Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Medicina também é cultura...

Do famoso médico, neurocientista e professor de medicina da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos e da Universidade de Lyon, na França,  DAVID SERVAN-SCHREIBER, falecido em julho de 2011,  no seu livro  PODEMOS DIZER ADEUS MAIS DE UMA VEZ :

"O livro  ANTICÂNCER terminava com a confissão de que eu não sabia quanto tempo ainda viveria. Mas que, seja lá o que acontecesse, eu teria sido feliz por ter escolhido esse caminho que consiste em cultivar ao máximo todas as dimensões de minha saúde, pois essa escolha me permite já ter vivido uma vida bem mais feliz. Hoje reitero aquela afirmação: é preciso alimentar a saúde, alimentar o equilíbrio psíquico, alimentar as relações com os outros, alimentar o planeta em torno de nós. É o conjunto desses esforços que contribui para nos proteger, individual e coletivamente do câncer, ainda que nunca obtenhamos uma garantia de 100%.

......................

À luz de minha dura experiência, sou tentado a enfatizar pricipalmente a absoluta necessidade de encontrar serenidade interior e de preservá-la, em especial com a ajuda de meditação, exercícios de coerência cardíaca e, sobretudo, um equilíbrio de vida que reduza o máximo possível as fontes de estresse. Em segundo lugar, coloco a atividade física, cuja importância nunca será suficientemente enfatizada. No mesmo nível está a  alimentação, cujo papel tenho a felicidade de ver agora reconhecido, inclusive por alguns oncologistas que de início contestaram minha mensagem na época da publicação de ANTICÂNCER".

O livro PODEMOS DIZER ADEUS MAIS DE UMA VEZ é precioso e você lê de uma assentada, na tarde sonolenta do primeiro dia do ano, por exemplo.

Boa leitura e feliz Ano Novo!

Valeu!

Abraço!

Rony Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARACANAZO E A COR DA PELE

Dia 16 de julho agora, é, 16 de julho de 2020, o MARACANAZO completou 70 anos, ou seja, em 16 de julho de 1950 o Brasil perdeu, e...