Pesquisar este blog
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
DONA JANE E O TATU
Leio a notícia e faço a ligação imediata com uma amiga muito querida, sem qualquer conotação cronológica em tal lembrança:
"ACHADO FÓSSIL DE TATU GIGANTE
Houve um tempo em que o tatu, em vez dos atuais 30 centímetros, media 2,5 metros. Em que, em vez de 3 quilos, pesava 80. Esse antepassado de proporções generosas VIVEU NO TOCANTINS NO FIM DA ERA DO GELO, ENTRE 15 MIL E 20 MIL ANOS ATRÁS. Os fósseis do crânio e das placas que revestem seu corpo foram descobertos nas últimas semanas em uma caverna daquele estado por pesquisadores de diversas universidades, capitaneados por Leonardo Ávilla, do Laboratório de Mastozoologia da Unirio.
.....................................
Os fósseis do tatu gigante, que seria do gênero Pampatherim (a besta dos pampas), FORAM ENCONTRADOS EM UMA CAVERNA NO SUDESTE DO TOCANTINS. A ESPÉCIE TERIA EXISTIDO NO FIM DA ERA DO GELO, ENTRE 15 MIL E 20 MIL ANOS ATRÁS. Para fugir de seus predadores - onças e ursos, principalmente - , corria a até 30 km/h."
Grande " TOCANTA", sempre surpreendendo positivamente os seus admiradores. E lembrei da amiga Jane Ata quando li a procedência desse tatu gigante, o nosso querido Estado do Tocantins. Depois da querida Jane, dona de um vozeirão cultivado lá em Araguaína, e que encanta uma galera fiel na Capital Federal com seus graves e agudos na porção certa, muito parecidos com os da Amy Winehouse, surge o tatu gigante, descoberto pelos cientistas, e que viveu em Aurora do Tocantins, com seus 2,5 metros e peso de 80 quilos. É Tocantins revelando ao mundo seus artistas e suas descobertas científicas.
Agora, não resta mais qualquer dúvida. Quando a amiga desaparecer do nosso convívio, eu já sei onde encontrá-la. É só fazer a perguntinha básica: onde tá tu Jane?
E eu sei que tu estás em Araguarina, Palmas ou Aurora do Tocantins, pois já andaste passeando por lá há 20 mil anos atrás!
Isso é bonitooooooooo!
Valeu grande Tocantins!
Abraço!
Rony Lins
Assinar:
Postar comentários (Atom)
MARACANAZO E A COR DA PELE
Dia 16 de julho agora, é, 16 de julho de 2020, o MARACANAZO completou 70 anos, ou seja, em 16 de julho de 1950 o Brasil perdeu, e...

Nenhum comentário:
Postar um comentário