos.

Qualquer um vira craque, perna de pau ou não, quando escuta no dia dos pais aquele toque maravilhoso, passe certinho  de bola redonda,  doce de leite nos lábios, música suave nos ouvidos: você é o melhor pai do mundo!
Aí meu amigo, é só bater na redonda e correr pra galera: não tem golaço maior do que esse!

Rony Lins, que é papy fanático.


Saúde também é cultura

Da revista Viva Saúde número 100 falando sobre os poderes incríveis da maçã, nossa velha conhecida, deixando claro que a simpática fruta é uma farmácia ambulante:
"Para uns, ela é sinônimo de tentação. Para outros, é fonte de inspiração. Comer uma maçã por dia ajuda a combater as doenças do coração, reduz o risco do diabetes e, de quebra, ainda modera o apetite.
......
Mas comer uma maçã por dia não ajuda apenas  a controlar o colesterol, a moderar o apetite ou a evitar a asma. Combate, também, doenças cardiovasculares, reduz o risco de diabetes e melhora a função digestiva....
E o que é melhor: a maçã  ainda oferece baixas calorias. Cada 100 g contém apenas 56 kl. Mais importante do que guardar nomes esquisitos, é lembrar sempre que possível, de comer a maçã com casca.
Uma pesquisa da Universidade da Flórida (EUA) afirma que comer uma maçã por dia evita o acúmulo de colesterol ruim, o LDL, nos vasos sanguíneos, em até 25%."

Logo, pessoal, é colocar a maçã na dieta o quanto antes, pois a vida é curta e o tempo pra cuidar dela deve levar em consideração esses detalhes preciosos, simples e que valorizam a nossa saúde.
Seria muito bom, também, mas, nesse caso, a  hipótese é bem calórica e adocicada, cuidar da maçã do amor, aquela vermelhinha, coberta com uma calda, servida nas festas ao ar livre e parques de diversões, e que geralmente acompanha uma paquera deliciosa. O ideal seria, para falar a verdade, a maçã in natura, servida num domingo lindo de sol, acompanhada de uns bebericos e petisquinhos saudáveis, ao lado da gata ou do gato de plantão, numa  prova de que o bom da vida é curtir com charme as coisas simples que muitas vezes  constituem o sentido de tudo.
Abraçooo
Rony Lins

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pensar sempre o bom pensamento

E hoje é sexta, dia de reflexão pra melhorar a vida de todo mundo. Do filósofo e jesuíta espanhol Baltasar Gracián, que escreveu em 1647, segue esse conselho valioso:

" A arte de viver muito
É viver bem. Duas coisas acabam rapidamente com a vida: a tolice e o vício. Uns perdem a vida por não saber cuidá-la e outros por não querer fazê-lo. Assim como a virtude é sua própria recompensa, o vício  é seu próprio castigo. Quem vive no vício encontra um fim duas vezes mais rápido: acaba com a vida e com a honra. Enquanto quem vive na virtude nunca morre. A integridade de espírito é transmitida ao corpo: uma boa vida é plena não só em intensidade, mas também em extensão."

É só não esquecer essas palavras que a vida leva você numa boa, alguém do samba anda dizendo nos dias de hoje.
Valeu! bom fim de semana!
Rony Lins

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Nova coluna no Blog

E vem aí na próxima semana a nova coluna do Blog  chamada Jogo Rápido, na qual serão feitas poucas e decisivas perguntas para profissionais de destaque em diversas áreas. A neuropsicóloga Dra. Shang-Sy May Wang Alves da Cunha, especializada no atendimento de idosos, com trabalho relevante na manutenção e recuperação da memória na terceira idade, é a personagem que estréia a badalada coluna.
Aguardem! Instrutiva e informativa a coluna será uma leitura obrigatória!
Abraço
Rony Lins

Ainda falando de comida...

E já que o papo rolava sobre sorvete dá pra pegar  um embalo e mencionar que a mesma coluna do Globo, no mesmo dia 11/8, falava sobre o apetite gigantesco da galera, que o Bob's vem atendendo a todo vapor, como se comprova pelos fatos seguintes: um empresário espanhol, do ramo de alimentação, procurou o Bob's interessado em abrir 3 franquias no norte do Paraná. Tem muita grana pra botar nos sandubas duplos e triplos da lanchonete, como também nos shakes e sorvetes que encantam a galera. Pra quem não sabe, e é a mesma coluna  Negócios e Cia que informa, a fome é tão grande por esse mundão de Deus, que o Bob's já tem 12 franqueados estrangeiros, entre os quais estabelecimentos funcionando na Espanha, Portugal, Chile e Grécia.
Bom apetite galera!
Rony Lins
 Bobs, Agora pode enviar nossa grana do Merchan, ou pode ser em sanduíche mesmo.

Sorvete menos calórico e tão gostoso quanto...

Gente, o sorvete de iogurte chegou de mansinho, fincou estacas e está vendendo litros e litros em todo o país. É capaz de vender bem em terra de esquimó, já que o sabor azedinho, menos calórico, com algumas coberturas endiabradas, tornam o resultado final pra lá de atraente. Prova disso se encontra no jornalão O Globo de 11/8 na coluna  Negócios e Cia de fl. 28 do 1° caderno. A colunista Flávia Oliveira informa que a Yogoberry, de frozen iogurt, abriu no Irã  a sua 1ª loja fora do Brasil. O investimento foi de 500 mil reais e o iraniano que levou a deliciosa novidade pra antiga Pérsia ( ah se Dario conhecesse essa maravilha, sei não, talvez tivessemos menos guerras, quem sabe?) planeja  abrir mais de 3 lojas  no ano que vem.
Naquele calorão todo acho que não vai dar pra todo mundo. Jogada fantástica e se alguém duvidar é só esperar pra ver Mahmoud  Ahmadinejad na fila pedindo o dele de chocolate e com 3 coberturas.


Rony Lins

Poesia é sempre bom

Pra quem gosta de poesia, curte uma vida mais melodiosa e sem correria, e até produz os seus próprios versos, vai aqui uma dica imperdível: o site  Pai Poeta lançou um concurso de poesias que vai dar ao primeiro colocado uma graninha de 3.000,00 reais. O site é bem feito, trata desse alimento da alma que tanto faz falta nos dias de hoje, e, justamente, para estimular os poetas e pais do DF lançou um certame em que vai premiar o melhor trabalho poético com a quantia acima, na capital. Vale a pena conhecer o site, obter informações, concorrer ao belo dinheirinho, e ainda por cima viver alguns momentos de pura literatura. Gente, é só chegar, ou melhor, é só entrar, e concorrer. E que o melhor pai poeta do DF fature essa graninha....
Segue:
Abraço
Rony LIns

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A importância do abraço

Uma pausa fundamental pra falar um pouco de afeto e carinho, tão em falta nos dias que correm. Passo os olhos sobre um livrinho magrinho, de poucas páginas, contendo imensas verdades e toneladas de amor e carinho, que uma vez observados, tornariam o nosso dia a dia ( pra homenagear os chineses) bem mais agridoce.
O livro em tela é  A TERAPIA DO ABRAÇO 2, DE  KATHLEEN KEATING, Ed.Pensamento, que lá pelas tantas deixa um recado inesquecível pra gente:

"Em um mundo que usa diversas formas de comunicação, somente a linguagem não-verbal do toque e do abraço não tem limites.
Por vivermos numa época que valoriza a razão e a tecnologia, estamos perdendo a consciência  dos nossos sentimentos. Quando nos tocamos e nos abraçamos num clima de compreensão, trazemos à tona os nossos sentimentos e reafirmamos a nossa crença no que sentimos."

É simples, assim. Mais abraços entre nós, pessoal, mais carinho e compaixão no dia a dia. Se você precisa abraçar pra demonstrar isso, tome abraço pra todo mundo. Ah, e não esqueçamos de abraçar este nosso sofrido Planeta que o resto vem atrás, de graça, como reconhecimento divino.
Um abraçoooooooo forte !

Segue o link:

Rony Lins 

A Ceia dos Cardeais

Atenção galera que gosta do bom teatro!

Imperdível a peça A CEIA DOS CARDEAIS, de Júlio Dantas, clássico do teatro de todos os tempos, montada pela Cia da Ilusão, do Distrito Federal,  dirigida pelo renomado e talentoso diretor ALBERTO BRUNO,  que trata do amor, daqueles  que ensinam sobre o amor e não podem viver o amor, tendo no elenco de craques que atuam no espetáculo o próprio Alberto, e demais professores de teatro da Cia, como Marcos Vinícius, Rodrigo Motta e Tasso Jungmamm. Só tem fera solta no palco! O espetáculo fica em cartaz de  12 de agosto a quatro de setembro/2011 ali no Teatro CNEC na L2 Norte. Pelos nomes que trabalham na peça o espetáculo é imperdível e oportunidades desse quilate não acontecem todos os dias na Capital Federal. É conferir e confirmar.
Bom espetáculo!
Abraço
Rony Lins

Ônibus assaltado

Uma ressalva!
As notícias chegam do Rio de Janeiro e, entre elas, uma  diz pra todos nós, com aquele estardalhaço típico do noticiário policial, que mais um ônibus foi assaltado na cidade maravilhosa, por volta de 19:30, no centro da cidade, mais precisamente na Av. Presidente Vargas, corredor central de passagem obrigatória para milhares de trabalhadores que retornam aos seus lares naquele horário.
A bandidagem  não tem mesmo o menor semancol.  Assaltar passageiro de qualquer veículo a qualquer hora não tem desculpa, a gente sabe desde peqeunininho. Mas, fala sério, na hora da volta pra casa, no horário do rush, depois de um dia de trabalho , os caras vão encrencar coma moçada que tá no ônibus, ralando à beça, sem qualquer exibição de riqueza que justifique a preferência como alvo. Além do cirme em si, que será julgado nas instâncias cabíveis, fica a constatação do mau gosto dos meliantes e da falta de carinho com o povo que anda precisando muito de afeto. Quem tá no ônibus, galera do mal, não tá nadando em dinheiro não!.
Além de ilícito, o assalto revela que, hoje em dia , se você tem dinheiro pra passagem do seu buzu, você já pode ser escolhido como assaltado, perdendo a grana e indo a pé pra casa.


Abraço, com tristeza
Rony Lins 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dia dos pais

O dia dos pais vem aí e todo ano os jornais estampam aqueles papais realizados, abraçados com as suas proles, os pescoços paternos entortados, quase quebrando, a filharada botando a cara na frente da foto, papagaio de pirata geral, uma lambeção danada pra demonstrar que o pai é mesmo um grande herói. Lya Luft no livro A RIQUEZA DO MUNDO, editora Record, na crônica CANÇÃO DE MÃE E DE PAI, fls. 127 e seguintes, diz bem que pra ser herói o pai deve lembrar sempre e reconhecer, senão lembrou a tempo, de algumas coisitas vitais. Transcrevo só uma parte pra aguçar a curiosidade da galera, que, assim, vai lá  e compra o livro, sensacional,  pra ler o resto. Lá vai:

"O PAI

Filhos, olhando de fora (eu sempre me senti um pouco de "fora" em nossa casa), num momento de quietude  no tumulto da minha vida, vejo quantas vezes não estive lá quando vocês precisaram de mim ou quando simplesmete teria sido tão bom compartilhar: o boletim na escola, a namoradinha, a mãe meio irritada, a briga entre irmãos, o sonho da pescaria, a dúvida quanto a seu próprio corpo, fatos que mereceriam uma conversa de "homem para homem".
............
Vejo agora que, mesmo achando vocês formidáveis, eu os elogiei muito pouco. Mesmo amando tanto, eu os abracei muito pouco.
.........
Espero que vocês façam diferente. Que busquem muito mais ser amorosos e felizes do que competitivos e bem-sucedidos, que valorizem mais os afetos do que as aventuras, que, COM SEUS FILHOS, DEEM PRESENÇA MESMO QUANDO NÃO PUDEREM DAR GRANDES PRESENTES."

É isso aí, pessoal, é de arrepiar, mas é simples como receita de bolo. O pai é o grande super herói em qualquer tempo, em qualquer planeta, com qualquer idade. Por isso este Blog já diz com todas as letras que os heróis não têm idade. Mas como todo super herói tem  que comparecer e ser amigo, viver o dia dia das grandes e piores jornadas, o brilho e o breu, a esperança e o tormento da frustração. Tem que jogar uma bolinha e lutar um boxe de vez em quando, porque o super herói quando chamado não pode desaparecer sem mais nem menos e deixar o silêncio tomar conta de tudo. O silêncio entre o pai herói e o seu grande admirador, aquele que compra todos os quadrinhos com as suas aventuras, filho colecionador fanático, esse silêncio é que arma esse barulho todo que tomou conta do mundo, despedaçando famílias  e inviabilizando relações amigas que passam despercebidas, forjando estranhos que habitam o mesmo teto.

Que no próximo domingo, é, segundo domingo de agosto de 2011, o céu se veja coalhado de super heróis que voam em direção aos seus filhos , atendendo aos chamados  cheios de afeto e admiração, e que os abraços estalem em todos os lugares e os beijos se esparramem como perfume em dia de festa.
Uma legião de super herois desse calibre não é todo dia que a gente encontra. Por isso, é bom saber que não é uma águia gigante  ou um avião que você está vendo num voar inesquecível na sua direção. É o seu super heroi, paizão querido de todo o sempre, tenha ele o tempo que tiver, porque os verdadeiros heróis  NÃO TÊM IDADE.
Feliz dia dos pais , feliz dia dos super heróis!
Abraço geral
Rony Lins

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

chegada

Cheguei mesmo Johny e o seu convite caiu do céu porque a cultura e seus assuntos são como magia pra mim. Temos muita coisa boa pra mostrar e discutir e espero que os leitores nos acompanhem de perto, trazendo novidades e nos mostrando sempre onde está o bom combate. Você não precisava mostra a minha foto assim, logo de cara. Se você reparar bem,  eu tenho um olhar  pensativo,  simpático e doce, e os meus olhos, além do pelo lisinho, são de uma beleza incontestável.  A minha foto representa bem que os animais estão na ordem do dia e são credores do nosso amor e carinho. Ecologia é primazia e isso não pode ser esquecido jamais. Obrigado pelo espaço Johny Bruno, você é um grande amigo.
Abração
Rony Lins

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

GP Brasil

No próximo domingo, 7 de agosto, será realizado no Jóquei Clube do Rio de Janeiro mais um Grande Prêmio Brasil, prova máxima do turfe nacional, com um prêmio parrudo para o proprietário do animal vencedor, corrida em 2400 metros em pista de grama, reunindo muita emoção, beleza e charme na cidade maravilhosa. O prado é lindíssimo, a frequência cheia de charme e a emoção pra lá de forte  quando os super puros sangues entram na reta final a 100 km por hora. Quem já viu de perto sabe da emoção de ouvir o grito dos jóqueis na condução dos bólides de quatro patas voando em direção ao prêmio ambicionado. É uma Fórmula 1 diferente, mais calma, menos barulhenta, com menos cavalos na pista, mas cheia de adrenalina, também, no meio de uma tarde gostosa, com gente bonita, um lanchinho no capricho, e uma fezinha de leve, que ninguém é de ferro. Um dinheirinho bobo, só pra brincar e torcer pelo cavalinho preferido. Quem ainda não foi deve dar um jeitinho de pelo menos uma vez na vida conferir de perto, e quem já foi sabe do que eu estou falando: não esquece jamais!

Rony Lins

saramago sempre

Do livro ''AS PALAVRAS DE SARAMAGO '', organizado e selecionado por Fernando Gómez Aguillera, impossível não trazer para o blog algumas sábias lembranças do escritor português:

"Na minha opinião, ser escritor não é apenas escrever livros, é muito mais uma atitude perante a vida, uma exigência e uma intervenção"

"Escrever é uma transfusão de sangue para o lado de fora"

"É evidente: a maldade, a crueldade são inventos da razão humana, da sua capacidade para mentir, para destruir"

"Este mundo não tem solução. Não merecemos a vida."

É isso aí, pessoal. José Saramago, quando damos uma olhadinha no jeito que a coisa anda, parece acertar em cheio. Precisamos diminuir um pouquinho a quantidade de maldade diária pra viabilizar a nossa presença por aqui.

Rony Lins

E a sexta feira pede sempre um momento de reflexão, um pensamento que nos faça dar uma paradinha pra pensar melhor na qualidade dos atos  que conformam o nosso dia a dia. Hoje, segue uma das sentenças escritas na biblioteca de Montaigne, e que é citada por ele nos seus Ensaios, mencionada por Epicteto e extraída de Estobeu:

"Os homens são atormentados pelas idéias que têm sobre as coisas, não pelas próprias coisas"
 

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

livros que devem ser lidos e não esquecidos

Prezados

Duas dicas sobre livros deliciosos, instrutivos e apetitosos, que devem ser lidos e guardados bem à mão, porque é certo que a vontade relê-los surgirá a qualquer momento:

1) Pai Poeta, de Renan Lins Alves da Cunha  e Marisa Carla Queiroz Alves da Cunha, 2ª edição, 2011 da LGE Editora, com  filosofia , literatura, "causos médicos" imperdíveis, escrito por dois médicos que atuam com muita competência  no DF. O livro, é claro, não poderia ser diferente....
2) História do Mundo em 6 Copos, de Tom Standage, editor de tecnologia da influente revista britânica The Economist , e que conta a evolução da humanidade através  das bebidas que ela foi inventando e ingerindo, e como as sociedades humanas traçaram seus rumos fortemente influenciadas por essas escolhas. Da pré-história à era da globalização, os homens sofreram mudanças incríveis em suas vidas como resultado das apostas que fizeram em determinadas bebidas. O livro é imperdível e a editora é  Jorge Zahar.

Por hoje é só isso, mas, a qualquer momento tem mais, desde que haja entretenimento de boa qualidade , porque os heróis não têm idade e suas façanhas devem ser documentadas sempre que possível!
Abraço

Rony Lins

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ih cheguei!

Para quem leu e gostou ou para que não leu e também nâo gostou, 
Rony chegou para ficar. É o mais novo redator de nosso portal de entretenimento e traz toda sua sabedoria para vocês, fiéis e especiais leitores. Para quem não sabe, Rony Lins é dramturgo, ator aposentado e comediante.
Confiram suas postagens abaixo.




Breve, mais artigos para você.

Os penalties perdidos

Ainda sobre o belo comentário postado pelo Bruce Wayne sobre o futebol uruguaio, que com justeza e garra  abocanhou a 15ª Copa América (é o maior ganhador do troféu entre todos os concorrentes), não dava mesmo para o Brasil. Neném Prancha, famoso filósofo do futebol das areias de Copacabana nos anos 60/70 já dizia que o  penalti é tão importante que devia ser cobrado pelo presidente do clube. No nosso caso, se fôssemos seguir o ensinamento, não seria clube, mas a própria CBF. Aí meu amigo, a coisa podia ser pior: já pensou o Ricardo Teixeira, o presidente, cobrando os penalties? Sei não, acho que a gente perdia os cinco e nao quatro como foi de verdade. Deixa do jeito que tá porque a emenda seria bem pior do que o soneto.

Na próxima copa América quem sabe, sem Ricardo Teixeira e com um Ganso com menos cara de Pato, quem sabe....
Abraço

Billy Batson

Sempre é tempo de começar

A revista Alfa de julho de 2011 publica um artigo impressionante sobre os cuidados com a saúde física, que interfere na saúde mental, e vice-versa, sobre um médico americano, Dr. Jeffry Life  que aos 59 anos estava um bagaço, sentindo-se velho, músculos  e articulações doendo, pressão alta, sem fôlego pra nada, a gordura apertando as roupas. Recém casado começou a falhar na hora H e aí procurou um médico e fez todos os exames recomendados pra  sua idade. Caiu nas suas mãos um exemplar de uma revista de halterofilismo e ele não esperou mais nada. Contratou um personal, reeducou sua alimentação e começou a malhar cinco dias por semana. Em 133 dias  emagreceu, ficou forte e ganhou um concurso de ex-gordinhos promovidos pela própria revista que mudou sua vida. A revista Alfa traz a foto do médico aos 73 anos e o seu físico é de cair o queixo ! É claro que nem todos os organismos reagem da mesma maneira e na mesma velocidade. Mas sempre é tempo de começar a cuidar da saúde, e desistir ou entregar os pontos jamais! Já estou procurando o telefone de um antigo personal e começo, se Deus quiser no próximo fim de semana!
Gente, vamos balançar o esqueleto!

Billy Batson

Teatro é tudo de bom

O teatro, alguém já disse, é o grande espelho da vida, daí a atração inegável  e centrífuga que exerce sobre o grande público. O ser humano se vê no palco e esse confronto provoca uma das maiores emoções que podemos sentir. Teatro é tudo de bom, com licença da Pedigree que já usou  esse mesmo mote para enfatizar que os cachorros compõem, sem dúvida alguma, uma outra parte  maravilhosa da nossa vida. Subir ao palco então nem se fala, é algo indescritível, e  só quem já esteve lá em cima pode realmente confirmar essas singelas palavras. Em Brasília, uma das boas escolas de teatro, que propiciam esse sonho inesquecível, ou seja, que levam você a viajar por plagas distantes, vivendo personagens que lhe ensinam lições grandiosas de vida, é A Cia da Ilusão, ali na 510 Sul, com uma equipe de professores bem afiada e super dedicada. Subir no palco, gente, é mergulhar de cabeça na própria vida e examiná-la por um ângulo inteiramente novo. Sonhar é válido e melhora a vida de todos! Vamos fazer teatro já!

Billy Batson

MARACANAZO E A COR DA PELE

Dia 16 de julho agora, é, 16 de julho de 2020, o MARACANAZO completou 70 anos, ou seja, em 16 de julho de 1950 o Brasil perdeu, e...