Pesquisar este blog
terça-feira, 11 de dezembro de 2012
Nélson Rodrigues na CAL
Alunos do semestre Regular I da Casa de Artes de Laranjeiras - CAL - celeiro de grandes nomes do teatro, cinema e televisão no Brasil, iniciam o caminhar profissional e entram no palco da vida amanhã, 12 de dezembro de 2012, apresentando cenas variadas do teatro de Nélson Rodrigues, no espetáculo A VIDA COMO ELA É.
São dois horários para as apresentações: 11 horas da manhã, e o segundo, às 15 horas do mesmo dia.
O Blog recomenda o espetáculo. Nélson Rodrigues, considerado por muitos o maior dramaturgo do País, é sempre uma pancada no torpor cotidiano, um espantar do conformismo e da mesmice. As palavras doem quando expressas no universo rodrigueano e seus personagens possuem crueza própria, fatalismo e tragédia que parecem dominar suas vidas, sem escapatória.
Ninguém sai o mesmo depois de um Nélson Rodrigues.
Por isso o espetáculo dos alunos da CAL, imersos NA VIDA COMO ELA É, deve balançar as estruturas de tudo em volta.
Como intérpretes e veículos do texto do grande Nélson, imbuídos da garra e do tesão de vencer na carreira que abraçaram, os alunos da CAL devem deixar nos expectadores privilegiados que conseguirem assisti-los no próximo dia 12, a impressão de que a vida não brinca jamais, e que o teatro é imprescindível nesse alerta para que a sociedade consiga caminhar em passos mais certos, por uma estrada melhor pavimentada.
Essa estrada começa amanhã para o REGULAR I da CAL.
Que sejam muito felizes nessa trilha mágica que escolheram.
Que avancem cada vez mais fortalecidos na crença de que são imprescindíveis para melhorar e viabilizar a vida em sociedade.
O teatro é o espelho sem o qual o homem perde a noção dos seus atos e esquece o seu próprio nome.
Vocês, guerreiros da CAL, merecem o nosso respeito, a nossa admiração e o nosso apoio incansável.
Muita merda pra vocês nesse início da caminhada, nessa jornada eletrizante que só os mais sensíveis e corajosos têm peito de levar até o fim.
Salve 12 de dezembro de 2012, data inesquecível da estréia de um grupo de operários da arte, que sem o seu credo, deixaria o mundo mais triste e abatido.
Obrigado a vocês, REGULAR I DA CAL por nos mostrarem a vida como ela é.
Abraço!
Valeu!
Rony Lins
O pessoal da segurança merece...
Publicada no dia 10.12.2012 a Lei n. 12.740/2012, que concede um adicional de 30% sobre o salário base aos profissionais que trabalham diretamente com segurança física e patrimonial, expostos, por isso mesmo, a todos os tipos de violência que inundam a sociedade atual.
A Lei altera o art. 193 da CLT e reconhece o perigo a que estão expostos os profissionas contemplados, aumentando, com inteira justiça, a remuneração que recebem, pelo perigos que enfrentam em suas atividades pofissionais.
A Lei 12.740/2012 entra em vigor de imediato, o que vale dizer que, no salário de dezembro/2012, o adicional já deve ser pago.
A Lei contempla, também, os empregados que lidam com explosivos, inflamáveis e energia elétrica.
A legislação é justa e chega em boa hora, apesar de alguns patrões já estarem chiando sobre o impacto da medida na folha de pagamento de suas empresas.
Vai lá e põe o seu na reta... Adicional de trintinha sobre o salário base é o mínimo pra remunerar, com dignidade, um trabalho que de leve não tem nada.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
Osho
De Osho, espiritualista indiano, no livro FAMA, FORTUNA E AMBIÇÃO:
"As necessidades são pequenas: sim, você necessita de comida, de abrigo, necessita de algumas coisas. As necessidades de todos podem ser satisfeitas; o mundo tem o bastante para satisfazer as necessidades de todos; mas os desejos...é impossível. Os desejos não podem ser satisfeitos. E porque as pessoas estão satisfazendo seus desejos, as necessidades de milhões de pessoas não estão sendo satisfeitas.
Mas, basicamente, a ambição é um problema espiritual. Foi-lhe ensinado que, se você não tem muitas coisas, você é um ninguém, e você também tem medo de ser ninguém. Por isso, as pessoas continuam se enchendo de coisas. Isso não ajuda; no máximo, lhe proporciona um alívio temporário, mas mais cedo ou mais tarde você começa a sentir novamente o vazio. Então você o preenche de novo."
É só olhar para o lado em qualquer canto deste planeta que você constata essa fria e implacável realidade.
Necessidades básicas inatendidas e uma corrida louca pelos desejos que poderiam aguardar um pouquinho.
Grande Osho!
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
O aroma é fundamental...
Fundamental aquele aroma gostoso acompanhando você e abrindo portas nos mais diversos ambientes. Um perfume no ponto impressiona bem e dá confiança a qualquer um.
Uma dica do Blog para as próximas noites quentes do verão que já aponta no horizonte:
NIGHT TIME, AZZARO POUR HOMME ( 179 reais - 50 ml)
Diz a revista Men`s Health do mês de dezembro que ele foi criado para ser usado à noite, e tem o frescor da laranja amarga e o toque de sedução das especiarias pimenta-do-reino e noz-moscada. Possui, ainda, grande potencial de fixação.
Realmente, a linha Azzaro tem um poder de fixação respeitável e digo isso por exepriência própria.
Agora, interessante, e com todo respeito, o frescor da laranja amarga é algo que nunca tinha passado pela minha cabeça ou pelo meu sentido olfativo. Primeiro, eu sempre evitei laranja amarga, só ficando com as docinhas, como a maioria dos mortais deve reconhecer que faz. E segundo, ela, a amarga, possui esse frescor todo, é a grande novidade.
O mundo dos perfumes é fascinante por esse justo motivo. De onde você menos espera vem o diferencial, aquilo que lhe agrada e o deixa protegido a noite inteira.
Nada, pois, como uma laranja amarga, para adocicar a sua vida.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
STF,Polícia Federal e o deficiente
O Supremo Tribunal Federal decidiu, em Reclamação apresentada pela Procuradoria Geral da República, que a Polícia Federal, ao abrir concurso público para delegado, perito, escrivão e agente, deve reservar determinado número de vagas para os portadores de qualquer deficiência, nos termos do art. 37, VIII, da Constituição Federal.
Segundo a Ministra Cármen Lúcia, tal preceito constitucional visa a proporcionar o ingresso de todos no mercado de trabalho, e a levar a para a Administração Pública funcionários qualificados e que possam contribuir da melhor maneira para o serviço público.
Segundo a Ministra, cabe à Administração examinar caso a caso as deficiências apresentadas, e examinar se haveria, com amplo contraditório e direito de defesa, impedimento ao portador de deficiência em atuar nos cargos da Polícia Federal.
Mas não pode a Polícia Federal impedir alguém, devidamente habilitado, a prestar o concurso, devendo, por isso mesmo , ao contrário do que requeria a União, promover a reserva de vagas para os deficientes que desejarem prestar o concurso, e não impedi-los, a priori, de tentar o ingresso na Instituição.
Abraço!
Valeu!
Rony Lins
Plano de Saúde e o cuidador doméstico
O Superior Tribunal de Justiça decidiu na última semana que o Plano de Saúde é obrigado a pagar os custos do acompanhamento médico no domicílio do segurado, se a doença estava prevista no contrato firmado por ele com o Plano.
O fato aconteceu com uma segurada da Amil Assistência Médica Internacional em São Paulo, que teve negada pela Administradora do Plano o home care (assistência médica no domicílio), sob o argumento de que o Plano não previa tal tipo de atendimento, ainda que a doença provocadora da necessidade da segurada estivesse contemplada no contrato firmado pelas partes.
A segurada entrou na Justiça procurando obrigar a Amil a custear o acompanhamento médico domiciliar. Venceu em 1a. instância, mas o Tribunal de Justiça de São Paulo reformou a decisão, no entendimento de que o contrato previa a exclusão do acompanhamento requerido.
A segurada foi ao Superior Trbinal de Justiça, que considerou abusiva a cláusula de exclusão do home care.
Na decisáo dos ministros da Corte ficou claro que, se a doença estava prevista no contrato, a maneira de tratá-la não poderia ser decidida pelo Plano de Saúde, pena de os próprios médicos se verem substituídos pela Aministração do Plano na melhor forma de amparar a paciente.
Disse o Tribunal que o Plano de Saúde pode escolher as doenças que vai cobrir no contrato que oferta ao público, mas não pode decidir sobre a forma como serão tratadas tais doenças, sendo assim, abusiva, a cláusula que exclui o tratamento no domicílio, quando a doença estiver coberta por cláusula contratual.
Assim, segurados em geral, alerta! Se acontecer um infortúnio, e para combatê-lo você contratou , antecipadamente, um Plano de Saúde, e os seus médicos aconselharem um acompanhamento no seu próprio domicílio, o Plano de Saúde não pode vetar tal tipo de cobertura, sob pena de abusividade contra você, dentro da interpretação das regras dos contratos da espécie.
Você tem direito ao acompanhamento domiciliar se a doença tiver a cobertura prevista no contato.
Saúde para todos e que ninguém precise de cobertura médica tão cedo. E quando alguém precisar, que não tropece em qualquer cláusula abusiva desse tipo. O susto pode agravar o problema.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
Você sabia?
Que o brasileiro ainda faz pouco a barba? Segundo a Gilllette, marca da empresa Procter & Gamble, com vendas de US$ 8,4 bilhões em 2011, e que domina 80% do mercado brasileiro de aparelhos de barbear, o brasileiro faz a barba 2,4 vezes por semana, contra 4 vezes do japonês e 5 do americano.
A Gillette, no intuito de deixar o brasileiro de cara mais limpa, intensificou suas ações publicitárias tentando mostrar as vantagens do visual mais limpo na vida profissional, e pagou para mudar o visual de figuras conhecidas pela barba, como o cantor Bel Marques, do grupo Chiclete com Banana.
Tudo muito bem, tudo ótimo. Mas é bom lembrar que nem sempre um rostinho angelical, de barba bem aparadinha, corresponde a uma alma igualmente alva.
Como dizem os arquitetos, a beleza interior, no final , é a que conta de verdade. Sem falar que fazer barba todo dia é um suplício, que só devia ser obrigatório pra candidato a emprego novo.
Com todo respeito pelo esforço da Gillette para deixar os brasileiros de barba feita, prontinhos pra missa de domingo.
Abraço!
Valeu!
Rony Lins
Nando Reis
Do grande cantor Nando Reis, ex- Titãs, quando perguntado pelo jornal O ESTADO DE SÃO PAULO sobre se é melhor ser adolescente hoje ou na sua época:
"Se é melhor hoje do que nos anos 80? Não. Quer dizer, tem muita coisa igaul que pertence ao fato de você ser adolescente. Mas, hoje... é muito mais violento. Na minha época não era assim. Não estou galmurizando os anos 80, não ! Mas hoje está muito pior. Tem muita gente no mundo e, como o mundo não sabe o que fazer com tanta gente, as pessoas vivem mal e ficam tentando tomar as coisas umas das outras. Claro que hoje existem milhares de coisas que essa garotada adora... Imagina se eles conseguem viver num mundo sem computadores."
E perguntado se não curtia computador, respondeu:
"Não é isso. é que gostava muito também do mundo sem computadores." ( e deu uma boa risada)
Vida surpreendente...
A vida é mesmo uma roda gigante instalada dentro de um parque nem sempre de diversões.
A vida é o cotidiano no fio da navalha, é a surpresa em cada esquina, a corda bamba que exige o equilíbrio fundamental para a sobrevivência do ser humano.
O inacreditável pode acontecer quando menos se espera, e, por isso mesmo você não é, você está, e sempre diferente de um segundo para o outro.
Eu nunca pensei em assitir a cena proporcionada pela luta realizada entre o supercampeão Manny Pacquiao e o mexicano Juan Manuel Márquez, na madrugada do último sábado, em Las Vegas, e que valia um cinturão especial na categoria meio-médios, de campeão da década, oferecido pela Organização Mundial de Boxe.
Pacquiao, considerado o melhor pugilista do mundo na atualidade, foi à lona do segundo final do sexto assalto, desabando e ficando desacordado na lona, depois de um potente direto de direita do mexicano.
Foi a primeira vitória de Márquez nas quatro lutas realizadas entre os dois.
Esta cena incrível, Pacquiao nocauteado no ringue de Las Vegas, desacordado, completamente abatido pelo seu adversário, traz à mente aquelas frases do início do post.
A vida é imprevisível e dela se espera tudo. Jamais imaginei ver Many Pacquiao nocauteado daquela forma.
Meu amigo, hoje você está com tudo e amanhã... Bem, amanhã você pode estar nocauteado, como Pacquiao, esperando por uma revanche. Todo cuidado é pouco, porque, muitas vezes, essa revanche não vem.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
Resposta meio nebulosa...
No caso da revistona inglesa THE ECONOMIST, que analisando a economia brasileira, segundo ela, "moribunda", teria perdido a confiança dos investidores internacionais, pelo seu desempenho pífio no ano de 2012, um desastre que requeria da Presidente da República, se pretende a reeleição em 2014, a troca de toda a equipe econômica, Dilma Roussef respondeu que não aceitaria sugestão dessse tipo de uma publicação estrangeira.
Ficou meio nebuloso.
Quer dizer, por outro lado, que se fosse uma publicação nacional haveria chance do assunto ser pensado com mais carinho? O emprego do ministro Mantega correria perigo se fosse uma revista nacional e não inglesa?
Ficou a dúvida pairando no ar.
Seria melhor uma resposta que deixasse claro que a Presidente considera fundamental a liberdade de expressão, como foi dito, mas não toma suas decisões pautada pela imprensa, qualquer que seja a nacionalidade dela.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Não pode falhar...
Depois daquela histérica despedida no embarque do Corinthians rumo ao Mundial de Clubes no Japão eu fico pensando o que vai pela cabeça do jogador numa hora dessas, na pressão pelo sucesso a qualquer preço para não decepcionar a massa uivante, troglodita e ululante, que foi ao aeroporto exigir o título na bagagem de volta.
O camarada vê um excesso daquele, um fanatismo total, uma exigência de vitória pairando no ar e viajando grudada no avião que transportou o clube, que os jogadores devem, por certo, ficar preocupados, mais tensos, pensando como será o retorno na hipótese de um possível fracasso.
São dois jogos pelo torneio. Mas depois de uma incentivada daquelas como a de Guarulhos, tem muita gente sem dormir direito no Japão a essa hora.
Torcer e desejar boa sorte é uma coisa. Quebrar aeroporto e enfrentar a polícia é outra muito diferente. Além do abalo físico causado ao mobiliário e ao recinto do aeroporto, pode ter incutido um certo abalo emocional nos jogadores, algo que não estava no programa.
É, meu camarada. A pergunta é essa: e se der uma zebra e o título não sair?
Será que os mesmos quinze mil vão estar esperando no aeroporto?
Pé de pato mangalô três vezes. Boa sorte Corinthians.
Abraço!
Valeu!
Rony Lins
Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer partiu ontem, aos 104 anos, a dez dias de chegar aos 105, de um mundo que ele considerava injusto e pelo qual nutria sinceras esperanças de melhora, custasse o que custasse. Perda de tempo recordar os seus títulos e reconhecimento mundial, todos de sabença sem contraditório, unanimidade que era na ciência e no humanismo, este último entocado dentro da alma, expresso na voz suave e no seu olhar. São essas as palavras, entre milhares de outras, que por ele proferidas, ficam para sempre:
"Importante não é a arquitetura. Importante é a vida. A arquitetura não pode mudar a vida. Só a vida é que pode mudar a arquitetura. No dia em que o mundo for mais justo, a arquitetura vai mudar, e será mais simples, como o mundo. Enquanto isso não acontecer, a gente vai fazendo o que é possível, embelezando as coisas, tentando surpreender, espantar,chamar a atenção para algo."
É só isso e nada mais...
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
Sócrates não merecia isso...
Deu no portal eletrônico da revista Newsweek que a Transparência Internacional, com sede em Berlim, uma ONG que examina a conduta e a vida de 176 países pelo mundo, emitiu relatório em que considera a Grécia o mais corrupto entre os países europeus.
No seu exame, que concede notas de 1 a 100 (sendo 1 o pior resultado, e 100 o melhor) a Grécia ficou em trigésimo-sexto lugar), levadas em consideração a conduta da administração pública, o respeito aos negócios contratados e a cultura da cidadania como um todo.
A notícia , segundo a revista, veio numa hora terrível para o País, que enfrenta uma debandada de seus cidadãos, suicídios num crescendo, e a corrupção que não dá mostras de arrefecimento.
Segundo a Transparência Internacional, essa mesma corrupção impede que o País obtenha o equilíbrio econômico tão esperado, rasgando o tecido social e piorando o cenário político, não obstante os cortes e privações impostos à população grega.
Em tempo, Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia, foram considerados os menos corruptos do mundo, com a nota 90.
Ninguém obteve a nota 100 e os EUA obtiveram 73. O Brasil ficou em 69 lugar, o que não permite qualquer comemoração.
Sócrates deve estar se revirando no túmulo. E Sófocles deve estar pensando que suas tragéidas, em face do que vive hoje a Grécia, não eram tão pesadas assim.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Osama ainda rende...
O filme ZERO DARK THIRTY, que narra a operação militar que culminou com a morte de Osama Bin Laden, foi eleito o melhor filme de 2012 pela Associação dos Críticos de Cinema de Nova York.
Além de ganhar como a melhor fotografia, Kathryn Bigelow abiscoitou o prêmio de melhor diretora. Kathryn, premiada agora com ZERO DARK THIRTY, foi a primeira mulher a ganhar um Oscar na categoria por sua direção em GUERRA AO TERROR, em 2010.
Daniel Day-Lewis foi o melhor ator por sua atuação em LINCOLN e Rachel Weisz foi escolhida a melhor atriz por seu papel em THE DEEP BLUE SEA.
Como visto, a morte de Osama Bin Laden já rendeu alguns livros e o cinema americano jamais deixaria passar em branco a oportunidade de contar a história do revide americano, dez anos depois do 11 de setembro, vitória militar que, sem dúvida alguma, deu uma forcinha para que Barack Obama ganhasse fôlego na corrida pela Casa Branca.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
Harry Potter é ouro puro...
Está na imprensa de hoje, 4.12 de 2012, que o primeiro livro para adultos de JK ROWLING, a autora do famosérrimo HARRY POTTER, cujo título é MORTE SÚBITA, já está sendo adaptado para a TV. Lançado no Brasil agora em dezembro, o livro da criadora do bruxo mais famoso do mundo narra a confusão que se instaura em torno da morte de um político.
JK ROWLING nos faz tirar o chapéu (seja de bruxo ou não).Tornou-se milionária com o nosso querido Harry, que levado às telas, encantou todo o Planeta.
Agora, em seu novo livro, mal saído dos caminhões da felizarda editora, a televisão já adaptou a história e encorpou em muitos milhões de libras o cofrinho da escritora.
Como Midas fazia, tudo que JK ROWLING toca vira ouro.
Os eleitos padecem desse terrível problema. A vida é assim e não vai mudar.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
Ninguém merece...
Corre pela internet o boato da volta do grupo É O TCHAN aos palcos brasileiros.
Questionada, Scheila Carvalho, uma de suas famosas integrantes, desmentiu o boato, deixando claro que tem outros projetos, e a nova vida de casada e mãe não combina com o ritmo alucinante da vida artística.
Deus é grande, ninguém merece. Dança da bundinha de novo, coreografia pra lá de apelativa, música de má qualidade, letras de triplo sentido, o cenário tá transbordando e não cabe mais ninguém.
Se for o caso, manda o Beto pra Jamaica, joga o Jacaré no rio Amazonas e manda o compadre Washington pra Fazenda de novo, com todo mundo votando pra que ele não saia de lá durante uns 8 meses.
Retorno do É O TCHAN é pior do que estréia do programa da Luciana Gimenez.
Chega! Deus meu, tende piedade de nós! Ninguém merece tanto sofrimento.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
O homem mais rico do Brasil
Eike Batista não é mais o homem mais rico do Brasil.
Um competidor que já comia o mingau pelas beiradas há algum tempo abiscoitou o o cobiçado título.
Jorge Paulo Lemann é o nome da fera, e é o dono da cervejaria Inbev e do Burger King.
Eike, no momento, tem uma fortuna de U$$ 18,6 bilhões e Lemann, U$$ 18,9 bilhões. As ações da Inbev, a maior fabricante de cerveja do mundo, cuja fusão de U$$ 52 bilhões ele ajudou a orquestrar, subiram 1,3%, para 67,43 euros, hoje. No ano, registram uma impressionante valorização de 40%. A Inbev é controladora da brasileira Ambev, que detém as marcas Antárctica, Brahma e Skol, e tornou-se, recentemente, a maior empresa da América Latina.
O mestre cervejeiro assumiu o topo da pirâmide e é o homem mais rico do País.
E dá pra entender. O que se bebe neste País não é brincadeira. A cerveja rola solta de segunda a segunda e está presente em qualquer motivo de qualquer coisa que justifique uma comemoração ou choradeira.
Em cada esquina de cada cidade deste País , todas as noites, tem uma rodinha jogando conversa fora e tomando cerveja. E as mulheres passaram a entrar na onda e hoje tomam cerveja como nunca se viu.
O homem mais rico do Brasil não é usineiro, banqueiro, comerciante, empresário do setor aéreo, produtor de cinema e teatro, editor, escritor, médico, advogado, ministro ou consultor. O homem vende cerveja e não precisa dizer mais nada.
Os botecos mequetrefes, sujinhos, e com a cerveja e linguicinha no balcão, frequentados por quem ganha pouco e tem ali, talvez, uma das suas poucas alegrias , explicam a riqueza do número 1.
A vida é feita da falta de critérios e das desigualdades eternas. O nosso dinheirinho acaba pingando no bolso do mais rico do Brasil.
Arre! É phoda! Um brinde com uma cervejinha bem gelada!
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
Pastel da terrinha é bom demais...
O famoso pastel de Belém, de onde vem?
Em Portugal, na região de Belém, no início do século XIX, havia ao lado do Mosteiro dos Jerônimos uma área para o refino da cana-de açúcar, que vinha do Brasil, à época colônia de Portugal. Nesse período, a região de Belém ainda era distante da cidade de Lisboa, mas a bela arquitetura do Mosteiro e da Torre de Belém atraía visitantes da capital que iam ali passar o dia e lanchavam os pastéis de nata.
Em 1837 é iniciada a fabricação dos pastéis de Belém, em instalações anexas à fábrica de refino de cana. A receita do doce, cercada de sigilo, é transmitida para poucos eleitos, que o produzem da forma tradicional até hoje.
Quem já provou, sabe. Um pastel de Belém, e mais alguém, é o paraíso na Terra.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
Desagradável....
Deu na imprensa do fim de semana que uma escultura feita em puro ouro pelo Turner Prize Douglas Gordon foi roubada na Christie's de Londres no último dia 13 de novembro. O crime foi revelado pelo jornal THE GUARDIAN, que confirmou haver uma investigação aberta na Scotland Yard. Segundo o escultor que trabalhou na obra surrupiada, há um seguro de 500 mil euros e a escultura já pode ter sido derretida, já que tem duzentos e cinquenta mil euros em ouro puro.
São bandidos que não entendem nada de arte ou esculturas, mas gostam de ouro e sabem o seu valor exato de mercado.
Agora, desafiar a Scotland Yard não é pra qualquer um. É preciso ter peito, argúcia e uma logística muito bem montada. Afinal de contas, quem roubou a escultura de uma das maiores casas de leilões do mundo tem nos seus calcanhares a melhor polícia do mundo.
Haja coração...
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
DEUS E O DINHEIRO
A 7a. Vara Federal Cível de São Paulo negou pedido do Ministério Público Federal para que a expressão DEUS SEJA LOUVADO fosse retirada das cédulas de real em vigor no Brasil .
O Juiz entendeu que a expressão não caracteriza uma ingerência do Estado na vida das pessoas, tais como a decretação de feriados, por exemplo, razão pela qual, mesmo não sendo religiosa, a pessoa não se vê prejudicada ou atingida pela expressão, não havendo, por conseguinte, motivo razoável para que a louvação a Deus fosse retirada do numerário em circulação no País.
Pesou, também, por outro lado, a informação do Banco Central de que a retirada pretendida pelo MP custaria aos cofres públicos R$ 12 milhões, e geraria intranquilidade pública.
A expressão DEUS SEJA LOUVADO passou a integrar o papel-moeda nacional em 1986, por ordem do então Presidente José Sarney e foi mantido em 1994 por ocasião da reforma do Plano Real.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
wANG
O novo estilista da marca Balenciaga é Alexander Wang, um chinês precoce e talentoso no design de moda.
Os Wang estão em todo lugar, chineses que são, e correm a passos largos para dominar a economia mundial, os americanos preocupados que o digam.
Minha mulher é Wang, também, com início em Shang-Sy May, passando pelo WANG e acabando por estragar tudo ao colocar o sobrenome Alves da Cunha. É, ficou SHANG-SY MAY WANG ALVES DA CUNHA, neta de chinês, e quem sabe, prima do Alexander lá da Balenciaga.
Nós podemos estar com um pé na indústria da moda e não sabemos. Acorda dona May, acorda e vem fazer o café que o seu primo Alexander, da Balenciaga, já está mais do que de pé.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
Até tu, Dalí?
No Estadão de hoje, 30.11.2012:
O pintor Salvador Dalí vendeu por U$$ 10 mil um falso fio de seu bigode a Yoko Ono, viúva de John Lenon. Em entrevista à revista VSD, a ex-amante do espanhol, Amanda Lear, contou que ele nunca pôde resistir à atração do dinheiro e um dia, inclusive, vendeu um pelo do seu bigode a Yoko Ono. Como Dali achava Yoko Ono uma bruxa e temia ser enfeitiçado, ele me mandou buscar uma erva seca no jardim e a colocou em um lindo cofre. A idiota pagou U$$ 10 mil, disse Amanda, que foi amante do pintor em 1965, quando ele tinha 61 anos e ela, 18.
Dalí era meu professor de arte, meu pai, meu amante, disse.
Grande Dalí! aos 61 com uma amante de 18 e praticando , na intimidade, seus golpezinhos. Tremendo 171 aos 61 e traçando uma gata de 18. Grande e inimitável Salvador Dalí!
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
A bunda da Rita Lee e o Banco...
Está na imprensa de hoje que a cantora Rita Lee perdeu um patrocinador após tirar a calça num show em Brasília.
Disse a cantora: "alegrai-vos, reacionários, perdi o patrocínio de um banco porque mostrei a bunda."
Em um apresentação no dia 4, Rita Lee se despiu diante do público. Ela já havia tirado a calça em um outro show, no início do ano, em Saquarema, Rio de Janeiro. A cantora anunciou pelo Twitter que deve encerrar o minitour do seu mais recente álbum 'REZA".
"Nunca tive padrinho, nuncafui amiga de cartola, nunca recebi incentivo, nunca fiz teste do sofá. Bye, bye, minitour REZA," publicou.
Agora, um Banco retira o patrocínio de uma cantora como Rita Lee, ícone do rock nacional, porque ela abaixou as calças num determinado show... Será que mais de 10 clientesvão encerrar suas contas por causa disso? A bunda da Rita Lee pode causar abalos ao sistema financeiro nacional, ou mesmo deixar o referido patrocinador do show em maus lençóis junto às autoridades financeiras do País?
Fala sério... O séculoXXI já começou faz tempo e tem muita gente que não sabe.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
Felipão e a pressão
Felipão, aquela simpatia danada, meio amarela, meio alegre, ao ser indagado, já como novo técnico da seleção brasileira, se poderia sentir a pressão de jogar em casa e, por isso mesmo,levar nos ombros a quase obrigatoriedade de ganhar a Copa do Mundo, chutou o balde.
E deixou claro que nem não gosta de pressão que vá trabalhar no Banco do Brasil.
A turma do Banco chiou e com toda razão. Quem trabalha em Banco conhece a pressão diária que alucina qualquer um.
O técnico da seleção percebeu a gafe, a pisada na bola antes do treino começar, e pediu desculpas ao próprio presidente do Banco do Brasil.
E pressão por pressão, Felipão jogou a toalha no meio do campeonato brasileiro quando treinava o Palmeiras, e percebeu que o "Barcos"fazia água por todos os lados e o rebaixamento era certo.
Pediu as contas e foi embora deixando o navio à deriva.
Três meses depois foi contratado como técnico da seleção brasileira, com um baita salário e mais os badulaques e penduricalhos que o cargo concede a quem o exerce.
Vai um gerente de banco dar um murro na mesa, achar que a equipe não está boa , pegar as coisas e abandonar o emprego...
Três meses depois tá vendendo pipoca na frente da igreja pra sobreviver.
Pressão é isso. O resto é conversa mole e papo furado.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
Didi, Os Cassetas e a volta cruel do mundo...
O site Uol informa hoje, 29.11.2012 que o humorista Didi e o grupo Casseta e Planeta estão fora dos planos da Globo para 2013, o que significa que seus programas serão extintos, com muitos profissionais sendo dispensados pela emissora.
É a roda cruel da vida. Quem viu Didi capitaneando os Trapalhões a peso de ouro em shows por todo o Brasil, parece não acreditar que o programa do humorista seja riscado do mapa e o seu destino incerto nos planos da emissora.
O Grupo Casseta, diz o site, acaba, e seus integrantes serão aproveitados individualmente, já que contratados da Globo.
Essa nossa Globo mais parece uma usina de produção de açúcar: esmaga a cana até virar bagaço e depois... Bem , na Usina o bagaço é reutilizado, vira melaço, artesanato e o esquimbau. Já na televisão são outros quinhentos.
Didi sem programa em 2013. Talvez os Maias tenham razão e tudo acaba em dezembro de 2012. A Globo só antecipou o aviso do que vem por aí.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
Anemia
O advogado do deputado Roberto Jefferson, delator do Mensalão, informa que não gostou dos 7 anos de prisão, acompanhados de uma multa de 700 mil e quebrados, impostos ao seu cliente no julgamento efetuado pelo Supremo Tribunal Federal.
E alardeia aos doze ventos que vai embargar a decisão, cimentado no que diz a Constituição Federal, ou seja , que os parlamentares são imunes, cível e criminalmente, pelo conteúdo dos seus votos.
Logo, segundo o advogado, Jefferson deve ser absolvido, já que não poderia ser condenado pelos votos que proferiu no Congresso Nacional.
O argumento é anêmico, e qualquer estudante de direito sabe disso.
A inviolabilidade do parlamentar lhe é concedida pela Constituição Federal para que possa exercer o mandato com independência, sem temores cíveis e criminais que venham a amordaçá-lo na hora de subir à tribuna e defender os interesses do povo brasileiro que ali representa.
Mas Jefferson foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Foi condenado pelo ato anterior à pronúncia do voto, quando aceitou negociar, em troca do vil metal, os dizeres que declamaria, posteriormente, na tribuna do Congresso.
Já estava amordaçado e amesquinhado antes de subir à Tribuna, ao receber o dinheiro que nortearia as palavras compradas e jogadas ao vento que soprava à favor do governo, diretamente da tribuna do Congresso.
'
Como parlamentar, é inequívoco, possui imunidade cível e criminal pelo que disser na tribuna. A inviolabilidade aí se localiza. Mas, a negociata que antes direcionou o seu próprio discurso não se encaixa dentro da inviolabilidade prescrita pela Carta Maior do País.
A inviolabilidade protege o parlamentar no exercicio do munus para o qual foi eleito pela sociedade, mas não lhe dá um cheque em braco para fazer o que quiser com tais prerrogativas, fora do exercício do mandato.
E a condenação do delator do Mensalão veio pelo numerário recebido para direcionar os seus votos, num crime de lesa-pátria perpetrado bem antes do parlamentar subir `a tribuna.
A tese da defesa é anêmica e o recurso mera protelação, qualquer estudante de segundo semestre de qualquer faculdade de Direito de qualquer Universidade deste País sabe disso.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
Barrado no baile
Informa a imprensa mundial que Abílio Diniz, o ex-controlador do Grupo Pão de Açúcar, foi barrado em Paris, na porta do Grupo Cassino, novo controlador da rede brasileira, numa reunião para tratar dos destinos do Pão de Açúcar nos próximos 3 anos. A alegação, deselegante e grosseira, foi a falta de convite, e que o brasileiro estaria tentando tumultuar o encontro. Isso é mesmo de amargar, já que Abílio ainda é o presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar.
Amargo é o sabor desse imbróglio em que o brasileiro luta contra o grupo francês para não ser alijado para sempre da condução dos negócios que afetam o Pão de Açúcar.
A doceria criada por seu pai, Valentim, virou o gigante que todo o Brasil conhece. Num dado momento, talvez premido pela necessidade de um aporte mais volumoso de capital para enfrentar compromissos urgentes, Abílio negociou com os franceses uma fatia do capital do gigante brasileiro.
Mas chegou ao ponto de acertar um contrato que passava para os franceses o controle do grupo em julho de 2012.
Talvez a sua assessoria tivesse o seu próprio calendário maia e acreditasse que julho de 2012 jamais chegaria, podendo, dessa forma, negociar a entrega do comando do grupo aos franceses, sem qualquer problema.
É inacreditável que tudo isso tenha ocorrido, com o Grupo Cassino passando a ditar as regras no Pão de Açúcar, a partir de julho de 2012 e chegando ao ponto de barrar a presença de Abílio em uma de suas reuniões, numa grosseria inominável.
Amargo, sem dúvida para a doceria do seu Valentim, ver o Pão de Açúcar em mãos estangeiras, mãos implacáveis, pesadas e duras, que desejam derrubar o brasileiro a qualquer custo.
Inacreditável que tenha ocorrido um ajuste desse teor, negociando o controle da empresa brasileira, por mais premência que existisse, à época, pelo capital francês.
O problema todo foi o calendário maia particular da assessoria de Abílio Diniz. Ele deve ter sido informado pela sua equipe que o mundo acabaria antes da data prevista para a entrega do controle acionário do Grupo aos franceses. E ele acreditou. Do contrário, teria sido convidado para a reunião mencionada, realizada em Paris esta semana, e ainda teria almoçado com os amigos parisienses numa clima de plena cordialidade.
Quem dá murro em ponta de faca sai machucado mesmo.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
Rir nem sempre é o melhor remédio,mas...
O velhinho estava na praia e viu a gata esplendorosa curtindo o sol dentro de uma tanga mínima, o show da vida.
Chegou perto e disparou na lata:
- Posso pegar nos seus peitos? Eu pago cem reais.
-Mas o que é isso, o senhor pensa que eu sou uma dessas, é?
Ele insistiu:
Eu dobro, eu pago duzentos reais. Só uma pegadinha de nada.
Ela coninuou firme e revoltada:
- O senhor é louco, eu não estou à venda, velho tarado!
Ele subiu pra quinhentos reais e nada. No auge da vontade bancou mil reais:
- Eu pago mil reais pra você, minha deusa, só por uma pegadinha, só pra ficar com uma lembrancinha do passado, dos bons tempos, nada mais sério.
- Mil reais? - a gata mudou de posição e sentou na areia.- O senhor paga mil reais só pra dar uma pegadinha de leve nos meus seios?
Ele confirmou. Ela impôs as regras do contrato. Só nos seios e por 30 segundos no máximo.
Dito e combinados o velhinho foi à luta e enquanto pegava nos seios da gata começou a gemer:
- Ai meu Deus, ai meu Deus, ai meu Deus!
Ela não entendeu e perguntou:
- Mas por que o senhor não para de gemer e falar ai meu Deus, ai meu Deus?
E ele:
-Ai meu Deus, onde é que vou arrumar mil reais pra lhe pagar?
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
O Brasil é difícil...
Leio no jornal do fim de semana que a Sorveteria Itália lançou um novo sabor, manga carlotinha, sem leite e qualquer gordura, ideal para os amantes do geladinho e para o calor do verão.
Entro na loja citada. A vendedora, ao ouvir o pedido, parece ver à sua frente um marciano, ou alguém fazendo piada com o seu trabalho duro, num dia em que o resto da humanidade descansa impunemente.
- Manga o quê? - a pergunta sucede ao pedido.
-Carlotinha, repito, a saliva enchendo a boca.
- Manga nós temos, moço, mas com esse nome, não. Ah, e leva gordura também.
Agradeço e sigo minha caminhada. Enxugo a saliva e compro um saco de pipocas pra compensar.
É brincadeira essa Terrinha. Fala sério. A empresa anuncia o produto e o seu vendedor não sabe nem do que se trata.
O Brasil é difícil, mesmo. Querer é uma coisa, chegar lá é outra muito distante.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Wanderley Cardoso
O cantor Wanderely Cardoso, ídolo dos tempos da Jovem Guarda ( "Preste atenção/ você pensa que ama/ acredita que ama, pois seu coração lhe diz.. / o coração/ quase sempre se engana/ e quando ele se engana/ ele faz você feliz...), quem não se lembra da sua bela voz, das suas "disputas" com Jerry Adriani, outro ídolo daquela geração, está internado num hospital da Zona Norte do Rio de Janeiro.
Ele deu entrada desidratado e com convulsões, mas foi medicado e seu estado é estável.
Quem ouviu Wanderley Cardoso cantar nos tempos da Jovem Guarda jamais esquecerá sua bela e romântica voz.
Tudo de bom, Wanderley, e que você se recupere o mais breve possível.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
Macho Camacho
Faleceu hoje, 23.11.2012, o grande pugilista de Porto Rico, Hector "Macho" Camacho, vítima de um tiroteio na porta de um restaurante, na cidade de Bayamon, em Porto Rico. Camacho protagonizou combates lendários contra Oscar de la Roya, Roberto "Mano de Piedra" Duran, Sugar Ray Leonard, entre tantos outros.
Um artista do ringue, sempre usando roupas extravagantes, como índio, policial, bombeiro, entrando no ringue ao som de músicas dançantes, balançando a platéia, Camacho mexia com o público, torcedores seus ou adversários.
Sem muita pegada, tinha grande preparo físico e técnica refinada. Provocava os oponentes durante as lutas que jamais eram mornas ou sonolentas. Hector Macho Camacho era sinônimo de movimentação e combate acirrado.
Foi baleado no rosto, com o tiro entrando pelo ombro e atingindo duas vértebras de sua coluna vertebral.
Lutou mais de noventa vezes, entre 1980 e 2010, e obteve 79 vitórias. Sua última luta foi contra Oscar de La Roya, quando perdeu por pontos, por unanimidade.
Um guerreiro dos ringues derrubado pela violência absurda e disparatada desse mundo em que vivemos.
Tristeza.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
Vergonha
Informa a imprensa de hoje, 23.11.2012 ,que 49 milhões de pessoas passam fome na América Latina. Segundo um documento apresentado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), 8,3% da população da região não ingere a quantidade diária de calorias necessárias para uma vida saudável.
Os países mais afetados pela fome são o Haiti, Guatemala, Paraguai, Bolívia e Nicarágua.
Diz o relatório que o crescimento que as economias dos países tiveram não se traduziu em uma diminuição equivalente nos índices, lembrando que a América Latina e o Caribe ainda mostram níveis de desigualdade muito altos em relação a outras regiões do mundo.
Não deixa de ser uma vergonha. Reconhece-se que as economias dos países fustigados pela fome até cresceram, mas a fome não diminuiu , perpetuando-se, dessa forma, o abandono, a crueldade e a miséria, que todos sabem a tradução: desigualdade de renda, e incorreção na distribuiçao das riquezas, as quais, em suas trajetórias vão ficando pelo caminho, em mãos indevidas, deixando ao desalento mãos pobres, calejadas e vazias, que imploram pelo que têm direito e até hoje não foram devidamente atendidas.
É uma vergonha e um crime contra a humanidade que em pleno século XXI 49 milhões de pessoas passem fome na América Latina.
Valeu!
Abraço!
Rony LIns
Festa pelo título dos outros é assim...
Todo mundo observou o jeitão amuado da Presidente Dilma Roussef na posse do Ministro Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal, ontem, 22.11.2012.
A Presidente sorriu poucas vezes, e mesmo na hora dos cumprimentos ao homenageado o sorriso não saiu.
A situação é compreensível. Mal comparando, é como se um amigo seu, tricolor, convidasse você, botafoguense, pra dar um pulinho com ele na festa de comemoração do título dos tricolores nas Laranjeiras, na noite do título.
Você gosta do amigo, você vai. Vai a reboque, sem pernas pra nada, boca seca, sorriso aguado, dor de cabeça, não achando graça em nada, mas vai e cumpre o seu dever de amigo.
Na posse de ontem, não se tratava de amizade, mas de obrigação cívica. Mas o sorriso era do mesmo tipo, e o gelo do olhar demonstrava a mesma satisfação.
A mesma que você teria na festa de celebração do título pelo time que você não torce.
Dá pra entender e relevar.
Abraço!
Valeu!
Rony Lins
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
Título superior no Mercosul para valer no Brasil
A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que os cursos superiores de especialização oferecidos por instituições de ensino superior no âmbito do Mercosul, devem ser reconhecidos em seus próprios países de origem para serem válidos no Brasil, de acordo com o Decreto n° 5.518/05, que incorporou no ordenamento jurídico brasileiro o Acordo de Admissão de Graus Universitários para o Exercício de Atividades de Nível Superior nos Estados Partes do Mercosul.
A ministra eliana Calmon, relatora do recurso, destacou que ao admitir os títulos acadêmicos expedidos por instituições estrangeiras, o Decreto 5.518/05 exige que os cursos sejam reconhecidos e credenciados em seus países de origem. Para a ministra, no caso dos autos, o reconhecimento do curso argentino que se pretendia validar no Brasil, não era incontroverso nos autos, o que se torna essencial para o exercício dos direitos provenientes do acordo de reconhecimento.
Portanto, no âmbito do Mercosul, decidiu a justiça brasileira, quem concluir curso de especialização nos países que o integram e desejar vêlo reconhecido no Brasil, deve providenciar o seu reconhecimento no País onde foi concluído, pois, do contrário, n"ao poderá se beneficiar do exercício profissional da referida especialização em terras brasileiras.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
terça-feira, 20 de novembro de 2012
Daniel Craig é o 007 que mais faturou...
Daniel Craig, em cartaz com OPERAÇÃO SKYFALL, vai receber um dinheirinho extra para interpretar James Bond em mais dois filmes do famoso agente britânico: 31 milhões de euros, ou seja, na moedinha brasileira, 100 milhões de reais.
Com esse acordo, o ator britânico, de 44 anos, torna-se o 007 mais endinheirado da história do cinema, sendo oportuno dizer que, por essa nota preta, vale a pena passar por aqueles atropelos todos que o rapaz enfrenta ( sempre se dando bem). Craig recebeu 1.9 milhão de euros por seu primeiro filme como James Bond, 007 CASSINO ROYALE, lançado em 2006.
A fila anda,meu amigo, e, às vezes, a sua posição dentro dela fica ainda melhor, pois alguns desistem pelo caminho. O nosso querido Craig, que começou com 1.9 milhão já está recebendo 15 milhões de euros por cada filme.
Na próxima encarnação eu queria voltar como 008. O preço deve subir para 30 milhões de euros por filme nessa época.
A vida no cinema é uma fantasia, é coisa de outro planeta. Será que um camarada desses algum dia parou pra ler a conta de luz e achou que o preço estava meio puxado?
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
Ler, sempre...
O Blog leu e recomenda o último livro do escritor José Eduardo Agualusa, TEORIA GERAL DO ESQUECIMENTO, com lançamento hoje, 20.11.2012, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro.
O livro conta a história de uma mulher que, confrontada com as atrocidades da guerra em Angola, tranca-se durante mais de 20 anos em seu apartamento, junto com seu cachorro, e da janela vê a vida passar , refletindo sobre o mundo à sua volta.
Imperdível.
Boa leitura.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
www.paipoeta.com.br
Parabéns ao pessoal do site www.paipoeta.com.br pela qualidade do trabalho apresentado. Poesia, gastronomia, literatura em geral e várias promoções oferecidas ao público leitor. Continuem na luta e não deixem a peteca cair.
A poesia é uma esperança de que a vida ainda pode melhorar.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
segunda-feira, 19 de novembro de 2012
Contando um conto...
A vida não é o que parece...
Desenganado.
O que começou numa tosse esquisita, o corpo sacudido como trapo velho judiado pelo vento, evoluiu e deu no que deu.
Vieram as dores sem mais nem menos, os suores alagados, dores de cabeça de candidato à vestibular, uma tremura no braço esquerdo que deixou a família em pânico. A fala se engasgou toda e não saía uma frase completa sem esforço de atleta olímpico.
Internado. A terceira vez em três anos, e esta última, sem qualquer dúvida, a pior de todas. Jogado em cima de uma cama, a família em volta, reza pra todo o lado, todos os credos do mundo, ele um esqueleto, uma caveira encomendada Ao lá de cima, algumas lágrimas começando a escorrer entre os mais chegados, a hora se aproximando, agora não tinha jeito, a Malvada viera buscá-lo depois de duas internações anteriores, o corpo expunha os pecados de uma vida inteira, algum cigarro, bastante álcool, as corridas de cavalos, bastante dinheiro jogado fora, mas a família em tudo e por tudo, sempre a luz a guiá-lo para o fim do túnel, a família querida, a razão suprema a justificar uma vida inteira, uma existência como a de qualquer um de nós, louca e sem sentido nenhum.
Ele percebeu que a coisa era grave e resolveu tirar o fardo dos ombros. Aquilo doía muito e o peso era insuportável. Esperava um momento propício há muitos anos pra jogar na cara da esposa o fato nojento, a traição inacreditável, a maldade imerecida.
Pediu que o quarto ficasse vazio, aumentando, de forma inesperada, o tamanho físico da esposa, debruçada na cama, uma sombra negra sobre o seu sofrimento. Quase desistiu. Mas, necessitava fazer essa confissão só a ela, a gigante que o suportara uma vida inteira.
Soltou na lata.
- Sabe a Alice?
- Alice? - a esposa sabia quem era mas tentou não entender.
- É, a Alice, sua melhor amiga. A nossa Alice.
- Nossa? - a esposa pressentiu algo de errado no ar, aquela possessão, no que condizia com a amiga Alice, soava deslocada e fora de prumo.
-É,Alicinha, mulher do Maurício, mãe do Pablo e da Carolina...
Essa descrição da família inteira não estava programada e tornava as coisas verdadeiramente insuportáveis.
- Ah, sei, ela saiu tarde daqui, ontem.
Tomou forças emprestadas junto à morte futura e mandou ver:
- Eu tenho um caso com ela há mais de dez anos.
-Caso? - a esposa parecia grogue com o golpe na ponta do queixo.
-
E, caso de cama e motel. Nós transamos há mais de dez anos. Eu não aguentava mais lhe enganar, Tereza, precisava tirar esse peso dos ombros antes de partir, esse piano em cima das costas, eu não aguentava mais. Perdão pelo caso e perdão pelo momento em que eu estou me abrindo com você...
Ela emudeceu e deixou o quarto. Ele se preparou para a longa viagem, aliviado com a pérfida sinceridade, satisfeito, apesar de moribundo, como a propria coragem.
No dia seguinte o quadro mudou. Como se tivesse relação direta com a confissão, com o alívio experimentado, seu quadro de saúde melhorou em razâo inversa ao humor de sua mulher.
Sem que os médicos entendessem o porquê, ele foi saindo do pior para o melhor e sua mulher nâo parecia satisfeita com isso, toda a família já percebera. Foi se alimentando melhor, encorpando, secaram os suores e as dores diminuiram muito. Dois dias depois já caminhava no quarto, apesar de cabisbaixo e meio sem graça, como se envergonhado da própria melhora depois do susto gigantesco que dera na família.
A mulher monossilábica, acompanhou e ajudou na reta final da sua salvação. Os médicos diseram que milagres ocorrem, e o seu caso era digno de uma tese em congresso de medicina.
Ele e a mulher gelados como picolés, colocados lado a lado em geladeira de padaria.
Escapou pela terceira vez.
Chegaram em casa e a mulher ordenou que arrumasse suas tralhas e saísse de casa. Para os filhos veio aquele papo de uma viagem adiada e que agora seria possível fazer, um agradecimento à Nossa Senhora da Aparecida. Todos estranharam a ausência da mãe.
Arrumou-se numa pensão barata, café da manhã com pão borrachudo e margarina.
Solidâo total, nem a televisão foi ligada. Com uma semana desabou sobre a cama velha com dores no peito que não estavam de brincadeira.
Foi achado morto num quarto de pensão, uma semana depois de deixar o hospital recuperado como um milagre da ciência.
Os filhos, até hoje, culpam o mau humor da mãe pelo episódio.
Abraço!
Valeu!
Rony Lins
quarta-feira, 14 de novembro de 2012
Será?
Informa a imprensa de hoje, 14.11.2012, que o escritor peruano Mário Vargas Llosa, vencedor do Nobel de Literatura de 2010, disse não acreditar na aposentadoria anunciado pelo seu colega americano Philip Roth, que,assim, abandonaria para sempre a literatura.
"Não creio. Ele é bom demais, e já se dedicou demais à literatura", disse Llosa, durante uma coletiva de imprensa em Nova York. "Muitas vezes, escritores dizem que vão parar, mas não podemos acreditar neles. Roh continuará produzindo bons romances", completou.
Concordo com o peruano. Apesar do cansaço e do enfado trazidos à tona por Philip Roth, e com isso justificando a completa falta de motivação para continuar escrevendo, a aposentadoria não deve acontecer.
Escritor só larga o seu ofício quando morre. A própria respiração serve de tema para algumas linhas.
Sentado num café, aquele espresso italiano no ponto, um guardanapo branco `sua frente, uma bela mulher que passa rumo ao trabalho, um cachorro sem dono pelas ruas, a raça humana que ziguezagueia perdida pelas ruas, entregues aos projetos loucos de dinheiro e sucesso, um mendigo sem banho, café, almoço e jantar, uma truculência policial do outro lado da rua.
Em dois minutos, o guardanapo perde a sua brancura inicial e fica preto, repleto de vários garranchos que registram alguma idéia nova, provavelmente um futuro estouro de vendas nas livrarias dentro de pouco tempo.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
É bom aprender..
Véspera de feriado, chuva nas previsões, um bom livro é sempre um amigo querido. Karen Armstrong, no seu "12 PASSOS PARA UMA VIDA DE COMPAIXÃO", ensina que:
"Muitas vezes invejamos quem aparentemente tem tudo na vida. Mas até as pessoas mais afortunadas vão deparar com a morte, a doença, a possibilidade de uma velhice debilitante e humilhante. Sabemos que nada é para sempre; tudo é transitório, até mesmo nossas alegrias mais intensas. É por isso que os budistas alertam: " A existência é sofrimento (dukkha)" - ou numa tradução melhor " A existência é errônea". Em quase toda situação há algo errado, incompleto ou insatisfatório. Se arrumo um emprego maravilhoso, os outros candidatos ficam frustrados. A linda saia que acabei de comprar pode ter sido feita numa oficina com péssimas condições de trabalho. No espaço de um único dia, uma infinidade de pequenas decepções, rejeições, frustrações e falhas pode nos abater por alguns momentos. Estamos sujeitos a males físicos, preocupação com a saúde, fadiga. "Dor, aflição e desespero são dukkha", Buda explicou. "Sermos obrigados a nos aproximar do que odiamos é sofrimento; sermos separados do que amamos é sofrimento; não obtermos o que queremos é sofrimento.TOMAR CONSCIÊNCIA DESSES PEQUENOS DESCONFORTOS E DA REALIDADE DE NOSSO PRÓPRIO DUKKHA É UM PASSO ESSENCIAL RUMO À ILUMINAÇÃO E À COMAPAIXÃO."
Tentar sempre obter os fragmentos possíveis da iluminação e dotar-se sempre, no relacionamento consigo próprio e com os outros, da necessária e fundamental compaixão, são passos que pavimentam a estrada, permitindo um número menor de tropeços e, quem sabe, um sorriso no caminho cercado de árvores carregadas de frutos e produtoras de sombras, permitindo, também, que possamos escutar os próprios passos condutores do nosso destino.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
terça-feira, 13 de novembro de 2012
PCAC
Chove em Copacabana e a cidade parece triste. Detenho minha caminhada ao ver um grupo reunido em torno de um cão simpático, de porte médio, branquinho, com manchas cor de caramelo. O olhar dele é melancólico e asustado ao mesmo tempo, parece concordar com a tristeza do dia em que foi abandonado.
Todos se mostram condoídos e revoltados com o ato covarde e cruel dos antigos donos. São bandidos invisíveis que sempre fogem antes do calor humano chegar. É difícil pegá-los e a própria polícia também não se interessa (será que os delegados têm cachorros em casa?), eis que se trata de uma ligeira infração prevista na lei com detenção de 3 meses a 1 ano . Mas, de ligeiro não tem nada o crime ora sob comento. O dano que causa é devastador, pela crueldade, frieza, calculismo inacreditável e sem qualquer chance de defesa por parte do abandonado. É quase um homicídio triplamente qualificado.
E eis que o grupo discute a melhor solução para que o cachorrinho não fique na rua, e penso em levá-lo comigo, um bom banho no pet, e depois pensar o que fazer na vida dele e na minha.
De repente, ele se levanta e sai trotando, eu saio atrás e tento alcançá-lo. A chuva aperta, estamos os dois ensopados, a vontade de urinar surge do nada e deixa minha bexiga no limite, como aliada dos bandidos que abandonaram o cãozinho. Continuo na pista, chego perto , tento pará-lo , ele não me obedece, é claro, preciso urinar, pena de pagar um mico tentando ajudar um cachorro. Entro na padaria , tiro aquele peso do corpo e volto à pista, mas nem sinal dele.
Procuro pra lá e pra cá e nem sinal dele.
Fico pensando mil coisas, a fome desaparece, e o almoço vai pras cucuias.
Penso, também, na reforma do Código Penal que institui a pena de 4 anos de cadeia para esses bandidos que abandonam seus cães na via pública. Esses membros do PCAC, PRIMEIRO COMANDO DE ABANDONO DE CACHORROS, marginais que precisam ser punidos com rigor, vão ter que pensar 3 vezes antes de praticarem suas maldades inomináveis.
O Código Penal vem aí, tentando proteger nossos animais indefesos. E vem tarde , pelo que a gente sabe, pois não é de hoje que tais atrocidades ocorrem nas grandes cidades brasileiras.
Cadeia é o lugar de quem abandona um cão indefeso no meio da rua.
Rezo pelo branquinho que me escapou entre os dedos, culpa de uma bexiga gasta e inoportuna que resolveu incomodar na hora menos apropriada. Rezo para que alguém tenha colocado a mão de Deus sobre a sua cabeça e que ele esteja passando bem.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
Morte no Facebook
Heróis não têm idade, o título do Blog é sugestivo. Mas, doidos e infratores, vontades cruéis e mal trabalhadas também não têm.
Na Holanda, um casal de adolescentes se desentendeu com outra menina, todos na faixa dos 16 anos. Trocaram insultos pelo Facebook, alguns de cunho sexual, e não conseguiram chegar a um acordo.
O casal contratou, pelo Facebok, um pré-adolescente de 14 anos, pela módica quantia de 100 euros, para que a rival fosse assassinada.
E assim foi feito. O louco 14 anos esfaqueou a menina e o pai dela, que veio em socorro da filha, matando os dois.
O casal pegou dois anos num reformatório e depois, já maior de idade, ficará 3 anos numa penitenciária. O barra pesada de 14 anos, devido à sua pouca idade e à lei holandesa, ficará 1 ano internado numa unidade destinada a menores infratores.
É, primeiro mundo às vezes desanda, e dá uma de terceiro. Mas, mesmo assim, a coisa tem o seu requinte, pois a encomenda é feita pelo Facebook, e não por meio daquelas cartinhas fajutas cheias de erro de ortografia que a gente vê por aqui.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Esse cara sou eu...
Leio a notícia e absorvo, resignado, a culpa que não é de segundos , terceiros ou quartos. A culpa é do primeiro, ou seja, é minha mesmo, sem direito ao consolo em ombro amigo, já que nos tempos atuais, de alta tecnologia e velocidade, não há ombro que perca tempo servindo de apoio ao sofrimento merecido de quem quer que seja. Leio a notícia, para mim inacreditável:
"Cariocas aderem ao aplicativo para celular que concentra em uma rede social fotos dos pratos tiradas pelos próprios clientes nos restaurantes.
E mais.
Os pratos chegam à mesa, mas a refeição demora um pouco para começar. Antes de pegar os talheres, o cliente saca o celular, fotografa cada pedido e, em seguida, posta os registros na internet - pouco importa que a comida esfrie. Ao deparar com essa cena em algum restaurante carioca, não estranhe: trata-se de uma prova de que o Foodspotting chegou ao Rio. Voltado para quem gosta de fotografia e gastronomia, o aplicativo serve de atalho para uma rede social cujo objetivo é compartilhar os itens de cardápios.
Lançada nos Estados Unidos em 2010 e apta a rodar em Iphone, Android e Windows Phone, a ferramenta reúne 3,5 milhões de usuários no mundo, com mais de 2,5 milhões de pratos retratados. O Brasil, por sua vez, está entre os dez países de maior atividade no Foodspotting, com São Paulo na primeira posição e o Rio na segunda.
Alguns dos aplicativos de maior sucesso no mundo, como o Instagram, prosperaram porque têm foco em um único objetivo, afirma, por e-mail, a americana Alexa Andrzejewski, que aos 28 anos é uma das idealizadoras do programa e CEO da empresa. "Por isso tivemos a idéia de nos concentrar apenas em localização e compartilhamento de pratos, aproveitando o que há de mais funcional em outras ferramentas.
Desenvolvido no mais importante polo de tecnologia do planeta, o Vale do Silício, na Califórnia, o Foodspotting já totalizava 1 milhão de downloads no iTunes antes mesmo de completar um ano de funcionamento."
Com todo o respeito pelo Vale do Silício, templo sagrado dos deuses da tecnologia da informação, berço das maiores cabeças que projetam todas as horas de todos os dias novos aplicativos que mudarão nossas vidas, com todo o respeito, repito, a última coisa que eu faria ao iniciar um jantar com a gata sonhada, um vinho planejado e estudado à minha frente, os pratos pedidos, e as entradas, aquelas comidinhas que abrem a imaginação do casal, a última coisa que eu faria no mundo seria puxar um celular para fotografar o meu prato e o dela. E a penúltima coisa a pensar numa bela refeição com a gata dos sonhos seria a localização e o compartilhamento dos pratos.
Perdão, talvez eu seja um troglodita que só pensa em comer e esqueça os benfícios proporcionados pela tecnologia, até em momentos como esse, do jantar com a gata dos sonhos.
Eu sou um troglodita tecnológico, então. E ao me deparar com tais detalhes, a foto e o compartilhamento de uma refeição, reconheço que estou perdido, sem eira nem beira, num mundo meio gelado, varrido de cabo a rabo pela tecnologia de ponta.
Agora, num jantar sonhado, você baixa um aplicativo e em vez de olhar nos olhos dela, você fotografa, localiza e compartilha o prato que você vai degustar em seguida, ou seja, mergulha de garfo e faca no Foodspotting.
Olho no celular e no prato, troca de informações com o mundo todo sobre o peixe com molho de maracujá na mesa `a sua frente.
Eu sou de outro tempo. Eu prefiro degustar o vinho e trocar com ela, apenas com ela, sussurros dengosos sobre o sabor de tudo, sobre o rumo do nosso próprio caso.
Eu jamais utilizarei um aplicativo como esse, com todo respeito pelo Vale do Silício. E sinto que o preço a pagar por essa ousadia é enorme e doloroso. A solidão é implacável e a tecnologia embota os sentimentos à minha volta. Falar com quem e sobre o quê?
Todos de olho nas telinhas e celulares, digitando desesperados compromissos que caberiam na agenda de depois de amanhã.
Dancei e fiquei pelo caminho.
Mas no meu jantar só tenho olhos para o bom vinho e degusto o prato sem pensar em compartilhamento instantâneo. A tecnologia ficou de fora e a segurança do restaurante tem ordens expressas de barrar a sua entrada.
Por um tempinho de nada, na mesa, no momento sagrado da refeição, eu quero os celulares , Ipads e Notes, desligados, e olhos nos olhos de quem eu estou tentando conhecer. E dizer pra ela com todo carinho: sabe quem escolheu esse prato pra você? Esse cara sou eu...
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
Bolívar, do Inter e Sêneca, de Roma
Leio na imprensa especializada e fico impressionado com a banalidade do cotidiano que enrola nossas existências, vidas valorizadas ou dispensadas num simples estalar de dedos. Leiam:
"Capitão na conquista da Copa Libertadores de 2010, o zagueiro Bolívar aparece no topo da lista de dispensa do Internacional para 2013. Ele já acertou sua saída com a diretoria. Bolívar não será o único a deixar o time gaúcho, que decepcionou no Brasileio, tendo em conta o custo do elenco. Os laterais Nei e Kléber também estáo na lista de dispensa. O goleiro Renan também não deve estar no clube em 2013. Até os meias argentinos D'Alessandro e Bolatti têm futuro incerto no Inter."
Santa Maria Padroeira dos Gramados, quem viu em 2010 o capitão Bolívar erguendo a taça de campeão da Libertadores, com seu filhinho no colo, o xerife do Inter, um zagueiráo supercotado entre os torcedores do time gaúcho, e agora, dois anos depois , vai encontrá-lo encabeçando a lista de dispensa preparada pelo clube, só pode achar que a vida é uma pida de mau gosto. E uma lista que tem Kléber, um senhor lateral-esquerdo e que pode até incluir D'Alessandro, até meia hora atrás um dos grandes talentos do Internacional. É inacreditável, e a boca não fecha, aberta que está pelo assombro causado pela roda da fortuna.
Hoje um craque amado pela torcida de um grande clube, amanhã um nome engordando uma injusta lista de dispensa.
Bolívar pode ter um amigo de peso neste momento difícil, e talvez, imerecido, que atravessa, ao ser incluído na lista de dispensados. Sêneca, aquele de Roma, já dizia que não devemos aspirar ao cimo, não devemos invejar os que estão no alto, pois é ali mesmo que a fortna se esmera na perfídia: os que ela eleva hoje serão por ela rebaixados amanhã. E ele ensinava que a figura clássica da fortuna se apresenta com a cornucópia de bens inesperados que se transformam em inesperadas desgraças; a roda que gira sem cessar, abaixando os que estão no alto e elevando os que estão embaixo para logo rebaixá-los também. A ela Sêneca contrapõe a virtude, o sábio, cuja fé em si mesmo é tão grande que ele não hesita em se dirigir ao encontro da fortuna, diante da qual jamais cederá.
Sapiência, pois , Bolivar e companhia, e enfrentem a fortuna com a fé em vocês mesmos, como dizia o grande Sêneca, que apesar de nunca ter torcido para o Inter, já previa, àquela época, a sacanagem da tal lista de dispensa.
Um dia capitão do time campeão da Libertadores da América, e dois anos depois encabeçando uma lista de dispensados pelo clube.
A roda da fortuna não para de girar e sacaneia os homens sem parar. Quem não se esquecer disso, sobreviverá.
Felicidades, Bolívar e cia. E um grande beijo no seu filho muito lindo.
Abraço!
Valeu!
Rony Lins
domingo, 11 de novembro de 2012
Em Brasília tudo acaba em pizza
Pizzaria de Brasília ganha selo de autenticidade napolitano.
A Baco Pizzaria, de Brasília, junta-se à Speranza e à Braz, de São Paulo, no time das pizzas com selo de autenticidade conferido pela Associazone Verace Pizza Napoletana, da Itália. De Nápoles, é claro. Especificação da farinha, dos tipos de tomates, da quantidade de fermento, da temperatura do forno ( 485 graus, por entre 60 e 90 segundos) e do modo como é batida e trabalhada a massa. Para ganhar o aval da AVPN, esses requisitos, entre outros, têm de ser preenchidos.
Tudo pela manutenção e defesa da tradição da redonda italiana, reinventada pelo mundo. A Baco vai receber o selo da agremiação em São Paulo.
Não tem jeito, já é uma tradição, que além de napolitana, é também brasileira.
Em Brasília (DF) tudo acaba em pizza. E agora com selo napolitano de reconhecimento.
Abraço!
Valeu!
Rony Lins
Assinar:
Postagens (Atom)
MARACANAZO E A COR DA PELE
Dia 16 de julho agora, é, 16 de julho de 2020, o MARACANAZO completou 70 anos, ou seja, em 16 de julho de 1950 o Brasil perdeu, e...
