Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Esquisito...



Leio na  imprensa de hoje, 24.5.2012:

"Adib Jatene coloca stent após enfarte

O cirurugião Adib Jatene, de 82 anos, ex-Ministro da Saúde e um dos mais renomados cardiologistas do País, sofreu um pequeno enfarte na manhã de ontem e teve de colocar um stent( tipo de mola flexível que desobstrui os vasos) no peito.

O médico, que é diretor do Hospital do Coração (HCor), sentiu dores no peito e foi para o hospital, onde um exame de cateterismo constatou o problema.

Internado na Unidade Coronariana, ele está consciente. O próprio Jatene pediu que o hospital divulgasse um boletim médico sobre o caso. Segundo o boletim, não há previsáo de alta..."


Tal tipo de notícia produz um pequeno frio na espinha e uma incredulidade espantada por parte de quem a lê. Os médicos são nossos anjos da guarda, as asas provavelmente escondidas dentro do paletó branco obrigatório que usam pelos corredores dos hositais. Fazem parte de uma estirpe de gladiadores, aos nossos olhos, invencíveis, e raramente paramos para pensar que eles, também , como nós, simples mortais, podem possuir problemas no escudo de carne que os envolve.

Eles também pegam gripe, distendem uma coxa, têm contas pra pagar, se preocupam com os filhos, passeiam com os cachorros e gostam de futebol e cinema, com direito a saquinho de pipoca, suba ou não, nesse deleite, a pressão arterial.

Mas nós não pensamos muito nesse lado da existência. E corrremos para os nossos médicos, para as nossas muletas e o nosso apoio, físico e mental, tão utilizados nos embates da vida árdua que muitas vezes levamos.

Aí você lê que o Dr. Jatene , um dos maiores cardiologistas do País, teve um problema no coração. O sentimento é de medo e orfandade, de ficar desprotegido e ao alcance do perigo de uma hora pra outra...Se até o Dr.Jatene....  Eu entáo, meu amigo, já fuiiiiiiiii...

O Dr. Jatene com probleminha no coração é salva-vidas se afogando na praia, é polícia pedindo ajuda pra pegar um batedor de carteiras, é meu pai me perguntando se ele deve se separar da minha mãe, é minha mulher me trocando por outra mulher. Parece o pior dos mundos, porque ,de repente, a vulnerabilidade do ser humano  bate à sua porta, e a ordem do universo se inverteu, nada batendo com nada, certeza nenhuma ficando de pé, o mundo não tem mesmo  sentido, como diziam os Antigos.  E tudo porque o Dr. Jatene se internou para colocar um stent, porque a notícia trouxe de volta a nossa finitude de ser humano.

Mas não há de ser nada, e logo logo o nosso grande cardiologista estará de volta consertando corações do mundo inteiro. E isso conforta e apazigua.

Aproveitemos, pois o dia de hoje, que tem o Santos de Neymar contra o futebol argentino. E lembremos sempre que, quando deixarmos de apreciar essas coisas simples e boas da vida, como um belo jogo de futebol, aí sim, chegou a hora de correr para os braços do anjo aparentemente sem asas, porque se elas fossem abertas como deveriam, ninguém conseguiria andar  pelos hospitais.

Saúde, Dr. Jatene, e que Deus o proteja!

Valeu!


Abraço!

Rony Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARACANAZO E A COR DA PELE

Dia 16 de julho agora, é, 16 de julho de 2020, o MARACANAZO completou 70 anos, ou seja, em 16 de julho de 1950 o Brasil perdeu, e...