A VITRINE COMO CARTÃO DE VISITAS
"A historia do comércio é marcada pela presença da vitrine, um espaço privilegiado de projeção de imagens para seduzir e chamar a atenção. Seu aspecto, entretanto, está em constante transformação. Quando surgiram, no Século XVIII, as vitrines eram recursos modestos, mas mesmo assim foram revolucionárias. Pela primeira vez as pessoas se viam diante das mercadorias, sem a intermediação do vendedor, destaca o sociólogo Vanni Codeluppi, da Universidade de Milão. Sua importância como recurso de venda se consolidou ao longo do Século XIX. Hoje elas são o primeiro contato do público com a loja: podem acionar desejos e compulsões..."
Essa matéria foi publicada na Revista MENTE E CÉREBRO nº 176.
É a pura verdade, pessoal. quem nunca parou diante de uma vitrine e deu um passinho pra dentro da loja porque foi convencido pela vitrine?
NInguém resiste.
Ainda que você não entre ou não compre, você para e curte uma vitrine bonitaça com aqueles produtos tão desejados... A carne é fraca e a vitrine brilha.
Vitrine de Natal, então, é covardia...
Concluímos, todos, que essa magia vem do Século XVIII, e nós, talvez, não tenhamos inventado a compulsão por compras que varre o planeta.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
Nenhum comentário:
Postar um comentário