Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de junho de 2012

Homicídios caem 80%...


A imprensa de hoje exalta em letras garrafais:

HOMICÍDIOS CAEM 80% DURANTE A RIO+20

As regiões onde ocorreram atividades ligadas à Rio+20 registraram quedas bruscas de homicídio doloso (quando há intenção de matar), roubos de veículos e roubos de rua durante o evento em comparação ao mesmo período de 2011. No caso de homicídio, houve uma redução de até 80% na comparação  entre os dois períodos.

A área de monitoramento diário das estatísticas englobou 18 delegacias da cidade na região central, na zona sul, no aeroporto internacional e nos bairros da zona oeste onde houve grande circulação de delegações.

Impressionante. Do ano passado para o ano da Rio+ 20 houve uma queda de 80% nos homicídios e outros delitos menores, como roubos de rua e de veículos.

Questionadas, as autoridades informaram que o superpoliciamento, composto por  vinte mil homens,  das forças armadas, polícia rodoviária federal, polícia civil, polícia federal e polícia militar, foi um fator decisivo para a manutenção da tranquilidade dos visitantes e participantes do evento.


Venhamos e convenhamos  que no fundo, no fundo, não é muito animador. O fantasma de Hobbes deu uma chegada no evento e mais uma vez demonstrou que pra segurar o homem quietinho no seu lugar, só com a porrada pura manejada pelo Estado.
Quando vi o título, não vou negar, o coração bateu mais forte. Os homicídios caíram 80% durante o evento que procurava definir o ambiente em que desejamos viver.

Mas, como se vê, se a polícia, com 20 mil homens nas ruas, não garantisse a parada, havia o perigo de desmoronamento de todo o edifício, deixando insustentável o próprio ar que se respirava durante o evento.

Perde um pouco a graça. É a paz manu militari, e não aquela tão sonhada em que os homens viabilizem um planeta melhor.

Já com os Beatles, todo mundo sabe, foi um pouco diferente. Quando se apresentaram, nos anos 60, no programa Ed Sullivan Show, nos EUA, durante a hora em que durou a festa, a violência desabou pra valer, sem o aumento de qualquer efetivo policial.

A bandidagem parou pra ver os Beatles.

Essa manchete, sim, essa emociona qualquer um.

Valeu!

Abraço!

Rony Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARACANAZO E A COR DA PELE

Dia 16 de julho agora, é, 16 de julho de 2020, o MARACANAZO completou 70 anos, ou seja, em 16 de julho de 1950 o Brasil perdeu, e...