Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Infortúnio

Deu na impresna de hoje, 7.12.2011:

"DEPÓSITO BANCÁRIO DERRUBA HAVELANGE

O dia era 3 demarço de 1977. Funcionários  do setor de contabilidade da Fifa foram supreendidos pelo depósito de US$ 1,5 milhão (R$ 2,6 milhões na cotação de ontem) na conta da entidade. O dinheiro vinha da ISL, empresa que vendia os direitos de TV da Copa do Mundo. Funcionários não entenderam a transação, pois não havia razão para tal, e chamaram o chefe da divisão de finanças. Após analisar a situação, o parecer: não sabia do que se tratava.

Naquele mesmo dia, uma reunião foi convocada com a presença do então secretário-geral da entidade, Joseph Blatter, hoje presidente. O cartola suiço ordenou que os funcionários da Fifa transferissem o dinheiro para a conta pessoal de seu chefe, o brasileiro João Havelange, sob o nome de Renford Investments. O caso, aparentemente, estava resolvido. Mas a informação sorbre a propina já havia sido vazada.

Esse erro da ISL, ao fazer o depósito abriu brecha para o vazamento de informações sobre o esquema de pagamento de propinas que, neste fim de semana, derrubou Havelange de seus 48 anos de mandato no Comitê Olímpico Internacional (COI).

....................................

O ESTADO apurou que a decisão de Havelange de renunciar ao  COI foi tomada  porque o Comitê de Ética da entidade  concluiu que o esquema era suficiente para justificar sua expulsão. Havelange se recusou a passar por  essa situação."

É impressionante, de deixar boquiaberto quem já viu de tudo. A pessoa super endinheirada, de idade avançada, fase da vida na qual o dinheiro já não proporciona tantos prazeres assim, se deixa tentar pelas verdinhas inebriantes  e entra num esquema de propina que não tem volta. E joga pelo ralo a sua posição no Comitê Olímpico Internacional (COI) onde representa o seu proprio  País. É impressionante, repita-se, o poder da moeda e os estragos que produz no seu distribuir pelo mundo afora.

Pior do que não ter dinheiro, é o infortúnio da renúncia  ao cargo de renome mundial, porque faltam forças e justificativas que mantenham a pessoa na tribuna , com a fala firme  e olhos de frente para os seus pares. Essa é uma tragédia grega...


Valeu!

Abraço!

Rony Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARACANAZO E A COR DA PELE

Dia 16 de julho agora, é, 16 de julho de 2020, o MARACANAZO completou 70 anos, ou seja, em 16 de julho de 1950 o Brasil perdeu, e...