Está na imprensa de hoje, 21.6.2012, que a equipe de economistas do CREDIT SUISSE reduziu de 2% para apenas 1,5% a projeção de crescimento para a economia brasileira em 2012. No relatório em que justificam a expectativa mais pessimista, os economistas destacam a redução drástica no ritmo dos investimentos, que sairiam de 4,7% em 2011 para 0,3% em 2012, e a desaceleração do consumo das famílias, de 4,1% para 3,3%.
As projeções do Credit Suisse, um dos maiores bancos de investimento do mundo, REVOLTARAM AUTORIDADES BRASILEIRAS .No Rio, para participar da Rio +20, o Ministro da Fazenda Guido Mantega, desqualificou o cálculo.
"É uma piada. Vai ser muito mais que isso", disse Mantega ontem à tarde , em rápida declaração a jornalistas à saída de um hotel na Barra, onde está hospedada a delegação brasileira.
Dá prá preocupar de verdade, e se o ministro se irritou é porque sentiu o golpe. Suiço quando fala de queijo, dinheiro e relógio, parece conhecer o mapa da mina. Agora, por outro lado, não precisa ser suiço prá colocar em cima do balcão um relatório com esses fundamentos. A economia mundial, puxada pela Europa, mergulhada numa baita crise, faz com que os investimentos desabem. As famílias brasileiras endividadas em razão do estímulo que receberam para consumir do próprio governo, pararam de gastar, trocando o presunto pela mortadela. Aí, não é preciso ser palpiteiro suiço para alarmar o governo brasileiro. Qualquer estudante de economia faz isso, e de graça.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
Nenhum comentário:
Postar um comentário