Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de maio de 2012

Polícia para quem precisa de...



Pesquisa cruel  publicada no Estadão de hoje, 15.5.2012:

"Quanto mais pobre, menos o brasileiro confia na polícia


Quanto mais pobre menos o brasileiro confia na polícia. Esse é o resultado de uma pesquisa nacional feita  pela Fundação Getúlio Vargas no primeiro trimestre. O levantamento aponta que 77% das pessoas que ganham até dois salários mínimos não acreditam nas forças policiais. Vivem nessa faixa de renda 46,3% dos brasileiros. No geral, três em cada cinco pessoas não confiam.

A pesquisa foi feita com 1.550 pessoas, em seis Estados e no Distrito Federal. O índice de confiança aumenta conforme a renda do entrevistado. Entre os mais ricos, aqueles  que ganham mais de 12 salários mínimos, 59% não acreditam na polícia.


Especialista em  segurança pública, o coronel da reserva José Vicente da Silva vê uma série de fatores que contribuem para essa má avaliação da polícia. "O Brasil é um país muito violento, a qualidade dos serviços policiais é deficiente, o índice de esclarecimentos de homicídios é baixíssimo, de 8%, as prisões são currais de criminosos e os crimes são extremamente explorados na televisão."

A confiança provém, de igual forma, do relacionamento entre os agentes públicos e a comunidade. Treinamento e educação de ambos os lados contribuiriam, em muito,  para aumentar a confiança da população na sua polícia.

Gentileza gera gentileza. Povo educado é menos propenso a se envolver coma polícia, e polícia melhor treinada sabe como conduzir os entreveros que explodem, sem aviso, dentro do dia a dia social. Desse relacionamento melhor qualificado nascerá, quem sabe, a tão almejada confiança na polícia.


Valeu!

Abraço!

Rony Lins








Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARACANAZO E A COR DA PELE

Dia 16 de julho agora, é, 16 de julho de 2020, o MARACANAZO completou 70 anos, ou seja, em 16 de julho de 1950 o Brasil perdeu, e...