Você sabia que a coruja acorda por volta das 18:30m e passa 12 horas caçando? Uma família de 4 ou 5 delas (um casal e seus filhotes) consome até mil ratos em 3 meses.
Até o início da Idade Média, na Grécia, as corujas estavam coma bola toda. A ave era associada à deusa Atena que, segundo a mitologia, nasceu da cabeça de Zeus. Por isso, era vista também como um símbolo de sabedoria. Era um animal bem aceito pela população - conta Marcos Caldas, profesor de História Antiga da UFF. - Havia até um ditado, algo como "quer dizer que você vai levar mais uma coruja a Atenas? Significa chover no molhado; era porque havia tantas dessas aves na cidade que não seria necessário ter mais uma.
A coruja aparecia , inclusive, no dracma, a moeda grega que permaneceu em circulação até a entrada do país na zona do euro em 2001 Sua popularidade, ironicamente, teria sido o motivo que a condenou ao estranhamento com que lida até hoje. Em seu culto, os gregos não diferenciavam as formas humana e animal. Ambas mereciam veneração. Por isso, a coruja passou a ser associada, na Idade Média, ao paganismo, algo condenado pelo novo sistema - explica."
Informações do Suplemento Planeta Terra do Jornal O Globo de 6.11.2011.
Sei não, eu fico com os gregos, e, ainda mais, com o Harry Potter. Aquela corujinha branca, aquela Edwiges é tudo de bom. Já pensou , sair por aí, num domingo de sol, com uma Edwiges pendurada no seu ombro? O pessoal ia ajoelhar pensando que São Francisco resolveu voltar e dar uma forcinha para os bichinhos tão maltratados neste nossso Planeta.
Valeu!
Abraço!
Rony Lins
Nenhum comentário:
Postar um comentário