Pesquisar este blog
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
RELAÇÕES BRASIL-ESTADOS UNIDOS
Esse é o título de um artigo publicado na imprensa de hoje, 13.02.2012, pelo Embaixador LUIZ AUGUSTO DE CASTRO NEVES que foi Embaixador do Brasil na China e no Japão. Leiam:
" Assimetrias de poder e de estágio de desenvolvimento à parte, não parece haver razões que impeçam os dois principais países do Hemisfério de buscar estabelecer uma relação estratégica, positiva, importante e que, quando necessário, seja também, para usar uma frase do ex-embaixador soviético em Washington Anatoly Dobrynin, "um compromisso frutífero de interesses". Os dois países, além das características já mencionadas em matéria de tamanho territorial, demográfico e econômico, compartilham valores políticos e culturais essenciais. A sociedade brasileira, assim como a norte-americana, tem origem multicultural e multiétnica; é também um "melting pot" que, não obstante os problemas sociais que ainda enfrenta, tem uma mobilidade econômica e social raramente encontrada em outros países.
Do lado de Washington, é de esperar que a importância da parceria com o Brasil receba os devidos reconhecimentos e prioridade. Parcerias não excluem eventuais discrepâncias em relação a certos assuntos. Na realidade, diferenças ocasionais de percepções constituem a essência da convivência entre duas nações democráticas, onde os valores básicos que predominam sõa comuns a ambas.
..........................................
No mundo da razão, 2012 poderia ser o ponto de partida de uma nova fase, de uma nova parceria menos assimétrica, entre as duas mais populosas nações democráticas do mundo ocidental. O caminho poderá ser complexo e, às vezes, eivado de dificuldades, de lado a lado. O êxito da empreitada dependerá da capacidade de cada um dos lados avaliar os desafios e as oportunidades de um oportuno relançamento das relações bilaterais com uma visão estratégica de longo prazo e, sobretudo, sem os preconceitos do passado."
Nada a acrescentar. Não existe a ousadia de colocar uma vírgula sequer no belo texto transcrito acima. Apenas um desejo de que brasileiros e americanos captem a essência dessas palavras e coloquem-na em prática o quanto antes.
Para o bem da democracia.
Abraço!
Valeu!
Rony Lins
Assinar:
Postar comentários (Atom)
MARACANAZO E A COR DA PELE
Dia 16 de julho agora, é, 16 de julho de 2020, o MARACANAZO completou 70 anos, ou seja, em 16 de julho de 1950 o Brasil perdeu, e...

Nenhum comentário:
Postar um comentário