Pesquisar este blog
segunda-feira, 4 de junho de 2012
Levantadinha...
O tempo passa, algumas práticas permanecem e adotam novos nomes, talvez a título de inovação ou pretensa descoberta, dando aos seus autores o nobre título de inventores. Na verdade, repetem jornadas passadas, algo já vivenciado por outras gerações, que ficam espantadas com a novidade que de novo não tem nada.
Agora, por exemplo, nas praias cariocas, surge um jogo chamado "LEVANTADINHA", formado por uma roda de marmanjos que toca a bola de lá pra cá, evitando, com toques habilidosos, que a bola toque no solo, quebrando o ritmo estabelecido pela categoria dos próprios jogadores.
Ora, no meu tempo isso se chamava LINHA DE PASSE, onde a mesma categoria era exigida dos jogadores e, às vezes, tinha um improvisado goleiro, o que hoje não tem. Como também não existiam, naquele tempo, as belas mulheres que hoje jogam Levantadinha. No resto, na essência, o jogo é o mesmo.
A linha de passe servia como aperitivo, em certas ocasiões, para esquentar os músculos, antes das grandes batalhas, que ocorrriam a seguir no campeonato carioca de futebol de praia.
Saudades da Levantadinha...
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
Assinar:
Postar comentários (Atom)
MARACANAZO E A COR DA PELE
Dia 16 de julho agora, é, 16 de julho de 2020, o MARACANAZO completou 70 anos, ou seja, em 16 de julho de 1950 o Brasil perdeu, e...

Nenhum comentário:
Postar um comentário