Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Até tu, xadrez?




Acho que o mundo acaba mesmo em 21 de dezembro de 2012 como o calendário maia mandou avisar. Porque você lê notícias difíceis de aceitar e digerir. Como essa do Estado de São Paulo de hoje, 26.4.2012:


Ministério Público denuncia xadrez em SP


O Ministéro Público Federal denunciou a Federação Paulista de Xadrez por desvio de recursos públicos do Segundo Tempo, assinado em 2006 com o Ministério do Esporte, e pede  devolução de R$ 1.182 milhão. De acordo com a Procuradora Heloisa Maria Fontes Barreto, houve desvio de mais de 53% do valor transferido pelo ministério. Entre outras acusações, os envolvidos, entre eles o então prefeito da cidade de Americana (SP) irão responder por improbidade administrativa.


A indigestão mencionada acima se agrega a um certo estupor. Não pelo desvio do dinheiro público em si, o que já se tornou corriqueiro no País, mas pelo ambiente de onde  foi supostamente surrupiado.

Uma federação de xadrez...  O que vem à mente são aqueles camaradas sérios, concentrados, compenetrados, pesando e sopesando o movimento de um peão por uma hora  e meia.

O tabuleiro de xadrez parece feito para uma estirpe especial, dotada de um raciocínio calmo e brilhante, avesso à correria e à baixaria das planícies terrenas.

O tabuleiro  é celestial e sempre que você se depara com jogadores de xadrez em ação a cena é de um filme repetido, com muito silêncio preenchendo o espaço, jogadores que não tiram os olhos do tabuleiro, um respeito real pelo jogo em si e pelos augustos contendores. O ambiente de um jogo de xadrez não permite a torcida ruidosa e falastrona porque os jogadores precisam de silêncio e paz para divisarem as melhores jogadas e movimentos.

E eis que nesse ambiente, os dirigentes da federação de xadrez de São Paulo conseguiram desviar as mentes e os corações para a roubalheira de dinheiro público... Meu amigo, a coisa está mais do que preta...

Até tu, xadrez? Naquele silêncio todo houve espaço pra pensar em desvio de dinheiro? Meu Deus, acreditar em quem?

Confesso que levei um xeque-mate dos bons. Seja o que Deus quiser se o mundo continuar depois de 21 de dezembro de 2012.

Agora, quando você estiver asssistindo a uma partida de xadrez e o camarada fizer uma cagada pode gritar e xingar. Eles são de carne e osso...

Valeu!

Abraço!


Rony Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARACANAZO E A COR DA PELE

Dia 16 de julho agora, é, 16 de julho de 2020, o MARACANAZO completou 70 anos, ou seja, em 16 de julho de 1950 o Brasil perdeu, e...