Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

É bom aprender..



Véspera de feriado, chuva nas previsões, um bom livro é sempre um amigo querido. Karen Armstrong, no seu  "12 PASSOS PARA UMA VIDA DE COMPAIXÃO", ensina que:

"Muitas vezes invejamos quem aparentemente tem tudo na vida. Mas até as pessoas mais afortunadas vão deparar com a morte, a doença, a possibilidade de uma velhice debilitante e humilhante. Sabemos que nada é para sempre; tudo é transitório, até mesmo nossas alegrias mais intensas. É por isso que os budistas alertam: " A existência é sofrimento (dukkha)" - ou numa tradução melhor " A existência é errônea".  Em quase toda situação há algo errado, incompleto ou insatisfatório. Se arrumo um emprego maravilhoso, os outros candidatos ficam frustrados. A linda saia que acabei de comprar pode ter sido feita numa oficina com péssimas condições de trabalho. No espaço de um único dia, uma infinidade de pequenas decepções, rejeições, frustrações e falhas pode nos abater por alguns momentos. Estamos sujeitos a males físicos, preocupação com a saúde, fadiga. "Dor, aflição e desespero são dukkha", Buda explicou. "Sermos obrigados a nos aproximar do que odiamos é sofrimento; sermos separados do que amamos é sofrimento; não obtermos o que queremos é sofrimento.TOMAR CONSCIÊNCIA DESSES PEQUENOS DESCONFORTOS E DA REALIDADE DE NOSSO PRÓPRIO DUKKHA É UM PASSO ESSENCIAL RUMO À ILUMINAÇÃO E À COMAPAIXÃO."


Tentar sempre obter os fragmentos possíveis da iluminação e dotar-se sempre, no relacionamento consigo próprio e com os outros, da necessária e fundamental compaixão, são passos que pavimentam a estrada, permitindo um número menor de tropeços e, quem sabe, um sorriso no caminho cercado de árvores carregadas de frutos e produtoras de sombras, permitindo, também, que possamos escutar os próprios passos condutores do nosso destino.

Valeu!

Abraço!

Rony Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARACANAZO E A COR DA PELE

Dia 16 de julho agora, é, 16 de julho de 2020, o MARACANAZO completou 70 anos, ou seja, em 16 de julho de 1950 o Brasil perdeu, e...