Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cada louco com sua mania...



Tem coisas que só acontecem ao Botafogo. Vai para a semifinal contra o Fluminense na Taça Guanabara. Jogo duro, enrolado, pinta de empate no ar, cheiro de pênalti aumentando a cada minuto, um sofrimento danado, no pênalti ninguém é de ninguém, a gente sabe, a importância do pênalti é tanta que os jogadores deviam ir para os vestiários e os presidentes dos clubes se apresentarem para bater e decidir o barato.
E o Botafogo fica no 1x1 com o Flu, e lá vêm os tenebrosos pênalties, e tome roeção de unha e taquicardia. O Botafogo deixa o Loco Abreu para último cobrador. E a gente conhece, a gente já viu, ele sempre dá um totó por baixo, devagarinho, a bola em câmera  lenta , o goleiro parecendo que vai ter tempo de voltar e ela entra, e, às vezes, não entra. Uma loucura colocada em prática até na última Copa do Mundo, pela seleção do Uruguai.

E ontem, na semifinal da Taça Guanabara, lá vai o Loco e pimba....  Bate de forma normal, bisonha, sem loucura, sem perigo, sem criatividade, sem explosão, sem qualquer doidice. Um chute previsível na direção certa do goleiro do Fluminense.
E perdemos, os botafoguenses, mais uma oportunidade, mais uma conquista nessa vida sofrida de frustrações cozinhadas e servidas  na hora agá.

O Botafogo parece que tem medo de altura e não deseja as primeiras colocações. Sei lá, pode ser uma fobia dessas pra explicar os recentes fracassos da equipe.

E a verdade é a seguinte: o Loco deu uma de normal, bateu sem nenhuma anormalidade  e deu no que deu. O ditado tá certo: cada louco com sua mania. Uma delas  pode ser aquela de não ser louco na hora certa.


Valeu!

Abraço!

Bom fim de semana pra todo mundo!

Rony LIns

Deivid e as viagens...



Dizem que o Flamengo, depois do jogo com o Vasco na semifinal da Taça Guanabara, arrumou um problemão em suas futuras viagens, por causa de um lance do jogo. Dizem línguas anônimas que o Mengão só poderá, daqui por diante, viajar pela TAM e nunca pela GOL. Se for pela GOL o Deivid perde o vôo e o Mengão fica desfalcado antes do jogo, ali mesmo, no aeroporto.

Valeu!

Abraço!

Rony Lins

Dominique, me ensina o segredo...



A imprensa internacional noticia por esses dias  que o antigo  Diretor-Geral do FMI e ex-candidato à presidência da França, com reais chances de vitória, chances desarrumadas por uma camareira que entrara em seu quarto de hotel justamente para arrumar o aposento, em Nova York,  Dominique Strauss-Kahn, foi preso, novamente, agora na França, sob a acusação de integrar uma rede de prostituição internacional.
Parece que o vitaminado velhinho agenciava mulheres finas e belíssimas,vindas de Bruxelas, junto com dois  amigos empresários, para orgias memoráveis em Paris e Washington.

É impressionante a criatividade e  a disposição do Super Homem financeiro.  O homem só pensa naquilo, e na idade que já apresenta. É camareira, prostituta de alto luxo, alta, baixa, gorda ou magra, desbundada ou bem nutrida, seja nos  Estados Unidos, Europa, Ásia ou Oriente Médio, o homem não negaceia e faz qualquer negócio por um amasso. E esse último negócio, esse que deu prisão na França, devia ser super rentável, devido a conexão e a qualidade dos promotores, das mulheres e dos clientes envolvidos.

Eu só queria descobrir qual é o segredo do velhinho, e se ele ainda tem tempo pra dedicar à própria esposa, uma jornalista francesa famosa e rica, super compreensiva e moderna.

Será que é um viagra especialmente fabricado, ginseng, catuaba bem brasileira, pacotinhos de amendoim de meia em meia hora, ou uma abstinência programada e controlada por algum tempo, tipo urso hibernando no inverno, e depois o super velhinho solta o bilau e vai mandando brasa mundo à fora?

Eu não sei, por isso mesmo repito e suplico:  Dominique, me ensina o segredo...

Valeu!

Abraço!

Rony Lins

Mulher pelada...



Do escritor Ignácio de Loyola Brandão, uma verdade verdadeira:

"Mulher pelada ficou igual a corrupção. Tem tanta, tantos praticam, que ninguém mais liga."

É a pura verdade. Pra que trabalhar se a minha bunda vale um salário melhor do que qualquer concurso público pode pagar?


Valeu!

Abraço!

Rony Lins

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Fique rico lendo nosso Blog ? Será ? Se você respondeu essa pergunta deve saber a resposta.

(Sim, este é o título da postagem)

Recentemente andamos conversando com profissionais ligados à economia. Esse momento incrível em que vive o Brasil e os chamados emergentes faz cada pessoa sentir que realmente a economia anda aquecida e os bens ficaram mais acessíveis para comprar. Mas assim como tudo sobe, tudo deve descer. Acredito que esse momento tenha que ser aproveitado ao máximo, mas de maneira responsável e com sabedoria, pois apesar de jovem eu, no caso, Johny, era garoto, mas me lembro bem das crises pelas quais o Brasil passou, da era Collor até a quase quebra na virada do século 21.

O que estou tentando dizer é que a festa está muito boa, mas uma hora acaba e quem comeu bolo mas não exagerou, não vai passar mal. Segundo Analistas publicados na revista Exame deste começo de ano eu deixo aqui alguma dicas de ações que possam valorizar este ano para você que tem coragem de apostar seu dinheiro:

Papéis de Bancos (Bradesco), mas com cautela / Vale  (apesar das perdas do ano passado) / Petrobras (Que vai ter de suar um pouco para sair de um certo atoleiro).

Bom, ratifico que os são dados são da Revista Exame, que possui maiores detalhes sobre os papéis.

É o Blog dos Heróis querendo fazer de você mais feliz!

Abraço!

Johny Bruno e Rony Lins.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Oncinha de pelúcia...



Passo na frente de uma Super-Quadra da Asa Sul de Brasília (DF) e dou de cara com a faixa  verde de letras pretas, um contraste chamativo, apto a cativar de forma devida a atenção do público alvo a que se destina: "oncinha de pelúcia perdida no parque. Por favor, quem encontrar ligar para o número tal. Gratifica-se bem."

Não é difícil imaginar o que se esconde por trás da faixa verde que chamou, ainda bem, a minha atenção. Ali se encontra estampada a angústia e o sofrimento de um pequerrucho que perdeu a sua oncinha de pelúcia, o seu animalzinho de estimação, o seu companheiro de todas as horas, quem sabe aquele que vela o seu sono, apaziguado por um abraço que ainda não conhece à contento a sensação de bem estar e fraternidade que pode produzir  um abraço sincero.

De se notar a enorme facilidade que seria para os pais, também angustiados, em parceria inquebrantável com o sofrimento do pequerrucho, comprar um animalzinho semelhante, ou mesmo um outro que chegasse com promessas de substituição maravilhosa e futuros tempos de muitas brincadeiras.

Mas, não.

A procura é pela oncinha de pelúcia que foi perdida, por aquela que o pequerrucho já considerava como sua, a companheira  de parquinho, de refeições à mesa, quem sabe, cujas feições e traços já estavam decorados pelo pequerrucho, que deles não esquece e agora procura recuperar. Aquela que possui o nome já batizado, Deus sabe qual pois o Blog não sabe, mas que pode  ser Kate, Mary, Joana, Pepita, Belinha, Bravinha, Mansinha, Lindona ou Lindinha. Mas é única, não só no próprio nome, mas no amor que arranca do pequerrucho.

A faixa verde na entrada da quadra é um pedido angustiado, mas é também um hino de amor, uma declaração de amor de um ser humano pelo seu animal de estimação, por um animal, enfim.

E as crianças são realmente apaixonadas pelos cachorros, gatos, besouros, pássaros e outros de todo o tipo que os zoológicos do mundo inteiro são capazes de apresentar. Os olhinhos brilham, o sorriso se estampa, os bracinhos se esticam querendo tocar nos animais, senti-los, tê-los o mais perto possível. Qualquer dono de cachorro em qualquer parque do mundo pode  confirmar o que o Blog está dizendo.

Depois a criança cresce  e alguns adultos se tornam insensíveis, cruéis, despreocupados com a sorte dos animais. E volta e meia as notícias aparecem sobre maldades inacreditáveis contra animais indefesos e inocentes. O que foi feito daquele amor infantil que se constituía num mistério maravilhoso, e daqueles  olhos brilhantes que incensavam os animais num silêncio magnífico? Será que o envelhecimento torna a casca do ser humano mais espessa, e a dureza seca os olhinhos molhados e risca dos lábios o sorriso maravilhado?

O Blog não sabe dizer ao certo...   Mas a transformação é assustadora. Porque, poderia ser diferente, ou seja, apesar da casca mais endurecida pela idade, o coração poderia continuar bondoso e maleável como antes. Mas, nem sempre se consegue esse milagre, não é mesmo?

Como diz a marca de ração Pedigree; " CACHORRO É TUDO DE BOM."


Que Deus interceda e a oncinha reapareça. São os votos do Blog.

Abraço!

Valeu!

Rony Lins



  

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Felicidade? Onde?



Do filósofo e professor MARIO SERGIO CORTELLA no livro NÃO NASCEMOS PRONTOS - PROVOCAÇÕES FILOSÓFICAS:

Há uma hilariante e inesquecível tirinha entre as milhares desenhadas pelo argentino JOAQUIN SALVADOR LAVADO, o QUINO, na qual, usando da aguda -  embora atordoada - inteligência de MAFALDA (sua mais conhecida personagem, inventada em 1963), ele consegue expressar com clareza alguns dos meandros que envolvem a existência humana. No primeiro quadrinho dessa tira Mafalda se aproxima de uma loja de esquina onde há um idoso chaveiro; no quadrinho seguinte entra no prédio e, sarcasticamente, diz a ele: "Bom-dia. Quero uma chave da felicidade"; sem demonstrar espanto, no terceiro quadrinho ele dirige um olhar complacente e responde: "Com certeza, menina. Traz o modelo?"; sai ela então da loja, caminhando sem graça e pensando: "Espertalhão  o velhinho!"


A chave pode estar do seu lado ou ao seus pés. Procure com carinho  porque, com certeza, um dia você encontra.

Bom carnaval para todos!

Valeu!

Abraço!

Rony Lins

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Tudo tem a ver com tudo...



Nos dias que  voam está tudo ligado a tudo, todo mundo sabendo que o espirro de um chinês pode provocar uma crise de pneumonia do lado de cá. Ou mesmo a China dar uma tremidazinha  na sua economia para o mundo todo se arrepiar, e catástrofes de todos os tipos e cores serem anunciadas pelos profetas do mercado, os sábios do mercado, essa  divindade invisível que sustenta gente à beça pelo mundo  a fora.

Todo esse palavrório pra dizer que os temas se interconectam como nunca antes neste País e no resto do mundo, e que se policiais ou motoristas de ônibus resolvem cruzar os braços e tirar as pistolas da cintura, no primeiro caso, e as mãos do volante no segundo, uma cidade inteira para, um país inteiro se atrasa na corrida pela sobrevivência.

A propósito, vejam a imprensa de hoje, 16.02.2012:

"COM FIM DA GREVE DE POLICIAIS DISPARA A VENDA DE ABADÁS

O fim da greve da PM na Bahia causou uma corrida aos principais  pontos de venda  de abadás  para blocos e camarotes do carnaval de Salvador. Diferentemente de anos anteriores, ainda há vagas  para quase todas as atrações, até as mais concorridas, como o Bloco Camaleão, da banda Chiclete com Banana, e o Coruja, de Ivete Sangalo.

"Antes (durante a greve) os vendedores  estavam fazendo R$ 2 mil ou R$ 3 mil por dia. Desde segunda-feira, estão vendendo R$ 20 mil, afirma o promotor de vendas Luan Moura, da Central do Carnaval."

São essas as cifras, meu amigo. Pularam pra R$ 20 mil  as vendas que não chegavam a R$ 3mil por dia, dos abadás do carnaval baiano. Se a PM não encerra o seu protesto os organizadores iam ficar na mão, porque sem segurança não tem festa.

Nada está solto, jogado no ar, flutuando ao sabor do vento. Tudo na vida tem um sopro  por trás, um sopro vital que faz a ligação de tudo com tudo e viabiliza a vida em sociedade.

Os abadás do carnaval da Bahia que o digam...

Valeu!

Abraço!

Rony Lins

Virgem Santíssima...



A bandidagem que não dá sossego  aos terráqueos agora deposita sua cobiça e falta de noção em terreno divino, sem medo da mão pesada que pode estar a caminho. Vejam só a notícia de hoje, 16.02.2012:

"Criminosos arrombaram a Igreja Matriz de Santo Antônio em Itacambira, no norte de Minas, e levaram cinco imagens sacras feitas no começo do século 18. Foram levadas as imagens de Santo Antônio,  Nossa Senhora dos Passos, São Sebastião, São Gabriel e Santo Agostinho, todas de argila. Elas estariam avaliadas em mais de R$ 1 milhão."


Pai, perdão porque eles não sabem o que fazem. Mas, com sua licença e compreensão, polícia terrena neles pra que tudo fique como dantes no quartel de abrantes. E, nesse caso, o céu não pode esperar...

Valeu!

Abraço!

Rony Lins  

Imperdível...



JOE COCKER, O LENDÁRIO CANTOR, COM SUA VOZ ROUCA E PODEROSA, SUA ALMA BLUESY, JUNTAMENTE COM UMA BANDA DE TIRAR O CHAPÉU, APRESENTAM UM SHOW INESQUECÍVEL NA VIA FUNCHAL, EM SÃO PAULO , NO DIA 29 DE MARÇO DE 2012.

É UM ESPETÁCULO PRA CONTAR PARA OS NETOS E BISNETOS TRINTA ANOS DEPOIS.

VALEU!

ABRAÇO!

RONY LINS

Curtinha...



Da cantora Angélique Kidjo, do Benin, que abre amanhã o Carnaval Multicultural do Rcife:

" Sempre há um lado espiritual na música. Sem espiritualidade não há música e não há vida."

Assino em baixo.

Valeu!

Abraço!

Rony Lins

Poderoso entre os poderosos...



Deu na imprensa de hoje, 16.02.2012:

"Larry Page, diretor-executivo da Google , foi eleito o executivo mais poderoso dos Estados Unidos pela "Forbes". A revista publicou ontem uma lista com nomes de fundadores e funcionários de grandes companhias com até 40 anos que têm cargos de liderança nas empresas mais importantes e bem avaliadas  no mercado americano.

O objetivo é mostrar ao público quem são os homens que tomam decisões nas maiores empresas de capital aberto do país, e que respondem a acionistas e têm grandes responsabilidades. Lista dá destaque a avaliação de mercado das companhias.

Page, cofundador da Google, tem 38 anos e está no cargo desde abril de 2011, quando substituiu Eric Schmidt. Atualmente, a Google tem 13 anos, uma capitalização de mercado de U$ 199,05 bilhões e um verbo próprio - " I'll Google it" (Vou procurar isso no Google), cita a revista."


Simples.

Informação é poder  nos dias que  galopam, ou que voam à jato. Quem tem a informação tem tudo, inclusive, é claro e óbvio, muito poder. E quem sabe procurar a informação e achá-la num átimo de segundo, tem um poder decuplicado. Não dá pra encarar uma parada desse calibre. Não é a toa que o homem é o executivo mais poderoso  dos Estados Unidos. Ele te  acha, meu amigo, onde tu estiveres...


Valeu!

Abraço!

Rony Lins

Barra pesada...



NO Globão de hoje, 16.02.2012, a entrevista com Trita Parsi, especialista em política externa para o Oriente Médio, dá o que pensar. Leiam:

" Como o senhor  analisa os gestos de Teerã sobre seu programa nuclear?

Trita - Penso que os iranianos  estão tentando forçar o poder de negociação dizendo que podem produzir combustível para o reator nuclear.

Qual a possibilidade  de uma solução pacífica e negociada?

Trita - No final, quanto mais se entra na dinâmica do conflito, fica mais fácil escalar degraus adicionais  nesta direção. É neste caminho que se está indo. Chega-se num certo ponto em que não há mais controle desta dinãmica. Ainda não estamos neste estágio, mas deveremos alcançá-lo logo. É uma situação perigosa: empurrar a questão até um clímax, na esperança de que ambos os lados se tornem mais maleáveis para negociar seriamente. Mas o clímax pode também acabar numa guerra em vez de uma negociação..."


Barra pesada, sem dúvida alguma. Haja bom senso disponível por aquelas bandas.

Valeu!

Abraço!

Rony Lins

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cada um tem seu destino...


Do livro citado na postagem abaixo vem uma história que demonstra a especialidade de cada destino neste planeta Terra. Leiam:

"É PRECISO SE LEVANTAR CEDO?

A partir do momento em que a lógica popular desenrola diante de nós a sua sequência de surpresas, é inevitável que vejamos surgir a figura de Nasreddin Hodja. Ele é o mestre nessa matéria. Aos seus olhos a vida é um despropósito coerente, ao qual é fundamental que nós nos acomodemos.

Deste modo, quando era jovem ainda, seu pai um dia lhe disse:

- Você devia se levantar cedo, meu filho.

- E por quê, pai?

- Porque é um hábito muito bom. Um dia eu me levantei ao amanhecer e encontrei um saco de ouro no meu caminho.

- Alguém o tinha perdido na véspera, à noite?

- Não, não - disse o pai. - Ele  não estava lá na noite anterior. Senão eu teria percebido ao voltar para casa.

- Então - disse Nasreddin -, o homem que perdeu o ouro tinha se levantado ainda mais cedo. Você está vendo que esse negócio de levantar cedo não é bom  para todo mundo."

Cada horário, cada hora, cada tempo, uma vida. E no mesmo horário várias vidas e vários destinos. Concordo parcialmente com Nasreddin:  o mundo é mesmo um despropósito, só que cada vez mais incoerente, doido e inconsequente. E por esse motivo, fica cada vez mais difícil se adaptar a essa barafunda toda. Levantando cedo ou tarde, a vida se apresenta difícil, dura e implacável nas suas cobranças.

Talvez Nasreddin tivesse o segredo do cofre e seu maior tesouro: como viver em paz nos dias de hoje...


Valeu!

Abraço!

Rony Lins

Histórias inesquecíveis...



Do livro O CÍRCULO DOS MENTIROSOS, de  Jean-Claude Carrière, vem esta historieta inesquecível:

" A CIÊNCIA POLÍTICA

Um jovem rei exercia seu poder com  o mais absoluto rigor. Mantinha as rédeas da justiça nas suas mãos, baixava seus decretos e cuidava para que suas sentenças fossem executadas de maneira rápida e implacável.

No entanto, a situação não melhorava. Ele sentia sua autoridade cada vez mais abalada.
Certo dia mandou chamar seu principal ministro e lhe disse:

- Mandei executar um grande número de pessoas e no entanto nnguém mostra temor por mim. Como explica isso?

- É simples - disse o ministro. - Você deve aprender o segredo da autoridade. Todos que você mandou executar eram criminosos, culpados. Os outros, por isso,  não têm motivo algum para temê-lo. Se deseja realmente ser temido, deve executar os inocentes.

O rei assentiu com a cabeça. Ele tinha compreendido.

Dois dias mais tarde mandou que executassem o ministro."


A política tem dessas coisas: os resultados muitas vezes fogem ao controle, e as boas intenções nem sempre são o que parecem. Conselho, se fosse bom, seria vendido e não, dado.


Valeu !

Abraço!

Rony Lins

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Direito também é cultura...



BANCO PAGARÁ DANO MORAL COLETIVO POR MANTER CAIXA PREFERENCIAL EM SEGUNDO ANDAR DE AGÊNCIA


O Banco Itaú terá de pagar  indenização por dano moral coletivo por manter caixa de atendimento preferencial somente no segundo andar de uma agência bancária em Cabo Frio (RJ), acessível apenas por  escadaria de 23 degraus. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a condenação de  R$ 50 mil porque considerou desarrazoado submeter a tal desgaste quem já possui dificuldade de locomoção.

......................

O relator, ministro Massami Uyeda, destacou que, embora o Código de Defesa do Consumidor (CDC) admita a indenização por danos morais coletivos e difusos, não é qualquer atentado aos interesses dos consumidores que pode acarretar esse tipo de dano, resultando na responsabilidade civil.

"É preciso que o fato transgressor seja de razoável significância e transborde os limites  da tolerabilidade. Ele deve ser grave o suficiente para produzir verdadeiros  sofrimentos, intranquilidade social e alterações relevantes na ordem extrapatrimonial coletiva",  esclareceu o relator.

Para o ministro Uyeda, este é o caso dos autos. Ele afirmou não ser razoável submeter aqueles que já possuem dificuldades de locomoção (idosos, deficientes físicos, gestantes) à situação desgastante de subir 23 degraus de escada para acessar um caixa preferencial. O ministro destacou que a agência  tinha condições de propiciar melhor forma de atendimento.

O valor da condenação por dano moral coletivo é revertido para o fundo estadual previsto na Lei de Ação Civil Pública (Lei  7.347/85)."

Com informações fornecidas pela Assessoria de Imprensa do Superior Tribunal de Justiça.


Agora, com todo o respeito, fala sério, Itaú...  O sofrimento já é grande com a cobrança de tarifas, talões de cheques, saldos, extratos e todos os penduricahos  e atraparicalhos que atormentam a vida de qualquer cliente de qualquer Banco deste País.

Aí, além disso, o pessoal da melhor idade, sessentinha pra cima, alguns com aquela bengalinha esperta, com dificuldades físicas e dificuldades de locomoção, ainda é brindado com a promoção (talvez visando a saúde dos clientes e aprimoramento da forma física) de subir 23 degraus toda vez que comparecer a agência pra cuidar dos seus problemas...

É de matar...  Cá pra nós, sei não, 50 mil ficou barato para a instituição financeira. É só olhar a canseira que ela deu no pessoal e fazer a conta...


Valeu!

Abraço!

Rony Lins

Por onde andam?



Por onde andam os meninos engraxates com suas caixas de madeiras sobre os ombros, surgindo de onde menos se espera, na oferta simples e simpática de deixar os seus sapatos prontos pra qualquer reunião importante, daquelas que não decidem absolutamente coisa alguma?

Por onde andam esses profissionais tão jovens que carregam no coração e na mente histórias engraçadas e tristes, algumas cicatrizes que nunca se fecharão, lembranças que ja´dariam uma biografia  antes mesmo do início da vida.

Desapareceram das ruas, dos bares, das portas dos shoppings, dos pontos de táxi, das calçadas movimentadas, da frente dos supermercados e das portas centrais dos colossais edifícios que abrigam administração pública e grupos empresariais, numa mistura que sempre garantiu o pão e o leite do dia seguinte.

Histórias desfiadas no mesmo ritmo do pano suxo de graxa, uma batucada surda que vai ficando mais triste à medida que os sapatos se embelezam e se alegram, num contraste  que retrata o dia a dia desses jovens profissionais. Alguns estudam e lutam pelo dinheirinho dos lápis e cadernos, outros engraxam pra comer alguma coisa.
Os rostos, na maioria, são tristes e  desesperançados. Não adianta olhar para o brilho dos sapatos à sua frente, porque suas figuras insistem em não aparecer neles refletidas. São jovens embotados, nublados, sujos de graxa e muito cansados, mas que combatem o bom combate e ainda não entregaram os pontos.

Desapareceram do mapa da Capital Federal, como formigas exterminadas por algum vermífugo até então desconhecido.

Fico pensando, ao não vê-los mais, e sentindo a falta que fazem, que das duas, uma: ou sentiram o desaquecimento do mercado e desistiram, já que todo mundo, endoidecido com a vida que se leva hoje em dia, com preocupações endurecendo o pescoço e  não permitindo a rotação da vista em direção aos sapatos, não tem tempo, pois, pra pensar no brilho deles, ou arrumaram coisa melhor pra fazer, garantindo de forma mais efetiva o pão e o leite do dia a dia.

Boa sorte a todos os engraxates do mundo!

Valeu!

Abraço!

Rony Lins




RELAÇÕES BRASIL-ESTADOS UNIDOS



Esse é o título de um artigo  publicado na imprensa de hoje, 13.02.2012, pelo Embaixador  LUIZ AUGUSTO DE CASTRO NEVES  que foi Embaixador do Brasil na China e no Japão. Leiam:

" Assimetrias de poder  e de estágio de desenvolvimento à parte, não parece haver razões que impeçam os dois principais países do Hemisfério de buscar estabelecer uma relação estratégica, positiva, importante e que, quando necessário, seja também, para usar uma frase  do ex-embaixador soviético em Washington  Anatoly Dobrynin, "um compromisso frutífero de interesses". Os dois países, além das características já mencionadas  em matéria de tamanho territorial, demográfico e econômico, compartilham valores políticos e culturais essenciais. A sociedade brasileira, assim como a norte-americana, tem origem multicultural e multiétnica; é também um "melting pot" que, não obstante os problemas sociais que ainda enfrenta, tem uma mobilidade econômica e social raramente encontrada em outros países.

Do lado de Washington, é de esperar que a importância da parceria com o Brasil receba os devidos reconhecimentos e prioridade. Parcerias não excluem eventuais discrepâncias em relação a certos assuntos. Na realidade, diferenças ocasionais de percepções constituem a essência da convivência entre duas nações democráticas, onde os valores básicos que predominam sõa comuns a ambas.

..........................................

No mundo da razão, 2012 poderia ser o ponto de partida de uma nova fase, de uma nova parceria menos assimétrica, entre as duas mais populosas nações democráticas do mundo  ocidental. O caminho poderá ser complexo e, às vezes,  eivado de dificuldades, de lado a lado. O êxito da empreitada dependerá da capacidade de cada um dos lados avaliar os desafios e as oportunidades de um oportuno relançamento das relações bilaterais com uma visão estratégica de longo prazo e, sobretudo, sem os preconceitos do passado."


Nada a acrescentar. Não existe a ousadia de colocar uma vírgula sequer no belo texto transcrito acima.  Apenas  um desejo de que brasileiros e americanos captem a essência dessas palavras e coloquem-na em prática o quanto antes.
Para o bem da democracia.


Abraço!

Valeu!

Rony Lins

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PÊN ALTI É MUITO IMPORTANTE...



Ontem o Flamento pegou o Madureira pela frente em jogo do campeonato carioca. Venceu com placar sofrido, só 1x0, e, ainda por cima  com ajuda direta do Madureira, que através do seu zagueiro Thiago  fez um gol contra  bem simples e direto.

Ronaldinho Gaúcho  recebeu  na noite de ontem, antes do jogo, o belo depósito bancário de  3,7 milhões, o que anima e inspira qualquer um,  em qualquer  atividade.
E eis que surge um pênalti a favor do Flamengo. E o Gaúcho foi lá e isolou a bola por cima do travessão.

É como dizia Neném Prancha, filósofo  do futebol das areias da praia de Copacabana nos anos 60: pênalti é tão importante que só quem pode bater é o presidente do clube.

Talvez, fosse o caso ontem. Chamava a Patrícia Amorim pra cobrar o penal. Porque o Gaúcho, nem com o incentivo já dormindo na conta bancária conseguiu fazer o gol.
É a pura verdade: pênalti, pela sua importância, sua natureza fatal, pela responsabilidade que cai sobre os ombros  de quem vai se desincumbir da tarefa, como  um saco de cimento de  30 quilos, só deveria ser cobrado pelo presidente do clube.

Em dias de jogos do clube, todo presidente deveria levar a sua sacolinha  para o estádio: calção, camisa, meias e chuteira. E ficar de plantão para qualquer eventualidade...


Abraço!

Valeu!

Rony Lins

DIREITO TAMBÉM É CULTURA...



Deu no Globão de hoje, 10.02.2012:

" O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou ontem o Ministério Público a denunciar o homem acusado de violência  doméstica mesmo sem queixa da vítima. Por 10 votos a 1, em análise da Lei Maria da Penha, os ministros puseram fim à obrigatoriedade de representação da mulher para instauração de processo criminal. O único voto discordante  foi do presidente do tribunal, o ministro Cezar Peluso.

Antes, para iniciar a ação, era necessária uma representação da vítima. Os ministros afirmaram que, na maioria dos casos, a mulher desiste da queixa após sofrer pressões psicológicas e econômicas do agressor. Havia ainda a possibilidade de a mulher  retirar a queixa.

"Se ela não  representar e houver a notícia-crime por um vizinho que cansou de ouvir e ver as  consequências das surras  domésticas, se terá a persecução (processo), deixando-se a mulher protegida, porque o marido não vai poder atribuir a ela  a ação penal", disse o relator, Marco Aurélio Mello."

A coisa ficou preta para os machões e covardes que sentam a borduna dentro de casa e aterrorizam mulher e prole. Confiantes na tibieza da própria vítima e nas ameaças, caso esta pensasse em recorrer à autoridade policial, os porradeiros, muitos deles pudins de cachaça de gosto horroroso, iam e vinham na sua atitude agressiva, cruel e predatória, sem que sofressem qualquer represália judicial, eis que a mulher não representava contra eles.

Agora, não.

Agora, independe da vontade da mulher atingida em denunciar a agressão  para que se instaure o inquérito policial, seguido pela denúncia do ministério público e apreciação do fato pela autoridade judicial.  Até o vizinho pode fazer a comunicação para que o agressor  seja levado às barras da justiça.

A farra acabou. Agora é pão, pão, queijo, queijo.  Bateu, levou. E levou da mão pesada da Justiça.

Bom demais. O País subiu ontem 500 degraus na escada da  credibilidade perante os seus habitantes.


Abraço!

Valeu!

Rony Lins 

VIDA MUITO LOUCA...



ENÓLOGO É ACHADO MORTO EM TANQUE DE VINHO


O enólogo Cléber de Oliveira Andrade, de 50 anos,foi encontrado morto ontem dentro de um tanque de vinho em Barra do Ribeiro, no Rio Grande do Sul. Para o delegado Luis Ricardo Bykowski  dos Santos, Andrade sofreu  um acidente de trabalho, porque o corpo não tinha sinais de violência. Segundo o policial, é possível que, em razão da fermentação da uva, o gás carbônico tenha deixado Andrade tonto e ele caiu.

Em tempo: é de 4 metros a altura  do tanque de  vinho onde o enólogo caiu.

Abraço!

Não valeu

Rony Lins

PERIGO NO AR...


Deu na imprensa de  hoje, 10.02.2012:

" Apesar de considerar a privatização dos Aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília positiva, o fundador da Azul, David Neeleman, se diz preocupado com o possível aumento de custos para as companhias aéreas. "O ágio pago foi grande e as empresas têm de ter retorno do investimento. Quando os custos dos aeroportos são altos, as passagens sobem e menos pessoas viajam", diz. Segundo ele, se isso ocorrer, o alto valor arrecadado pelo governo com o leilão será apenas um benefício de curto prazo para o governo."


Quer dizer, pela grana que pagaram, os empresários  que arrendaram os aeroportos vão buscar com unhas e dentes o retorno do pesado investimento. Se uma companhia aérea tem medo  que o aeroporto fique caro pra ela, imagine o que não vai sobrar para o passageiro. Passagens mais caras, é uma lógica redundante. Depois vem os outros precinhos, tais como, estacionamento, alimentação,  e até o cafezinho de fé, tudo decolando com disposição. Esperemos, pois, os novos aeroportos e seus preços incumbidos de justificar os investimentos. Quem viver, voará...


Valeu!

Abraço!

Rony Lins

ÉTICA TAMBÉM É ISSO...



RICARDO GOMES SEM CONTRATO

Ricardo Gomes, afastado do futebol após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em agosto do ano passado, está sem contrato com o Vasco desde 31 de dezembro. O clube o procurou para renovar o vínculo, mas ele não quis. Prefere negociar somente quando estiver pronto para reassumir o time. "A diretoria insistiu  para que eu assinasse a renovação de contrato no fim do ano passado, mas só vou assinar quando estiver 100%", disse Gomes.

Já pensou se todo mundo na terra do pau brasil se conduzisse da mesma forma? O País estaria  bem melhor na fita.


Valeu!


Abraço!

Rony Lins

QUEIMANDO A LÂMPADA DO GÊNIO...



FBI libera ficha de Steve Jobs


A ficha de Steve Jobs na polícia federal americana (FBI) revelada nesta semana, detalha uma investigação de 191 páginas que contém depoimentos ácidos de antigos colegas. O cofundador da Apple chega a ser descrito, no documento, como indivíduo  de "caráter questionável", "falso", "que distorceria a realidade para alcançar seus objetivos". Uma fonte diz ainda que Jobs usava drogas ilícitas livremente na universidade, incluindo maconha  e LSD. O documento é datado de 1991, quando o empresário foi considerado para participar de um comitê de comércio internacional no governo de George H. W. Bush.
Jobs acabou não entrando para o governo americano.
Parece que Deus escreve certo por linhas tortas...


Valeu!

Abraço!

Rony Lins

TRISTEZA...



 Morreu no dia 3 de fevereiro último o cineasta e roteirista norte-americano Zalman King que dirigiu ORQUÍDEA SELVAGEM,  produziu e foi um dos roteiristas  do  inesquecível 9 1/2 SEMANAS DE AMOR, de 1986, estrelado por  Mickey Rourke e Kim Basinger. Morreu aos 70 anos ., vítima de cãncer. Zalman misturava aspiração artística com pornosoft, e adorava fazer seus filmes a partir da perspectiva das mulheres. Sua companheira, Patrícia Knop, o ajudava na criação de alguns roteiros.

Impossível esquecer  9 1/2 Semanas de Amor, com muito sexo e loucura rolando pelas ruas de Nova York, com Rourke fazendo o executivo bem sucedido, doidão, e cheio de idéias na hora de transar com a funcionária de uma galeria de arte chamada Kim Basinger.

O pornosoft era isso, um sexo forte, mas não apelativo e grosseiro. Uma sensualidade servida na taça de champagne. Um cult. Os casais, por certo, saíam do cinema pensando a mesma coisa: será  que dar  pra fazer a mesma coisa com a gente?


Valeu!

Abraço!

Rony Lins

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

CAFÉ ESPERTO...



E a Starbucks, a maior rede de cafeterias do mundo, acaba de se instalar na Índia.
Durante mais de dez anos a poderosa americana limitou-se a importar os grãos da terra de Ghandi, entre outros países fornecedores. Agora, atenta a um mercado de classe média estimado em 300 milhões de pessoas, a gigante do café, entre outras delícias, resolveu desembarcar na Índia onde pretende inagurar 50 lojas nos próximos oito meses.

Olha, gente, cafezinho pra  300 milhões, é pra encher o bolso de grana de qualquer um. O problema é convencer o indiano de classe média que o café é mais gostoso do que o chá, mais charmoso, mais benéfico e que tem espaço pra todo mundo no mercado. Se os indianos acreditarem, provarem e gostarem da rubiácea a rede de cafeterias aumenta mais ainda o espaço da sua sala do cofre, à la Tio Patinhas.

No mínimo eles vão dizer para os indianos o seguinte: tome aqui o café feito no seu país, com grãos produzidos por vocês. Apoiem o café indiano, vejam como vocês produzem o melhor café do mundo. Assim, até eu, Zebedeu. Agora,  a grana vai para ...  Deixa pra lá...

Valeu!

Abraço!

Rony Lins

BEATLES SEMPRE...


A Faculdade de Letras da PUC do Rio de Janeiro abriu um curso de extensão sobre os Beatles. O título do curso é: "Beatles, História, Arte  e Legado", e pretende estudar e investigar a influência dos Fab Four sobre a sociedade moderna e  pós-moderna, e, ainda,  como os Beatles influenciaram, e de que modo o fizeram, as cabeças e almas de várias gerações.

Estudar o reflexo do comportamento dos músicos ingleses nas atitudes  dos jovens, dos não tão jovens e dos pós-maduros, seja quanto à linguagem, o modo de vestir, as emoções e paixões, enfim, como o mundo mudou e qual a participação dos Beatles nessa fuzarca  geral em todos os sentidos.

O curso  vai de abril a junho de 2012, com vagas limitadas.

Beatles sempre, em qualquer lugar, a qualquer hora, essa é a grande verdade. Virar doutor em Beatles é lembrar de um tempo gostoso, romântico, é trazer à tona emoções que o tempo tenta apagar e não consegue, lembrar daquele beijo inesquecível, e dizer na sala de aula, na frente de uma rodinha de beatlemaníacos, que todo mundo já teve um dia na vida o seu Cavern Club particular.

Grande idéia, PUC!

Valeu!

Abraço!

Rony Lins

DIVULGANDO O BLOG...



O Blog  HERÓISNÃOTÊMIDADE.BLOGSPOT.COM já conta com seu cartão de visitas e divulgação confecionado  pelo Johny Bruno, também diretor de redação.
Ficou muito bonito, criativo e capaz de expressar, na justa medida, o escopo do Blog, que é o de informar, comentar o belo e o feio, e entreter os seus leitores.




Os responsáveis pelo Blog já estão distribuindo os cartões entre os amigos.
Confio, como simples redator, torcedor e amante deste Blog, que agora sim, chegaremos à incrível marca de 5 leitores fiéis.

Parabéns Johny Bruno pelo seu talento e pela beleza do cartão do Blog.

Você vai longe, garoto!

Abraço!

Valeu!

Rony Lins

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

FERNANDA WANG



Fernanda Wang, estudante de teatro e Internacionalista em Brasília (DF), vai deixar a capital federal  no próximo mês de março para estudar teatro  no Centro de Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro (RJ). A moça resolveu abraçar o teatro pra valer, abraço apaixonado e não simples amasso, e pretende seguir a profissão após o curso de  dois anos e meio no cenário carioca.

A saudade  já chegou e o coração fciou um pouco mais apertado só com a notícia. Mas, por outro lado, a felicidade  da Fernanda é a nossa felicidade, e se o caminho é esse não há porque evitá-lo.

Todas as felicidades do mundo pra você Fernanda e que os Deuses do palco estejam do seu lado e lá no seu poderoso gogó quando você soltar aquelas falas maravilhosas que inebriam platéias de todas as idades.

Teatro é sempre teatro e ele seduz de forma avassaladora. Por isso eu  compreendo a sua partida. O chamado é irrecusável e a profissão sublime.

Todas as felicidades do mundo minha querida e muito sucesso!

Ah, quando eu for lhe assistir faço questão de pagar inteira, e não vou usar a meia de sexagenário de jeito nenhum. Pai é sempre pai, em qualquer situação da vida.


Valeu!

Abraço!

Rony Lins

PAPEL DO EXÉRCITO...



Notícia publicada no jornal Estado de São Paulo de hoje, 7.2.2012, discute papel do Exército nos conflitos e distúrbios de rua nas principais cidades brasileiras. Leiam:

" O uso recorrente das Forças Armadas em conflitos e distúrbios de rua nos centros urbanos brasileiros pode banalizar o papel do Exército e colocar em risco a população das cidades que recebem esses efetivos. A opinião é de estrategistas e especialistas ouvidos pelo Estado .

Para eles, a Força Nacional de Segurança, criada durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acabou perdendo espaço desde o fim do segundo mandato dele. A Força é formada por contingentes de policiais enviados de todas as Unidades da Federação, para atuar em momentos de emergência.

O protagonismo das Forças Armadas na invasão e ocupação do Complexo do Alemão, no Rio, foi um divisor de águas que consolidou essa mudança de postura. Durante o governo de Dilma Roussef, segundo os especialistas, o Exército voltou a ser usado em excesso. " Os soldados  do Exército são treinados para aniquilar os inimigos e não para deterem suspeitos e entregá-los à Justiça", diz o cientista político Alexandre Fucille do Núcleo de Estudos Estratégicos da Universidade de Campinas (NEE-UNICAMP) e professor da Faculdade de Campinas.

O ex-secretário Nacional de Segurança Pública, José Vicente da Silva Filho, concorda. "A população acaba correndo risco diante de soldados que usam fuzis e não foram treinados para lidar com situações de tensão como essas."




Os argumentos dos especialistas, é claro, têm peso na balança. São preocupações que devem constar dos estudos realizados pelas autoridades de segurança em operações desse calibre. Mas, às vezes, como no complexo do Alemão, a situação chega ao fundo do poço e a ausência do Estado, com a consequente submissão dos moradores do local às regras da bandidagem, pode desaguar no pedido, por parte dos governantes, para que as forças armadas atuem  na garantia da lei e da ordem pública, como estabelecido na Constituição Federal.

É certo que  os soldados integrantes de tais Forças não são treinados para tais afazeres. Recupere-se, pois, a figura da Força Nacional de Segurança, ou sejam treinadas as Forças Armadas para tais operações de emergência.

Agora, a cena dos traficantes e malfeitores em desabalada  carreira por uma estrada, abandonando o lugar de sempre, fugindo das Forças Armadas, em confissão cabal de que contra elas não valia a pena lutar, é inesquecível, e trouxe muita paz e alegria aos moradores do local.

Sem as Forças Armadas na operação talvez não se obtivesse o resultado ardentemente desejado.


Abraço!

Valeu!

Rony Lins

Abraço!

Valeu!

Roni LIns  e Johny Bruno

OBAMA LIDERA...






E a imprensa internacional de hoje  diz que o presidente do EUA, Barack Obama, tem a preferência  de 52% dos americanos, enquanto Mitt Romney - que lidera a corrida presidencial republicana - tem 43% das intenções de voto, de acordo com uma pesquisa divulgada ontem pelo jornal The Washington Post e pela rede  de TV ABC. É a primeira vez nas enquetes que Obama tem mais da metade das intenções de voto. Sua vantagem, porém, diminui entre os eleitores filidados a um dos dois partidos, com 51% de apoio para o presidente e 45% pra o ex-governador de Massachusetts."





É o tal negócio, filho de peixe peixinho é. Falou em corrida, já vem o Obama na frente. É bom lembrar que ele é filho de um queniano e que ninguém bate um queniano em São Silvestre ou qualquer dessas maratonas da vida. Com o Quênia correndo nas veias, Obama já lidera uma outra corrida, aquela que no final não tem um pódio, mas tem uma cadeirinha na Casa Branca.

O Romney vai ter que suar a camisa para encostar no atual presidente, pois se o negócio é corrida o pai deve ter ensinado muita coisa boa para o seu filho. O homem já está  na liderança.... Haja maratona...


Valeu!

Abraço!

Rony Lins e Johny Bruno

CHÁ VERDE QUERIDO...



Vem de Nova York a confirmação de uma boa notícia sobre o chá verde, já conhecido dos brasileiros. Leiam:

" Idosos que bebem chá verde regularmente podem ficar mais ágeis e independentes  que seus contemporâneos, segundo estudo feito no Japão. O chá verde contém antioxidantes que ajudam a evitar danos celulares.

Pesquisadores estudam  o efeito do chá contra diversas  doenças - de colesterol alto a câncer. No novo estudo, publicado no  AMERICAN JOURNAL OF CLINICAL NUTRITION, cientistas examinaram se os consumidores da bebida tinham menor risco de ficarem incapazes conforme envelhecem.

Yasutake Tomata, da Escola de Medicina da Universidade  Tohoku, e colegas acompanharam 14 mil pessoas com mais de 65 anos por três anos. Observaram que os que  beberam mais chá verde eram os menos propensos a "incapacidade funcional" ou problemas com atividades diárias e necessidades básicas.

Os resultados mostraram que 13% dos que beberam menos de uma xícara de chá verde por dia se tornaram funcionalmente incapacitados; entre os que beberam pelo menos cinco xícaras por dia, o índice é de 7%




...........

O estudo não provou que só o chá verde mantinha as pessoas ágeis. Os aficionados do chá geralmente seguem dietas mais saudáveis, têm maior instrução, fumam menos, têm menos ataques  cardíacos e derrames e maior acuidade mental. Mas a bebida sozinha foi relacionada a um menor risco  de deficiência.

Embora o chá verde seja seguro em pequenas quantidades, ele contém cafeína e vitamina K, o que pode interferir com anticoagulantes."



Chá verde querido você é uma potência na prevenção de uma série de doenças graves. E é relaxante, calmante, mas não, até prova em contrário, broxante.

Agora, cá pra nós, esquisito mesmo é o nome da universidade japonesa, onde foram realizados os estudos: Universidade Tohoku... Que coisa... Mas eu confio, sim, na pesquisa, e vou providenciar, de hoje em diante, cinco xícaras diárias do nosso milagroso verdinho aí de cima.





Valeu!

Abraço!

Rony Lins e Johny Bruno

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

HOBBES E A ÁGUA DE COCO


Impressionantes os números que circundam e colorem a greve da polícia militar no Estado da Bahia, já em andamento desde a semana passada.

Em 5 dias  48 assassinatos, lojas saqueadas, shows cancelados, assaltos em penca pra todo o lado, furtos e roubos rigorosamente praticados dentro da diferença que lhes empresta o Códio Penal Brasileiro. O comércio  fechando às 5 da tarde, pessoas assustadas  dizendo na televisão que andam pelas ruas com a proteção de Deus, pois a segurança é zero, e por isso mesmo algumas aulas foram suspensas.

É inacreditável o poder da bandidagem e a sedução que ela joga sobre alguns seres humanos que poderiam estar fazendo  outra coisa, pelo menos não atrapalhando já que não querem ajudar de jeito nehum.

Alías, existiu  um senhor no século XVII que já dizia naquela época que sem o Estado, sem a porrada oficial, legal  e legítima, sem a restrição de uma parcela das liberdades e faculdades individuais em benefício da coletividade, do todo, o homem vai à falência, desce aos escombros, a coisa não anda e vira um circo de horrores, o homem se torna lobo do homem e passa a viver no estado de natureza, no qual, usando termos de hoje, ninguém é de ninguém, e vale tudo porque não tem ninguém pra vigiar os nossos deslizes, as nossas violências e os nossos crimes.

É tirar a polícia das ruas e a sociedade sai do ritmo normal e não sobrevive um mês.

Thomas Hobbes já dizia isso no século  XVII, ao afirmar que a sociedade  tem que aproveitar o medo que todo mundo tem de ser atacado por qualquer um para limitar a liberdade individual em benefício de um corpo político chamado Estado, que protegerá todos ao mesmo tempo, como compensação pelas perdas sofridas nos interesses individuais. Parece que Hobbes já adivinhava muito antes dos grevistas de Salvador os perigos que rondariam a capital baiana com a greve da sua polícia militar.

E no dia 1º de fevereiro deste ano, o Presidente do Supremo Tribunal Federal, na abertura do ano judiciário, com a erudição que lhe é peculiar, assentou que uma sociedade  que aceita o enfraquecimento do seu Poder Judiciário,  a pressão para apequená-lo e à ordem jurídica estabelecida, caminha  para a barbárie e  para o suicídio.

Penso ter divisado a figura de Hobbes  ali pela praia do Farol, em Salvador, tomando uma água de coco. No canto da boca, se não me engano, um risinho de quem sabe das coisas, ou que vê suas previsões se confirmarem quatro séculos depois de realizadas.




Pelo que se vê na Bahia, antes mesmo que a pressão sobre o judiciário se intensifique, como teme e prevê o seu Presidente, a barbárie já deu as caras e anda fazendo das suas.
Bastou recolher o cassetete que as coisas desandaram de forma vergonhosa.

Parece que o homem, como dizia Hobbes, quando se vê solto, despreza a própria liberdade, macula a sua própria dignidade e sai rosnando pelas ruas.

E quem vai encarar um lobo  solto, zangado, de garras afiadas, rosnando bem na sua frente?

Fala sério...

Boa água de coco sr. Thomas...


Valeu!

Abraço!


Rony Lins e Johny Bruno

PASSO DE TARTARUGA...



A revista CARTA CAPITAL publica na edição de 8 de fevereiro de 2012 artigo  do Desembargador aposentado  WALTER  FANGANIELLO MAIEROVICH sob o título  REFORMA DO JUDICIÁRIO, JÁ, no qual as estatísticas esgrimidas pelo autor deixam a gente assim, meio sem graça. Falando sobre a lerdeza na solução dos litígios o articulista diz:

"A propósito de duração processual média e o entrave nos negócios, o Banco Mundial analisou 181 países  e a morosidade colocou o Brasil no 100º posto. Poderia ser pior, pois fora do cálculo ficaram os precatórios brasileiros, cujos credores já não têm  esperança de receber em vida.
...................

Por evidente, uma reforma no Brasil deve atacar a morosidade na solução  de litígios. Sobre o tempo de duração média processual e de execução para a parte lesada receber o seu crédito, na Alemanha isso leva 394 dias. Na França, o julgamento definitivo  de crédito contestado ocorre em 331 dias. No Brasil, a duração  do processo é longa e o pagamento, em casos de precatórios, pode levar uma eternidade. A crise do euro já identificou a morosidade judiciária  como um dos entraves para o crescimento e a geração de empregos, com reflexo no Produto Interno Bruto dos países..."




Quer dizer, a morosidade judiciária desagua na morosidade do progresso do País. Os investidores, os empreendedores, aqueles que fecham contratos e adquirem obrigações, ou mesmo créditos, precisam estar amparados em legislação moderna e protetora dos direitos  envolvidos nos negócios entabulados, assim como  um poder judiciário que decida em tempo hábil as querelas que obstruem a caminhada dos negócios.

A interdependência é total no mundo globalizado de hoje, e é de sabença geral que um resfriado na China pode acabar em pneumonia no Brasil.

O difícil é mudar a cabeça das pessoas e espantar o querelismo da cultura oficial do País. Brigar por brigar, às vêzes, não é bom negócio. Com uma legislação processual que diminua as oportunidades de procrastinação dos feitos a coisa pode mudar de figura.


Valeu!

Abraço!

Rony Lins

CONTANDO UM CONTO...



A VIDA NÃO É O QUE PARECE...


Sinal vermelho no trânsito caótico, doido e perigoso. Tempo breve de relaxamento, momento cronometrado pra dar uma esticada nos braços ou pernas, cada um sente em algum lugar, e uma espiadinha básica no carro ao lado.

Não pode ser...

Ele olhou por olhar e a loura de cinema, pilotando um carraço de novela das nove, fez um gesto qualquer, jeitão de convite, já que o indicador apontava pra  ele.

Falar comigo? - ele colocou o próprio  indicador no peito, o coração quase arrebentando. A voz foi mais gestual, o vidro fechado e o inusitado do lance não permitiam a troca de sons. Ela repetiu e o indicador apontou de novo. O espaço para dúvidas não existia mais. Era com ele. Uma louraça pilotando um navio e ainda fazendo contato num sinal de trânsito vermelho.

A mega sena, ainda que uma vez na vida, pode sair, quem sabe, só ganha quem joga...

Ele tentou jogar e lembrou que o vidro do carona estava fechado, dificultando a resposta que deveria ser dada o mais rápido possível à motorista à sua direita.

Esticou-se todo, sentiu que uma vértebra estalou de forma perigosa, a falta de exercícios físicos era um pecado reconhecido por ele, e quando levantou a cabeça o sinal abriu.

Merda, mil vezes merda!

A mega só sai uma vez na vida, um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, são ditados populares que nos enchem de sabedoria e tristeza a vida inteira.  Acelerou, tentou acompanhar o bólide do mulherão, ela diminuiu, deu uma colher de chá pela segunda vez, agora o vidro do carona arriado, vai que é sua Marivaldo!

Quando foi quase se contundiu. Um caminhão de leite entrou entre eles e a paisagem estonteante, paradisíaca, no meio do asfalto quente da grande avenida ficou vazia, sem vida, mas mesmo  assim o coração continuava a mil.

O sinal vermelho de novo e o caminhão de leite entre os dois, frustrando, quem sabe, uma noite inesquecível, daquelas que você só conta para o único amigo que tem, depois de juramento em cartório, selado e comprometido, com penas severas pelo descumprimento da manutenção do sigilo.

Ficou emputecido ao mesmo tempo que sonhava. Maldito caminhão de leite, malditas vacas do mundo inteiro que produzem leite todo dia a toda hora, invadindo a vida de todos nos momentos mais impróprios.

O sonho  não se esvaía  apesar do caminhão de leite. Pensou no diálogo, nas perguntas, nos ajustes, no meu ou no seu apartamento, um jantar hoje com vinho português, aquele único que eu já tomei na vida, quem sabe, amanhã, na hora do almoço, se ela for casada, a vida é bela pelas oportunidades e pelo cardápio de variações que oferece.

Sinal aberto, vidro da direita aberto, o caminhão arranca sonolento, ela avança e diminui esperando que ele emparelhe outra vez.

Minha Senhora dos Necessitados eu não mereço tanta deferência, ela não viu a barriguinha que estraga a estampa de forma implacável. Mas o resto agradou, viver o momento e lutar pelos próximos é o que vale na vida.

E ele emparelha, ela faz um gesto avisando que devem entrar num estacionamento de um supermercado logo adiante.  Pensou que ia ter um troço, o coração na garganta, o resto subindo, tudo ao mesmo tempo, nada no lugar, dirigir  já era perigoso àquela altura.

Pararam.

Saltou de um pulo reconhecendo que a ansiedade pode jogar merda no ventilador. Deu dois passos e parou quase desabando com o rosto no asfalto. A voz era bonita como a dona. De dentro do carrão ela foi rápida e rasteira:

- Sua porta da direita está aberta. Eu estava tentando lhe avisar. Tchau! -  E arrancou sem dizer mais nada, porque nunca houve qualquer sílaba a mais para ser trocada  entre aqueles dois gladiadores do asfalto.


Valeu!

Abraço!

Rony Lins

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Mulheres e o Muay thai



Deu no Estadão de hoje, 3.2.2012:

"MUAY THAI INVADE ACADEMIAS E GANHA AS MULHERES


O muay thai, antes ensinado apenas  nas escolas de artes marciais, agora virou a grande atração das academias de ginástica de São Paulo. Mulheres  de todas as idades lotam as salas  de aula para aprender  golpes  de defesa pessoal, que prometem queimar até  1 mil calorias durante uma hora  de prática intensa.

O treinamento é pesado. Pelo menos em 40 dos 60 minutos  da aula, os alunos  passam por um circuito de exercícios aeróbicos. Além de correr  em círculo, fazem polichinelos, abdominais e flexão, sem parar. Só depois partem para os golpes. Valem socos, chutes e até ataques com os joelhos e os cotovelos."

O esporte começou a se popularizar entre as mulherees quando a apresentadora Sabrina Sato anunciou que a sua boa forma vinha justamente da prática dessa modalidade de luta. Logo depois, foi a vez de a global Christine Fernandes se revelar uma adepta do esporte..."




Meu amigo, cuidado. Se a sua namorada for uma paulista, é preciso cautela, e preliminares longas, cuidadosas, um bom diálogo antes para evitar um depois meio amargo.  Isso se compreende quando você fica por dentro do muay thai. A mesma imprensa ensina que:

" Na Tailândia, o muay thai é um esporte milenar e tradicional, que ainda faz parte do treinamento de sua força militar. Por ser parecido com o boxe tradicional, luta que nasceu nas ruas da Inglaterra, o muay thai ganhou o mundo como boxe tailandês. No Camboja, porém, é conhecido como pradal serey, e na Malásia, de  tomoi. Essa luta teria surgido há 2 mil anos, quando agricultores chineses imigraram para a Tailãndia. Em solo estrangeiro, acabaram misturando golpes  de kung fu com os de luta de rua para defesa. O MUAY THAI PREVÊ SOCOS, CHUTES, JOELHADAS E COTOVELADAS. NÃO SE CONFUNDE COM O CARATÊ, QUE PERMITE APENAS SOCOS E CHUTES."


Bem que as paulistas podiam ter ficado com o caratê, aquele em só vale  socos e chutes. Agora, joelhada e cotovelada já é demais, brocha qualquer um. Cuidado leitor, cuidado com a sua namorada. Se ela fizer muay thai jamais esqueça o presente do dia dos namorados...


Abraço!

Valeu!


Rony Lins e Johny Bruno

A VIDA É INCRÍVEL...



Está todo mundo falando no assunto, quem entende e quem não saca bulhufas. O lançamento de ações do  FACEBOOK que deve ocorrer em maio próximo. Os bilhões a serem arrecadados, os novos acionistas milionários e os bilionários que já participam da farra do bate papo na rede social mais famosa do planeta: 845 milhões de usuários.

Mas, em que pese o fascínio dos prodígios econômicos que envolvem tudo que se relaciona com o FACEBOOK, surgem, aqui e acolá, histórias inacreditáveis que mostram bem que a vida quebra qualquer  bola de cristal  que tente interpretá-la, e que a montanha-russa diária que nos leva nesse sobe e desce louco só tem fim quando o Homem lá em cima para o brinquedo e comanda olhando nos seus olhos: desce!
Vejam essa que bordeja o lançamento de ações do FACEBOOK:

"GRAFITEIRO QUE RECEBEU AÇÕES POR PINTURA NA EMPRESA PODE LUCRAR US$ 200 MILHÕES





O grafiteiro que aceitou ações do  FACEBOOK em vez de dinheiro pela pintura das paredes  da primeira sede da rede social fez uma aposta sagaz. As ações pertencentes ao artista, David Choe, poderão valer até  US$ 200 milhões quando os papéis  do  FACEBOOK forem negociados em bolsa, ainda este ano.

Em 2005, Choe  foi convidado a pintar murais  nas paredes  dos primeiros escritórios do  FACEBOOK em Palo Alto, Califórnia, por Sean Parker, então presidente do FACEBOOK. Como pagamento, Parker  ofereceu a Choe a opção entre dinheiro na faixa dos milhares de dólares, segundo várias pessoas que conhecem Choe, ou ações  aproximadamente no mesmo valor.

Choe, que na época teria dito que a idéia do  FACEBOOK era "ridícula e descabida", mesmo assim aceitou as ações. O seu pagamento está valorizado em aproximadamente US$ 200 milhões, segundo algumas pessoas  que conhecem Choe e executivos do  FACEBOOK."


O rídiculo e descabido vale  200 milhões de dólares. A vida é incrível, imprevisível, cruel e bela. De hoje em diante, se  o camarada lançar um site social para interação de cachorros, eu  pinto as paredes da salinha do escritório dele.  E como pagamento eu quero participação na empresa. Sei lá o dia  de amanhã, sei lá pra  onde vai essa tal montanha-russa...


Valeu!

Abraço!

Rony Lins  e Johny Bruno

BRASIL BEM NA FITA...



A imprensa de hoje, 3.2.2012, informa que as captações de grana no exterior por parte de empresas brasileiras já passa dos US$ 12 bilhões, com fôlego e possibilidade para mais de  US$ 55 bilhões. A demanda de investidores estrangeiros por papéis emitidos por empresas brasileiras é fome de urso polar procurando foca . Do início do ano até agora, as emissões no exterior já somam, como dito, mais de US$ 12 bilhões, com os gringos querendo colocar no País mais  US$ 40 bilhões se as empresas nacionais toparem.

Investidores europeus e americanos são os que mais têm procurado os papéis brasileiros, mas agentes da Ásia e da América do Sul também estão comprando papéis.

Segundo especialistas dos bancos de investimento e das companhias que captaram recursos, uma das razões para tamanho interesse é que os juros nos Estados Unidos e em alguns países da Europa estão muito baixos, com taxas reais negativas.  Isso força a busca por ativos mais rentáveis. Além disso, as companhias do País têm bons fundamentos e estão crescendo.




A maior procura dos estrangeiros foi pelos papéis emitidos pela Petrobrás. A demanda chegou a US$ 27 bilhões, um recorde para uma empresa da América Latina. O Banco do Brasil, no cumprimento de seu objetivo, também não foi mal: emitiu US$ 1 bilhão e tinha reserva para mais  US$ 6 bilhões.


Tudo bem que os gringos procurem o investimento que lhes proporcione maior retorno e os juros na Europa e EUA não estão atraentes. Mas, com tudo isso, eles não colocariam o seu rico dinheirinho no fogo se não confiassem nas empresas onde estão investindo. Por isso, o Brasil vai bem na fita...


Valeu!

Abraço!

Rony Lins

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

FACEBOOK MAIS RICO...



A imprensa de hoje, 2.2.2012, noticia que a rede social  FACEBOOK apresentou ontem à Securities and Exchange Comission (SEC, a  CVM americana) o prospecto inical de sua abertura de capital (IPO, na sigla em inglês). Pelo prospecto, o  FACEBOOK  pretende captar  US$ 5 bilhões com a nova jogada que ainda não tem prazo certo, gerando as especulações em torno do mês de maio como data limite.

Se concretizada, a abertura de capital será a maior da história das empresas de internet. O recorde atual é do Google, que conseguiu captar cerca de US$ 1,9 bilhão com sua oferta inicial de ações em 2004. O valor a ser captado pelo FACEBOOK poderá crescer até o dia da operação, dependendo da demanda pelos papéis. Há previsões de que poderia chegar a US$ 10 bilhões.

O  FACEBOOK teve uma receita de US$ 3,71 bilhões em 2011 e chegou ao fim do ano com 845 milhões de usuários. O lucro operacional foi de US$ 1,76 bilhão. O fundador e  CEO da empresa, Mark Zuckerberg, tem uma participação de 28%.


Estonteantes as cifras que  sempre envolvem o  FACEBOOK. Sempre se fala no bilhão com uma facilidade que emudece o simples mortal como o redator do Blog. A vida é realmente imprevisível, cruel e bela, por um bilhão de razões. Um garoto num quarto de universidade, pequeno gênio da informática e grande nerd da matemática, capta um anseio dentro da universidade,  que não é outro senão o mesmo que acompanha o homemm desde os seus ancestrais, falar com o outro, saber do outro e se mostrar para o outro, já que sem essa troca de idéias e opiniões, ou seja, sem o outro a vida não existe. Então,  ele sente a eletricidade no ar pedindo a instalação de uma corrente que canalize tudo isso sem desperdício de tempo ou endereço, e num lance único de genialidade, misturada com esperteza, ele aproveita uma idéia já madura de outros nerds (sengundo o livro e o filme  A REDE SOCIAL) e joga no mundo a isca do  FACEBOOK.

E hoje o garoto lança ações do seu projeto, da sua idéia, enfim, da sua empresa. E pode captar 10 bilhões de dólares do mercado, porque o seu produto é inesgotável, mais seguro que petróleo, já que todo mundo quer falar com todo mundo o tempo todo, e esse desejo não tem data marcada pra terminar. Com uma boa imagem, bem administrada, a empresa vai chegar a  1 bilhão de usuários e aí o seu valor vai a  100 bilhões na bolsa de valores.

Quanto não valem, meu Deus, essas conversas de todos os dias sobre os mais variados assuntos, dos mais ácidos aos mais doces? Valem muito, somas inimagináveis, quantias astronômicas. É muito bom ter alguém para conversar, trocar idéias, estar conectado nos dias de hoje.

Agora, como sabe Zuckerberg bem melhor do que todos nós: o importante é você entrar no meio da conversa, viabilizar o bate papo geral, permitir que um escute o outro, fazer com que o mundo troque idéias sem parar e se ouça quando quiser e na forma que lhe convier, sem aconselhar ninguém a fazer nada que não queira.

Porque, é de sabença geral, conselho não se vende, se dá. E Zuckerberg ganha o tempo todo sem abrir a boca. Que o digam o preço de suas ações em bolsa...


Valeu!


Abraço!

Rony Lins

MASSAGEM VALE A PENA...



Deu no Estadão de hoje, 2.2.2012, uma matéria importante. Leiam:

"CONFIRMADA A AÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA DAS MASSAGENS


A massagem tem uma ação muito parecida com a dos tradicionais anti-inflamatórios  e é eficaz na reabilitação de músculos que sofreram lesões. É o que mostra um estudo divulgado ontem pela revista Science Translational Medicine.

Trabalhos anteriores comprovavam os efeitos práticos da massagem, mas nenhum desvendava as complexas reações bioquímicas que explicam  por que ela funciona. " Há consenso de que a massagem produz bem estar", afirma Simon Melov, do Instituto Buck, nos Estados Unidos."Agora temos base científica para explicar como ela atua."

Normalmente o esforço físico produz lesões nas fibras dos músculos que levam à processos inflamatórios. Os cientistas  descobriram que a massagem estimula a produção de sinais químicos que diminuem a inflamação, de um modo análogo à atuação de vários fármacos.

Ao mesmo tempo, a massagem estimula a geração de mitocôndrias, pequenas estruturas que funcionam como verdadeiras usinas de energia dentro da célula. Dessa forma, a prática também contribui para acelerar a reconstrução de tecidos musculo-esqueléticos afetados por exercícios físicos ou doenças."

Mãos à obra, ou melhor, mãos na massagem, ou melhor ainda, mãos especializadas sobre você, aliviando as dores musculares  e trazendo o bem estar tão desejado por todos.

Valeu!

Abraço!

Rony Lins

Sou mais o meu Site...



A imprensa de hoje, 2.2.2012, noticia que um australiano de 31 anos decidiu criar um site de "utilidade pública" para viajantes frequentes. O endereço coleta informações, enviadas voluntariamente, por passageiros que buscam encontrar pessoas por quem se apaixonaram durante os voos.

Acredito mais no potencial do site  que vou criar por aqui, na terra do pau brasil, para concorrer com o australiano. É Brasil x Austrália no jogo de sites.  O meu site, também de utilidade pública, vai coletar informações apara ajudar os apaixonados que buscam encontrar pessoas por quem se apaixonaram NO CARNAVAL.

Sei não... Se o australiano pensa em se dar bem, essa proposta do carnaval é muito melhor do que a voadora imaginada por ele.

Quantos corações não acordam destroçados na quarta-feira de cinzas? Então, o site brasileiro vai ajudar na colagem dos caquinhos pelos foliões desencontrados. Se amor de avião produz site, amor de carnaval tem tudo pra estourar a boca do balão.

Aguardem.


Valeu!

Abraço!

Rony Lins

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Longevidade


Leio na imprensa de hoje que na Escócia uma felizarda senhora acaba de completar 100 anos. Perguntada sobre o segredo mais investigado do mundo, mais do que aquele da Tereza Cristina , de Fina Estampa, qual seja, o segredo da longevidade, ou como fazer para não embarcar antes no expresso que só tem bilhete de ida, a animada senhora trouxe a público o segredo do cofre: jogar videogame!

É isso mesmo, passar horas e horas diante do computador enfrentando vilões de todos os tipos, construindo e desmontando cidades, caçando assassinos, enfrentando exércitos invencíveis, piratas temíveis e mares bravios, corridas malucas, esportes de todos os tipos e dificuldades pensadas e impensadas. Sua idade mental, graças ao empenho nos joguinhos é de 64 anos.

 Eu pensava que os conselhos de antigamente ainda estivessem em vigor:  uma taça de vinho diária,  um sexozinho regular, caminhadas ao ar livre, amizades fiéis e duradouras, pimenta na comida todo o dia, xô depressão, algumas viagens sempre, e outros penduricalhos  que ajudavam a levar a vida um pouco mais  adiante.

E essa agora? É, os tempos são outros e a tecnologia varre tudo à sua volta, e quem não se pendurar no seu bonde fica a pé, sem pai nem mãe. Perde o rumo e não consegue sequer uma companhia  pra pegar um cineminha com direito a chope depois.

Eu nunca ganhei um jogo sequer no FIFA digital. Sou um perdedor contumaz e pouco entusiasmado com os tais joguinhos que fizeram a escocesa lá de cima chegar aos  100.
Já botei a viola no saco e comecei a redigir meu testamento. Do jeito que as coisas vão se der pra chegar aos 65 já é um lucro incalculável!


Valeu!

Abraço!

Rony Lins

MARACANAZO E A COR DA PELE

Dia 16 de julho agora, é, 16 de julho de 2020, o MARACANAZO completou 70 anos, ou seja, em 16 de julho de 1950 o Brasil perdeu, e...